Você pode não ter visto, mas é impossível não ter ouvido falar no lançamento do novo iPhone 7. Praticamente todos os canais da internet e TV noticiaram o mais novo smartphone da Apple.
Eu assisti na minha casa, e vou passar para vocês as minhas impressões sobre os novos iPhone 7 e 7 plus. Esperei um pouco para escrever, para poder ler as notícias de outros blogs famosos que tiveram acesso direto ao iPhone..
Seja bem “Lindo”, iPhone 7
Pelo título acima, você já tem o meu principal adjetivo ao novo iPhone, ele está ainda mais bonito do que o atual, em todas as versões de cores, mas em especial o Jet Black “Preto Brilhante”.
É de longe o smartphone mais bonito entre os atuais. Mas comparando com o iPhone 6s e 6, pra mim a grande diferença foi o acabamento da câmera externa, que antes parecia uma “verruga”, agora “faz parte” do corpo.
Outra coisa que está muito mais bonito são as linhas brancas na “carenagem” do iPhone. Agora elas combinam mais com o Design do iPhone. Outra mudança importante é nas cores, agora ao invés de 4, temos 5 estilos diferentes, Rose Gold, Gold, Silver (prata), Preto “fosco” (esse é preto mesmo) e Preto Brilhante (Seu Lindo!).
Bem, para vocês terem noção da beleza, vocês precisam assistir o vídeo (iPhone 7 – Design) legendado da produção do novo iPhone, assistam:
Mas nem tudo é tão lindo, não é Jet Black?
Como tudo que é delicado, a nova cor “brilhante” da Apple é frágil, tanto é que a própria Apple afirmou que esse iPhone pode riscar com certa facilidade. Além disso, as digitais ficarão mais visíveis na traseira.
Novidades do iPhone 7
Que o iPhone 7 é lindo, você já cansou de saber acima. Então, o que mais?
Eu vou tentar resumir em uma frase ok?
O iPhone 7 é uma evolução polêmica do iPhone 6s – William Neves
A Apple também resumiu isso em um vídeo, veja:
É claro que o iPhone 7 lembra muito o seu antecessor. Mas a Apple o evoluiu. Melhorou sua tela (#polêmica 1), melhorou seu desempenho, melhorou sua resistência a água e sujeiras leves, melhorou a eficiência energética (#polêmica 2), melhorou o seu áudio colocando 2 ‘caixas’ de som (agora o iPhone é Stereo Sound), mas tirou o conector 3,5mm de fone de ouvido (#polêmica 3) e não tomou a ação correta ao fazer isso.
Vou me explicar melhor.
#Polêmica 1 – Como a Apple melhora tudo, mas não coloca uma tela para competir com seus concorrentes. Mesmo com uma excelente tela, realmente não há comparação com a tela de um Galaxy S7 que tem o DOBRO (2x) de pixel.
Tudo bem Apple, realmente isso não faz tanta diferença assim para o usuário, mas vamos lembrar uma coisa? Você foi a primeira a introduzir telas retinas, que era o dobro das resoluções que mundo usava na época, e por que agora você quer ser a última?
A Apple deu um super salto de desempenho com seu novo processador A10 fusion, com 4 núcleos de processamento, sendo 2 de alta performance e 2 de alta eficácia energética, com isso, quando você esta usando um app que “pesado” usa 2 processadores potentes, e quando você estiver usando apps mais leves, ele usa os processadores mais eficientes, consumindo menos bateria.
Agora o iPhone 7 é oficialmente resistente a água e sujeira. Agora se seu iPhone cair na água (até 1m de profundidade) ele não vai ‘morrer’ (acredite, muita gente já matou o seu iPhone, basta ler esse artigo).
#Polêmica 2 – Agora vem a minha crítica mais pesada. A Apple colocou processadores de melhor eficiência, tirou o conector para fones de ouvido mas não aumentou a capacidade da bateria o suficiente. Oficialmente a bateria do iPhone está maior do que antes, e na apresentação a Apple afirma que o iPhone 7 tem bateria que dura em média 2 horas a mais do que o antecessor. Mas Apple, ISSO NÃO É O SUFICIENTE!
Eu não sei como eles conseguem, mas concorrentes conseguem colocar baterias de pelo menos 2500mAh no mesmo espaço que você consegue colocar apenas 1900mAh. Garanto minha querida equipe de engenheiros da Apple, isso é o que os usuários da Apple mais desejam!
