Olá Amigos do iPhoneDicas! Vocês estão acostumados a me ver falar de tutoriais, dicas e aplicativos. Hoje o assunto é um pouco diferente, mas nem por isso menos importante, muito pelo contrário.

Só tem uma coisa que você tem mais medo do que deixar seu iPhone cair no chão: deixar seu iPhone cair na água. Fico feliz se isso ainda não aconteceu com você, mas acredite, é muito mais comum do que se possa imaginar. Mesmo cuidando muito bem do seu aparelho, acidentes acontecem, e quando você menos esperar, seu celular cairá na pia do banheiro, aquele seu cunhado bacana vai lhe empurrar na piscina com iPhone e tudo, ou como no meu caso, seu filho de 1 ano e meio vai aproveitar um momento de descuido para jogar seu iPhone no vaso sanitário, e dar risada.

Não entre em pânico!

É, eu sei por experiência própria que é meio impossível cumprir a frase do título, mas tenha calma, suas ações logo após o acidente definirão se o seu iPhone sairá ileso ou se vai direto para o ferro-velho, pois não há garantia da Apple para o iPhone. Seguindo as dicas a seguir, as chances de seu aparelho sobreviver são grandes.

1. Desligue o aparelho imediatamente

Quando você pega seu iPhone ensopado, por instinto, a primeira coisa que irá fazer é tentar secá-lo, não faça isso. A preocupação maior neste momento deve ser com a água que está dentro do aparelho, não fora. O curto-circuito é o maior perigo no momento em que qualquer componente eletrônico entra em contato com a água. Portanto desligue o aparelho imediatamente.

A maneira mais rápida de desligar o seu iPhone é segurando o botão Sleep e Home ao mesmo tempo, até que a tela apague.

2. Seque seu aparelho por dentro e por fora

“Certo, secar o aparelho por fora é fácil, mas e por dentro? Devo usar um secador de cabelo para evaporar a água?” Não! Definitivamente não. Altas temperaturas podem ser tão fatais quanto a água. O iPhone possui até mesmo uma tela de aviso para indicar quando o aparelho está muito quente.

Para salvar seu iDevice, faça o seguinte:

  • Caso você use qualquer capa ou case em seu iPhone, retire.
  • Seque a parte externa de seu iPhone com uma toalha.
  • Retire a gaveta do Sim Card (chip).
  • Encha um saco plástico com arroz, coloque seu iPhone dentro. Lacre deixando o mínimo possível de ar dentro da embalagem.

Eu sei que é grande a ansiedade em saber se o seu iPhone ainda está funcionando, mas espere de 2 a 4 dias para ligá-lo. Do contrário, todo o cuidado terá sido em vão.

Explicação:

Muitas donas de casa misturam arroz ao sal, para que este não fique preso no saleiro. Isso não é uma “simpatia”. O arroz, assim como o sal, é higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a umidade do ar.

Considerações finais

Seguindo este tutorial suas chances de salvar seu iPhone aumentam muito. Caso precise ir até uma assisténcia técnica, desista da garantia. Não adianta inventar histórias. O iPhone possui um dispositivo que indica o contato com a água.

Por trabalhar com fotografia, eu tenho sílica em casa para evitar a umidade em meus equipamentos, e foi o que usei no lugar do arroz quando meu iPhone caiu na água. A sílica é uma opção mais eficiente do que o arroz, você pode comprar e armazenar em um local seco, para usar em caso de emergência.

Debate:

  • Seu iPhone já caiu na água?
  • Se sim, o que fez para salvá-lo e qual foi o resultado?

Grande abraço!