A Apple está melhorando significativamente o aplicativo Buscar e seus sistemas de segurança. Após o anúncio do iOS 15 na WWDC 21, dentre os recursos que foram comentados ao longo do evento, será a possível localizar o iPhone através da rede Find My até mesmo se estiver desligado.
Ainda não há detalhes do funcionamento desse recurso, mas o iPhone ficará emitindo sinais de baixa energia (Bluetooth LE), os quais serão captados por outros dispositivos iOS próximos, da mesma forma que uma AirTag por exemplo. Inclusive, segundo a Apple, o Buscar associado ao Bloqueio de Ativação continuará localizando um aparelho perdido por mais que ele seja restaurado às configurações de fábrica.
Caso o usuário não queira essa opção por algum motivo, será possível desabilitá-la nos Ajustes.
Por fim, outro detalhe importante será uma mudança na “tela do Olá”, que exibirá de forma mais clara quando um iPhone estiver restrito num ID Apple. Ou seja, supondo que um ladrão roube e redefina o dispositivo, a tela de ativação mostrará que o iPhone pertence a alguém, está bloqueado e sendo rastreado! Logo, o criminoso não poderá desativar o rastreamento de jeito algum, bem como já funciona a restrição na conta do iCloud que, se bem configurada, não conseguem explorar nenhuma brecha para desbloquear.
Isso é excelente, por ser mais uma medida que dificulta os roubos/furtos de iPhones, reforçando que o crime não compensa.
Outro detalhe a se comentar é que, infelizmente, esse recurso não estará disponível em todos os dispositivos que receberão o iOS 15. Segundo a Apple, apenas os iPhones que possuem o chip U1 poderão ser rastreados dessa forma, ou seja, os modelos mais recentes (a linha de iPhones 11 e linha de iPhones 12; exceto o SE de segunda geração).
Se você não sabe se irá receber o iOS 15 no final do ano, confira aqui a lista de todos os aparelhos que receberão o update.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no Twitter, Telegram, Instagram e Facebook; e apoie nosso projeto! 😃