#Polêmica 3 – Saem os fones de ouvido e o mundo irá evoluir. Bem, eu já esperava isso da Apple. Recentemente ela lançou o Macbook apenas com uma USB C, e eu gostei, tanto que comprei para minha esposa, e até hoje não sentimos nenhuma necessidade de mais portas USB. Mas é claro que temos um adaptador que raramente usamos.
A retirada do conector de 3,5mm para fones de ouvido foi um grande passo para o futuro. Concordo com a Apple que isso é ultrapassado, e se alguém pode mudar isso, é a Apple, que já mudou o mundo em quase tudo. (Só para refrescar, ela tirou os disquetes, tirou os drive de CD, tirou o teclado “real” dos celulares, tirou o dinheiro do povo do brasil.
Mas…
Por quê dona Apple, você não colocou na caixa do iPhone um adaptador com uma entrada 3,5mm e mais uma lightning? É dessa forma que nós poderemos ouvir e carregar o iPhone!
Mas ao invés disso, ela nos dará um fone de ouvido com o Lightning e um adaptador Lightning para 3,5mm, ou seja, ela não nos dará oficialmente uma forma de ouvir uma música com fones analógicos e carregar ao mesmo tempo. Mas é claro que outras empresas se aproveitarão disso para desenvolver adaptadores.
A melhor câmera, e o agora melhor iPhone 7 plus
Desde o lançamento do iPhone 7 plus, eu não via muito um “porquê” de eu comprar o iPhone com uma tela maior. Pq por 100$ a mais, eu prefiro(ia) investir em acessório (como uma case com bateria, né Apple).
Mas dessa vez a Apple acertou nessa diferenciação.
A câmera foi o grande upgrade de hardware em minha humilde opinião. Não sou fotografo, e não entendo quase nada. Mas do pouco que eu entendo o que posso afirmar é a capacidade de captar mais luz do ambiente, melhorando fotos com pouca luz. O resto são melhorias que não sei explicar, só sei dizer que o iPhone vai continuar sendo o dispositivo mais usado para tirar fotos.
O capítulo a parte, que todos os rumores acertadamente anteciparam, é a nova câmera dupla do iPhone 7 plus. Agora em vez de 1, o iPhone de 5,5 polegadas tem 2 câmeras diferentes, podendo dar opções muito boas para o usuário como um zoom óptico de 2x ou um digital de até 10x com muito mais qualidade.
Isso sim é vantagem para se gastar 120$ a mais! (isso, a Apple subiu 20$ no preço de entrada do iPhone “plus”).
Mais, muito mais, mais e mais ESPAÇO!
Essa foi uma novidade pouco comentada, mas a Apple DOBROU a capacidade de armazenamento dos iPhones, dobrou em todas as 3 versões, sem aumentar o preço.
O que era 16GB, agora é 32GB. O que era 64GB, agora é 128GB. E o de 128GB foi para incríveis 256GB.
Parece que é pouca coisa, mas se você já comprou HDs SSD, sabe que isso é uma das coisas mais caras no mercado da informática hoje. E a Apple dobrou tudo. Eu esperava que a maçã tirasse o de 16GB e colocasse o de 32GB, mas continuasse com 64GB e 128GB, ou no máximo adicionasse um 256GB cobrando a mais. Mas dobrar tudo, foi algo surpreendente.
Agora, se você comprar o iPhone com “média” capacidade, você terá 8x mais capacidade do que os 16GB do iPhone de entrada de um ano atrás.
Enfim, ainda te amo e te odeio iPhone 7!
Todo mundo fala, e fala de forma correta, o lançamento do iPhone deixou de ser o lançamento das novidades. Mas acredito que nós não precisemos hoje de novidades, o mundo ainda está se acostumando com os smartphones. Nós precisamos aprimorar essa tecnologia.
Pra mim o iPhone é o mais intuitivo e confiável smartphone do mercado, e continuará a ser, mesmo com os tops Androids chegando cada vez mais perto.
O iPhone 7 é uma boa aposta da Apple, em melhorar o que é bom, para ele continuar sendo excelente. Lembrem que por trás da Apple, tem milhões de investidores que querem uma empresa segura para “guardarem” o seu $, por tanto a Apple tem muito cuidado com novidades.
A maior qualidade do novo iPhone é não ter mudado tanto, assim como o seu maior defeito, foi não ter mudado tanto. É confuso, mas é isso mesmo.
~
Em breve um artigo sobre todos os detalhes do novo iPhone…