A Apple é uma das empresas mais bem sucedidas da história, e talvez a única em que consumidores ao redor do mundo inteiro fazem filas imensas quando um novo iPhone está para sair do forno.
Mas, não só de sucessos vive a empresa. Desde o início, a Apple lançou vários produtos que foram completos fracassos, seja por questões técnicas ou porque o mercado não recebeu bem e as vendas não engatilharam.
Listamos aqui, então, 12 produtos da Maçã, alguns conhecidos e outros que você provavelmente nunca nem ouviu falar. As informações vieram do site Business Insider.
iPod Hi-Fi – foi um alto-falando para oferecer áudio de altíssima qualidade para o iPod, e alegrar sua casa. No entanto, o produto, apesar de bonito, não oferecia um tão bom assim e haviam concorrentes muito melhores.
Apple USB Mouse – Também chamado de Hockey puck”, essa criatura é considerada um dos piores produtos da Apple (pior entre os piores). Apesar de estiloso para a época (seguia o padrão de cores do iMac), seu formato redondo e as pequenas dimensões faziam com que o mouse girasse durante o uso, um efeito não muito desejável porque atrapalha bastante.
Macintosh TV – Antes mesmo do nome Apple TV aparecer na cabeça de Steve Jobs, a Apple lançou a Macintosh TV. No entanto, o equipamento não exibia TV no desktop, e vendeu apenas 10 mil unidades.
Pippin – você sabia que a Apple se aventurou no ramo de video games? O Pippin, fabricado pela japonesa Bandai, foi lançado em 1996, mas só vendeu 42 mil unidades e foi descontinuado no ano seguinte.
Apple III – esse é um fracasso clássico, que muita gente já conhece. Após o enorme sucesso com o Apple II, a Apple lançou o Apple III, que tinha vários problemas com o design e forçou a empresa a fazer um recall das primeiras 14 mil unidades.
Newton PDA – apesar do iPhone e o iPad serem sucessos de venda e também dispositivos extremamente úteis e funcionais, a Apple já havia se aventurado no ramo no passado. O Newton PDA (personal digital assistant, assistente pessoal digital) permaneceu em produção por 11 anos, mas faltavam-lhe muitas funcionalidades.
Apple QuickTake – esse é outro produto que você provavelmente nunca imaginou, mas a Apple foi uma das primeiras empresas a lançar uma câmera digital para o consumidor comum. No entanto, a a chegada no mercado se deu logo no início fez com que pouca gente comprasse o dispositivo porque ninguém conhecia. Lançada em 1994, ela saiu de linha em 1997.
Macintosh Portable – o dispositivo à esquerda foi o primeiro notebook da Apple, se é que isso pode ser chamado de notebook. Ele tinha problemas com a tela e com a bateria, e para completar, era caro demais, custando o equivalente a 36480 reais nos dias de hoje :O (isso mesmo, mais de 30 mil).
Power Mac G4 Cube – o elegante computador foi lançado em 2000, mas era muito caro (cerca de 6500 reais nos dias de hoje, o que é MUITO caro para os padrões americanos, apesar de acharmos algo normal). Além disso, ele tinha problemas com superaquecimento, porque não tinha um cooler interno. Foi cancelado em 2001.
ROKR E1 – antes do iPhone, a Motorola fabricou o primeiro smartphone compatível com o iTunes, o ROKR E1, em 2005. No entanto, ninguém sabia as benécias do iTunes naquela época, e o aparelho tinha armazenamento limitado além de ser muito lento para transferir arquivos. Depois de 1 ano, o E1 foi cancelado.
Meias para iPods – bom, não sei se você colocava seu iPod na meia, mas acho algo meio imprático, sem contar o odor não muito agradável depois de 40 minutos de corrida. Mas a Apple colocou à venda essas meias para o tocador de MP3 por 2 anos, entre 2012 e 2014.
Fone de ouvido bluetooth – o dispositivo foi lançado em 2007, com um visual bem elegante, juntamente com o primeiro iPhone. No entanto, as vendas não foram satisfatórias, e a Apple retirou do mercado 2 anos depois, e passou a vender fones de ouvidos bluetooth fabricados por terceiros na Apple Store.
Vivendo, errando, aprendendo e acertando, esse foi o caminho da Apple. Claro que a maioria dos seus produtos foram acertos (em cheio, por sinal): o melhor notebook, o melhor sistema operacional, um dos melhores smartphones e o melhor tablet. Muito em breve veremos também o Apple Watch, que promete ser um marco na indústria de relógios inteligentes e dispositivos vestiveis.
Gostou? Então veja outras curiosidades: