Siri finalmente deve vir em português no iOS 8.3

3
6527

Antes tarde do que nunca, parece que finalmente os usuários brasileiros vão poder extrair todo o potencial da Siri, a assistente digital do iOS. Até agora a dita cuja não funciona no nosso idioma, mas, recentemente, o pessoal do Blog do iPhone, experimentando com o beta do iOS 8.3, descobriu que ela traz suporte completo ao português brasileiro.

siri em portugues

Uma coisa legal é a voz de comando para ativa-la, que em inglês é “Hey, Siri”, e em português será “E aí Siri”. Vamos a um exemplo do que você pode fazer: “E aí Siri, me lembre de pagar o boleto da conta amanhã de manhã”. Com isso ela adicionará um lembrete e seu iPhone apitará na hora que você selecionou.

Mas o que é a Siri?

Não se assuste, como a ferramenta não está disponível em português, é bem provável que você não saiba o que é a Siri, então te explicaremos sucintamente – quando a ferramenta finalmente chegar para todos, não se preocupe que teremos um guia completo.

A Siri é uma assistente digital introduzida junto com o iPhone 4S em 2011 e permite que o usuário interaja com o sistema através de comandos de voz. Basicamente, você fala “Vai chover amanhã?” e ela te responde com a informação.

Obviamente que a gama de “coisas” que ela pode fazer é enorme, como adicionar lembretes, ler calendários, abrir apps e existem milhares de vídeos no YouTube explorando todas as suas funcionalidades. Como todos os comandos são em inglês, não vamos explica-los agora, só quando for no nosso idioma.

Outras novidades

O iOS 8.3 não deve trazer nenhuma mudança gritante, mas sim correções de bugs e melhorias na performance. Uma novidade que deu para notar são emojis que exaltam a diversidade, com casais do mesmo sexo e outras opções de cores.

Quando chega

Isso ninguém sabe. A próxima versão a ser lançada ao público é o iOS 8.2, que deve chegar em março, trazendo suporte ao Apple Watch. Então, teremos que esperar ainda alguns meses até podermos colocar as mãos na Siri em português.