A Apple sempre foi conhecida por pensar nos mínimos detalhes de seus produtos, tanto que o iPhone é visto por muitos como objeto de desejo e luxo – e realmente, o bichinho é bonito pra caramba.
Até alguns anos atrás era difícil encontrar um smartphone que batesse o iPhone no design, e a Samsung sempre foi uma das piores nesse aspecto. Apesar de fabricar ótimos aparelhos, o corpo de plástico e a aparência meio antiquada quebram todo o clima, e o público começou a pensar duas vezes antes de adquirir os aparelhos da coreana.
Chegou a tal ponto que no ano passado a empresa teve seu lucro diminuído em 60%, principalmente por conta das vendas fracas do Galaxy S5 que, adivinhem, era quase idêntico ao S4, que pior ainda, era um Galaxy S3 um pouco maior. Como o S4 é um aparelho muito bom ainda hoje, pouca gente viu motivos para atualizar, e quem já não gostava do visual da empresa simplesmente pulou pra outros barcos, com tantas opções no mercado.
Leia também: Discussão entre amigos sobre Android x iPhone termina em esfaqueamento.
A coisa foi tão séria que esse ano, pro Galaxy S6, a Samsung começou do zero e focou bastante no design do smartphone. Ele realmente é bem bonito (eu testei na loja, tanto o S6 normal quanto o Edge, com telas curvas) e deve agradar bastante aos usuários.
O ponto é que a Samsung copiou a Apple descaradamente, ou melhor, “inspirou-se” no design já campeão consagrado. Não que isso seja algo ruim, já que a coisa funciona e o negócio ficou bonito.
O problema é que quando se trata de design, a gente vê que a Apple ainda está anos luz à frente da concorrência. Apesar da Samsung ter tentado fazer algo bacana, ainda pecou em alguns aspectos sutis que é o que diferencia um bom design para um ótimo design.
O pessoal do iMore ficou perplexo ao perceber pequenos detalhes que quase ninguém presta atenção. É o alinhamento das coisas no S6 quando comparado com o iPhone 6 ou 6 Plus.
No iPhone tudo fica alinhado e centralizado, enquanto que no S6, os elementos são meio que aleatórios. Veja com os seus próprios olhos as diferenças:
Vale ressaltar que a revolta começou quando os Galaxy S6 da Verizon (operadora dos EUA) vieram com um adesivo horrível de plástico da Qualcomm! :O
Você pode dizer “Ah mas que besteira, uma coisa boba dessas”. Mas aí quando se para e pensa: poxa, a empresa gastou pelo menos alguns bilhões no desenvolvimento do dispositivo, pagou fortunas a designers, etc etc. Se fosse uma empresa de pequeno porte da China, ninguém liga, mas pra uma companhia do porte da Samsung, os detalhes importam sim.
Não vou nem mencionar o software, porque a interface da Samsung é uma tremenda bagunça confusa. No Galaxy S6 as coisas melhoraram um pouco, mas mesmo assim está longe da Apple e do Android puro.
E você, o que acha da diferença na qualidade do design entre Apple e Samsung?
Se depois dessa você decidiu migrar do Galaxy para o iPhone :P, confira essas ótimas matérias: