5 coisas que o iPhone tem e o Android não

16
32956

Seguindo a sequência da matéria anterior, 5 coisas que tem no Android mas não tem no iPhone (iOS), nessa matéria vou expor minha opinião sobre o que tem no iOS e não tem no Android. A somatória dos motivos me levou a escolher o iPhone, não apenas ele, mas como também o iPad e Mac.

É muito difícil de discutir isso com alguém, pois gera tanta discursão que o papo nunca termina, então vou agora listar 5 coisas que o iPhone tem e o Android não, e no final você pode falar o que quiser.

1 – Leveza no acabamento e qualidade do corpo

iphone-5-vs-galaxy-s4-11

Quando você coloca um iPhone e outro aparelho lado a lado, ambos desligados, a primeira coisa que te chama a atenção é a beleza do smartphone da Apple. Principalmente os modelos 5 e 5S.

É inegável que o iPhone é muito mais bonito que a maioria dos demais aparelhos, o que realmente é um ponto importantíssimo. Além do mais, o corpo de alumínio faz você sentir a qualidade nas mãos.

Infelizmente quase todos os aparelhos Android tem o corpo de plástico, fazendo com que você sinta um aparelho frágil ao segurar, sem contar que plástico é feio pra caramba, claro.

Os últimos modelos lançados com Android, como o LG G2, Galaxy S5 e os aparelhos da Sony tem melhorado bastante a parte visual, mas ainda assim ficam bem atrás da maçãzinha.

A única exceção talvez seja o HTC One, que também tem o corpo de metal e a empresa taiwanesa deu uma boa caprichada no acabamento.

2 – Unificação do sistema operacional

Esse é um aspecto mais técnico. No Android existe o eterno problema da fragmentação, em que milhões de aparelhos pelo mundo rodam versões antigas do Android, e cada aparelho depende principalmente da operadora para ter uma atualização liberada. E a Samsung é especialista em atrasar os updates.

Já no iPhone isso não acontece. Como todos os aparelhos são iguais – falando de hardware, dentro de cada modelo claro, fica muito mais fácil para a Apple distribuir atualizações.

3 – Aplicativos irritantes da operadora e dos fabricantes

Se você já comprou um aparelho da Samsung, então sabe do que estou falando. E se foi comprado na TIM então, piorou (claro que as outras operadoras também são horríveis e enchem os aparelhos de porcaria, mas minha má experiência foi com a TIM, para meu desgosto).

E a Samsung também é expert em encher os seus Galaxies com programas pesados, que ocupam espaço e ninguém usa. Isso faz com que um Galaxy S4 com 2 GB de RAM fique lento com o uso. O iPhone tem somente 1 GB de RAM, e, apesar de não ser simples ver o consumo de memória, ele simplesmente é rápido.

E tem mais: os aplicativos das operadoras e dos fabricantes, você não tem como removê-los de uma maneira simples. Tem que fazer o root, etc.

4 – Consistência na interface

Talvez uma das vantagens do Android sobre o iPhone é também a desvantagem. Apesar de você ser livre para deixar a interface do Android como quiser, os fabricantes também são.

Logo, se você comprar um aparelho da Samsung, seu Android será de um jeito. Compre um da LG, e surpreenda-se com algo totalmente diferente do que está acostumado. Compre um Nexus 5, e tudo vai ser diferente.

Já com o iPhone, todos os aparelhos possuem o mesmo sistema, e você não pode mexer muito. Então, para um usuário leigo, que é a maioria, não há problema algum em comprar um modelo novo, pois todos os aplicativos e recursos estarão no mesmo lugar.

5 – Beleza do iOS 7

htc-one-s4-homescreen

Esse para mim é o ponto principal, juntamente com a qualidade da construção (alumínio). No Android 4.4 o Google deu uma caprichada muito boa no visual do sistema. As belezas são diferentes, claro. O iOS tem mais cores, já o Android puro tem um visual mais limpo.

Só que, como você pode deixar o Android do jeito que quiser, os fabricantes colocaram as mãos no sistema e acabaram com tudo. Quem usa os aparelhos da Samsung sabe como a interface da empresa é feia, antiquada e sem refino nenhum. A da LG então, parece que foi criada há 10 anos, fazendo com que um belo aparelho como o LG G2 não seja tão atrativo assim.

sf_ios7_touchwiz_look

Esse aspecto é incontestável, e o iOS é muito mais bonito que as versões do Android modificadas pelas fabricantes.

Considerações Finais

Um outro motivo que não adicionei aqui, pois não é comparativo, é que o sistema Apple (iOS, OS X) é muito mais consistente do que qualquer outro, e funciona em perfeita harmonia, graças ao iCloud e muito mais.

Bem, a dupla de matérias comparando os dois sistemas termina aqui, o resultado final pra mim é que ambas são excelentes plataformas, mas eu escolhi mudar para o mais confiável, mesmo sendo mais rígido do que o Android, e não me arrependo nenhum pouco. Caso tenha mais algum aspecto comparativo que não citei ou algum argumento, não deixe de comentar.