5 dicas para o teclado do iPhone

5 dicas para o teclado do iPhone

SHARE
, / 0

O teclado do iPhone é usado em mais de 50% do tempo em que estamos com ele nas mãos. Emails, notas, mensagens, busca na internet e outras coisas utilizam o teclado do iPhone em sua essência. Por isso resolvemos dar 5 dicas para você usar com mais agilidade o teclado do seu iPhone.

Essas dicas irão ajudar a você a digitar coisas mais rápidamente e com menos erros. São algumas agilidades importantes para quem usa muito o smartphone da Apple. Recomendo você também ler esse nosso artigo, onde ensinamos muitas coisas sobre como usar o teclado do iPhone.

1 – Crie atalhos para digitar

Essa dica vale um artigo separado, pois é de grande valia, mas vou falar rapidamente sobre ela. Você sabia que você pode digitar uma frase inteira com 3 letras no teclado do iPhone? É simples, é só criar um atalho para ela. Vamos ao exemplo, imagine que você quer escrever rápidamente para seu amigo – Já te ligo, estou dirigindo! – Até terminar essa frase, você já bateu o carro :-p! Mas se envés disso, você digitar  - jtd – acho que da pra fazer isso esperando um sinal abrir não?

O atalho faz exatamente isso, você configura o iPhone para reconhecer que quando você digitar isso, você quer dizer aquilo, simples assim. Para fazer isso vá em Ajustes > Geral > Teclado > Adicionar novo atalho. Irá aparecer 2 campos, Frase e Atalho. Onde está frase você digitar a frase que você quer que apareça, e em Atalho você escreve o que você vai digitar para ele aparecer.

criando atalho no teclado do iphone no ios 7

Veja na imagem o que acontece quando você digita o atalho em uma mensagem. Sempre que você digitar isso ele vai sugerir o que você configurou. Não há limites de atalhos, então você pode criar quantos quiser e digitar textos enormes com poucas palavras. Eu por exemplo digitei tudo isso com apenas 26 letras :-p (entendeu a piada?).

É legal que você pode usar também emoticons (emoji) e fazer atalhos para eles também, como :), :(, :p, e muito mais. Teste e use e abuse dessa dica, é muito boa mesmo.

2 – Adicione os emoticons (emoji) ou outros idiomas e use de forma bem fácil

Essa dica também tem em nosso outro artigo, mas achei importante frisar novamente. Originalmente no iPhone, só vem ativado o teclado da língua usada, ou seja o português. Mas você pode adicionar outros teclados (inglês, espanhol) e inclusive um teclado com vários emoticons (emoji). E alternar entre eles também é super fácil.

adicionar teclado iphone ios 7 emoji emoticons ingles

Para adicionar mais teclados vá em Ajustes > Geral > Teclado > Teclados > Adicionar novo Teclado e escolha quais teclados você quer adicionar. O legal é que quando adiciona um teclado, todo o dicionário da língua vem junto, assim o corretor automático corrige erros na ligua usada. Uso muito isso no inglês, pois o teclado corrige se eu digitar alguma coisa errada.

3 – Coloque negrito/itálico/sublinhado no texto dos seus emails

digitando no teclado do iphone negrito, italico, sublinhado

Você pode dar ume leve formatada no texto dos seus emails, podendo colocar palavras em negrito, itálico ou sublinhado. Para isso basta você selecionar a palavra e tocar 1 vez em cima dela, e quando aparecer as opções, é só tocar na seta para o lado até aparecer a opção BIU, toque nela e escolha.

4 – Digite o .com e/ou .br rapidamente no safari (iOS 7)

digitando melhor safari teclado iphone

No iOS 7, a Apple uniu o espaço onde digitamos pesquisa e digitamos a url da página, com isso o botão .com existente no iOS 6 agora ficou oculto. Para que ele apareça é só pressionar o botão do ponto “.” e as opções irão aparecer.

5 – Digite um número no meio da frase de forma rápida

Existe uma maneira de você digitar essa frase – Eu comi 2 pães – de uma maneira muito prática no teclado do seu iPhone. Em vez de digitar o “Eu comi” depois tocar no “123″ no 2 e novamente no “123″ para escrever o “pães”, experimente segurar o “123″ e deslizar o seu dedo até o número desejado e solte depois. Veja que vai voltar para o teclado de letras automaticamente!

Considerações finais

O teclado do iPhone é muito bom, considerado por muitos, o melhor dentre os concorrentes. É certo que ainda tem falhas ou opções interessantes não implementadas (como sugestões de complementação de palavras com existe no Android). O que nos sobra estudá-lo e achar caminhos para agilizar a digitação.

Mais Dicas?

Você tem alguma dica que só você sabe? Fale nos comentários e enriqueça esse artigo. Contamos também com sua colaboração para o crescimento do iPhoneDicas.