A Apple divulgou na semana passada, e hoje chegou o dia da Maçã apresentar ao mundo a nova geração de seus smartphones para 2020. Neste artigo você irá conhecer os novos iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
Acompanhe a seguir uma visão geral desses dispositivos:
iPhone 12
Começando pela parte externa, esteticamente o iPhone 12 possui bordas mais “quadradas”, remetendo aos antigos iPhones 4 e 5 (e também ao iPad Pro). A estrutura permanece em alumínio com revestimento traseiro em vidro. Segundo a Apple, o vidro que resguarda a tela possui uma componente especial chamado Ceramic Shield, o qual torna o dispositivo mais resistente e aumenta a durabilidade. Já as cores, são cinco diferentes: azul, preta, verde, vermelha e branca.
Em questão de tamanho, o iPhone 12 é semelhante ao iPhone 11, sendo uma tela de 6,1 polegadas. A redução nas bordas possibilitou o novo dispositivo ser mais fino, menor e mais leve. Entretanto, a qualidade e resolução são muito superiores, já que agora a tela usada é a Super Retina XDR; OLED (mesma tecnologia usada anteriormente apenas na linha Pro do iPhone 11). Isso dá suporte a HDR10 e Dolby Vision.
No interior, o iPhone 12 carrega o poderoso processador A14 Bionic, construído com 5 nanômetros e 11,8 bilhões de transistores. Ele possui até 50% mais performance geral e também gráfica que o antecessor. O Neural Engine (parte do aprendizado de máquina) é até 80% mais poderoso, sendo capaz de realizar 11 trilhões de operações por segundo, com seus 16 núcleos. Vale notar que é todo otimizado para manter um baixo consumo energético.
Outro destaque é a tecnologia da rede 5G, que possui uma velocidade ultrarrápida, maior segurança, alta qualidade e menor latência. O iOS vai contar com uma função chamada Smart Data Mode, que serve para economizar dados móveis e bateria. Ele faz uma transição automática do 5G para o LTE/4G e vice-versa conforme a necessidade do que está sendo usado no momento no dispositivo.
O sistema de câmeras possui a mesma configuração do iPhone antecessor, sendo duas lentes na traseira: uma ultra-angular (agora com sete elementos) e outra grande-angular. A resolução é 12 MP com abertura ƒ/1.6 na grande-angular, sendo maior e, assim, captando mais luz. Já a ultra-angular mantém os 12 MP de resolução e abertura ƒ/2.4.
Vale notar que o Modo Noite e o Deep Fusion funcionam agora nas duas lentes. A Apple promete fotos ainda melhores, por meio do chip A14. Houve também mais desenvolvimento no Smart HDR.
Outra característica é a gravação de vídeos. No iPhone 12 será possível gravar em Dolby Vision, e também capturar vídeos em time-lapse com o Modo Noite ativado.
Na câmera frontal TrueDapth permanece o sensor de 12 MP, contudo é possível usar o Modo Noite e Deep Fusion nela também. Ou seja, selfies melhores em ambientes com pouca luz.
Para carregamento, houve uma melhoria interessante. Foi implementado o MagSafe, que é um sistema de recarga magnético sem fio. Com ele, o iPhone alinha as bobinas de recarga com a base, e aumentam a potência para 15W (dobro dos atuais 7,5W).
iPhone 12 mini
Podemos dizer que o iPhone 12 mini é o irmão literalmente menor do iPhone 12!
Ele possui todas as características do 12 “normal”, como tela OLED (Super Retina XDR), qualidade, mesmo sistema de câmeras, conexões, design, cores, funções — tudo mesmo!
Todavia, a grande diferença é o tamanho físico. Isso porque o tamanho do iPhone 12 mini acompanha sua tela de 5,4 polegadas. De acordo com a Apple, este modelo é, até então, o menor, mais leve e mais fino smartphone 5G do mundo.
Sobretudo, o iPhone 12 mini foi bem pensado para os usuários que preferem aparelhos de tamanho menor, mas mantendo toda a tecnologia mais avançada e moderna.
Em questão de armazenamento interno, ambos modelos serão vendidos nas opções de 64 GB, 128 GB e 256 GB.
iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max
Com certeza são os mais parrudos da linha. O iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max se destacam visualmente pelo design marcante, também com “bordas quadradas”, revestimento em aço inoxidável brilhante nas laterais e vidro fosco na traseira. Já na tela, também possui o Ceramic Shield, que promete mais resistência. As cores são azul-Pacífico, grafite, dourado e prateado.
No interior, possui todas as características do iPhone 12 “comum”, como o poderoso processador A14 Bionic, redes 5G, carregamento com o MagSafe, tudo — e mais um pouco! Os tamanhos de tela aumentaram, sendo 6,1 polegadas no 12 Pro e 6,7 polegadas no 12 Pro Max. E claro, são OLED (Super Retina XDR).
Como esperado, o principal destaque da linha Pro dos iPhones são as câmeras. Agora, todas as câmeras do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max podem usar o modo Deep Fusion e Modo Noite. Na traseira, está presente uma lente grande-angular com abertura ƒ/1.6, uma ultra-angular de ƒ/2.4 e uma teleobjetiva de ƒ/2.0.
Um outro recurso presente nos iPhones 12 Pro é o chamado Apple ProRAW. Basicamente, essa tecnologia mescla os recursos da fotografia computacional com o formato RAW, permitindo edições mais profundas. A Maçã liberará também uma API para melhor integração dessa tecnologia com apps de terceiros.
Já em gravação de vídeos, os iPhones 12 Pro são capazes de gravar em HDR 10-bit, capturando muito mais cores. Inclusive, pode gravar em Dolby Vision HDR, em 4K a 60 fps (quadros por segundo).
Outro destaque é a presença do scanner LiDAR, que pode escanear um ambiente em 3D, para funções em realidade aumentada. Como exemplo, esse sensor pode medir a distância de objetos (dentro de um raio de até 5 metros); e calcular a altura certa de uma pessoa apenas apontando a câmera para ela (usando o app Medida, da Apple). Também haverá mais rapidez no autofoco das câmeras, e com pouca luz. Inclusive, pode-se capturar fotos usando o Modo Retrato com o Modo Noite ativado.
Por fim, as opções de armazenamento de ambos dispositivos são 128 GB, 256 GB e 512 GB
E você, o que achou dos novos iPhones? Comente conosco aí embaixo!
Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no Twitter, Telegram, Instagram e Facebook; e apoie nosso projeto! 😃