iPhone comprado nos EUA não será bloqueado pela Anatel

26
13443

No último ano, uma informação tem perturbado a cabeça de muitas pessoas que a leram. A informação é que a ANATEL irá bloquear iPhones (e outros smartphones) não homologados no Brasil, como é o caso do iPhone 5s comprando nos EUA, modelo A1533.

[divider style=”thin” title=”Artigo Recomendado” text_align=”text-center”] [divider style=”thin” title=”…” text_align=”text-center”]

Isso causou e ainda causa um enorme burburinho na mídia nacional, ainda mais porque a ANATEL não consegue se explicar de forma adequada. Pensando nessas pessoas que estão com essa dúvida e em milhares que ainda terão esse questionamento, resolvi pesquisar bem o assunto, lendo vários sites e dar uma conclusão excelente para você.

iPhone 5c, 5s ou qualquer outro comprado em qualquer lugar do não será bloqueado pela ANATEL e funcionará no Brasil!

Essa era uma das minhas certezas, e foi confirmada por executivos da Anatel. Essa é a minha primeira informação para te dar e te deixar tranquilizado ao longo do artigo.

Agora que está tranquilo, entenda todo o assunto.

~> Como obter a garantia do iPhone 5s ou 5c (EUA) no Brasil <~ #querominhagarantiaApple

ANATEL quer combater a pirataria de celulares no Brasil

Você já viu aquelas propagandas do “HiPhone” não é? Exatamente por isso que a ANATEL criou esse bloqueio. Para impedir que celulares piratas, que copiam outras marcas e não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente, segurança e etc circulem nos mercados livremente.

_03

Para isso, a ANATEL criou uma Whitelist (lista branca) com as marcas e celulares que seguem todas as suas normas. E diferente do que muitos pensavam, eles não vão bloquear todo e qualquer celular não homologados no Brasil, eles certificarão algumas empresas sérias e grandes e colocarão em uma lista de smartphones autorizados a vender no Brasil, mesmo sem homologação, como a gigante HTC, que tem excelentes smartphones mas não são vendidos oficialmente no Brasil.

Se a HTC está livre, o que diria da Apple não é? Exatamente, segundo o executivo da ANATEL, o iPhone está livre desse bloqueio:

Os iPhones fabricados no Brasil e seus similares importados, ainda não homologados pela Anatel mas certificados lá fora, por entidades reconhecidas internacionalmente, vão funcionar. Garante Marcelo Bechara.

Muita especulação, pouca verdade

Desde o começo de tudo isso, sempre pensei que o ba-fá-fá era a toa, e nunca a ANATEL iria comprar briga com gigantes como Apple, Samsung e etc. A notícia inicial de que todos os celulares não homologados do Brasil seriam bloqueados, eu entendi que era para combater a super pirataria dos “HiPhones” da vida irregulares. E eu estava certo.

Nesse artigo, Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel, esclarece muita coisa que eu já pensava. Ele inclusive fala que esse “bloqueio” já se encontra em fase de teste e nenhum usuário foi afetado até hoje. Ainda de acordo com conselheiro, o objetivo é impedir o uso de aparelhos fora das especificações nas redes móveis das operadoras brasileiras.

Considerações Finais

Enfim uma resposta final para esse dilema – O iPhone 5c e 5s comprado nos EUA não será bloqueado no Brasil – Por tanto amigo, fique à vontade em comprar seu iPhone 5s nos EUA pois ele não será bloqueado.

Está mais aliviado agora?