Nova falha no iOS 7 permite burlar parcialmente o bloqueio por senha

0
6383

O bloqueio por senha no iPhone é seguro, mas mesmo fazendo o máximo, o iOS ainda possui falhas. Uma descoberta recente expôs uma vulnerabilidade séria e muito fácil de ser reproduzida. Mas fique tranquilo, porque o indivíduo mau intencionado só terá acesso ao ultimo aplicativo aberto por você, caso você não o tenha minimizado.

O procedimento é simples: você só precisa ter uma chamada perdida. Com a chamada perdida.

  • Ative o modo de vôo
  • Abra a Central de Notificações
  • Toque na notificação da ligação perdida

Com isso, uma mensagem de aviso aparecerá, avisando que você deve desativar o modo de vôo antes de fazer uma ligação, e ao tocar em “Cancelar”, o último aplicativo utilizado estará disponível. Como já falei antes, o aplicativo deve estar ativo. Exemplo: você está usando o WhatsApp, respondeu uma mensagem e  bloqueou a tela. Caso você aperte o botão Home antes de bloquear, já estará protegido.

Como me proteger?

Além de sempre apertar o Home, você pode desativar tanto a Central de Notificações quanto o Centro de Controle de serem acessados à partir da tela de bloqueio. Para a Central de Controle, basta ir em Ajustes > Central de Controle, como na imagem:

Centro de Controle

Para a Central de Notificações, o procedimento é similar: Ajustes > Central de Notificações, e desmarque a opção da tela de bloqueio, como no screenshot:

Central de Notificacoes

Felizmente, na versão beta do iOS 8, a falha foi corrigida, então você não precisa se preocupar tanto.

Confira o vídeo abaixo, com o usuário que descobriu a falha.

[videoembed type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=Hg9Vy7XzGZY”]

Considerações Finais

Hoje, uma parte dos usuários são obcecados por segurança, mas o usuário de iPhone, pode dormir tranquilo, pois pelo fato do sistema operacional móvel da Apple não ser fragmentado, e 90% dos usuários estão na última versão do iOS (contra apenas 8% no caso dos aparelhos com android), os hackers preferem gastar o tempo deles com outros sistemas operacionais.

Falhas como essa não demoram muito para serem corrigidas, basta manter seu iOS atualizado.