Um dos fatos mais marcantes deste ano de 2018 foi a tragédia que ocorreu num dos maiores patrimônios histórico-culturais do Brasil. O Museu Nacional, que completou 200 anos, localizado no Rio de Janeiro, é o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, e, infelizmente, teve quase todo seu acervo destruído por um incêndio.
Contudo, uma parceria havia sido firmada em 2016 entre o Google, a UFRJ e o Ministério da Cultura (MinC). E, assim, foi possível criar um tour virtual por várias salas e parte do acervo. As imagens do Museu Nacional já estavam sendo registradas antes do incêndio.
Museu Nacional no Google Arts & Culture
O acervo do Museu Nacional abrangia mais de 20 milhões de itens, dentre eles o crânio de Luzia, o Meteorito Bendegó, dinossauros, múmias e muito mais. Então, os danos são irreversíveis.
Sobretudo, com a parceria mencionada mais acima, o Google Arts & Culture começou a trabalhar com o museu para colocar sua coleção on-line. Dessa forma, o museu pode ser visitado em qualquer lugar do mundo. Com isso, você pode ‘entrar’ no museu e aprender sobre a coleção perdida através de imagens do Street View e das exposições on-line.
Baixe o Google Arts & Culture
Primeiramente, baixe em seu iPhone ou iPad o aplicativo Arts & Culture, do Google. Use este link ou o box abaixo:
Depois, acesse o acervo do Museu Nacional virtualmente através deste link.
Veja aqui mais Dicas e Tutoriais.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Telegram.