Chegou a época do ano de conhecermos, nesta terça-feira, os novos smartphones da Maçã de 2023! Os holofotes estão virados, desta vez, para o iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Acompanhe a seguir uma visão geral desses dispositivos:

Tim Cook no Evento iPhone 15


iPhone 15 e iPhone 15 Plus

Começando pela parte externa, o iPhone 15 e 15 Plus ganharam novas cores. Tons mais claros e neutros, e um escuro, sendo preto, azul, verde, amarelo e rosa. As bordas ficaram levemente mais arredondadas, e a traseira é composta por uma única peça de vidro com acabamento fosco, texturizado e colorido por infusão.

Já na parte da frente, a tela é Super Retina XDR (OLED) e permanece com o tamanho de 6,1 polegadas e 6,7 para o Plus. Além disso, os modelos 15 ganharam a Ilha Dinâmica (Dynamic Island), recurso introduzido no ano passado com a linha 14 Pro e 14 Pro Max. Outra pequena melhoria é no brilho da tela, que pode chegar ao pico de 2000 nits.
O acabamento também conta com o Ceramic Shield, um vidro de maior resistência, segundo à Apple, e resistência a respingos, água e poeira (lembrando que isso não significa que seja à prova d’água, não mergulhe seu iPhone sem equipamento!).

Nas câmeras, permanece o esquema duplo, com uma lente grande-angular de 48 MP e abertura de ƒ/1.6, e uma ultra-angular de 12 MP e abertura ƒ/2.4. O sistema balanceia a resolução e tamanho do arquivo das fotografias, mantendo as fotos em 24 MP, chegando a 48 MP de forma automática quando a iluminação e ambientes forem mais favoráveis à captura de mais detalhes.

O modo Retrato também ganhou melhorias, sendo ativado automaticamente pelo iPhone através de aprendizado de máquina. Inclusive, oferece maior controle após a captura, onde o usuário pode ativá-lo ou desativá-lo manualmente, e alterar o foco com controles mais intuitivos e precisos.

O aprendizado de máquina também foi utilizado para tornar o modo Noite ainda mais preciso, capturando mais detalhes nas imagens mesmo com iluminação mais baixas.
E para vídeos, a linha 15 ganhou o Modo de Ação, bem como o 14 Pro.

O processador do iPhone 15/15 Plus é o A16 Bionic, herdado do iPhone 14 Pro, entregando um desempenho maior que a geração anterior, gráficos suaves e eficiência energética. Também possui 6 GB de RAM e há melhorias no aprendizado de máquina, que agora aprimora a voz do usuário durante chamadas, separando do ruído ambiente, com o modo Isolamento de Voz.

Também há uma nova versão do chip de banda ultralarga, o qual permite uma maior precisão em localizações através da rede Buscar (Find My), e também reconhece outros dispositivos numa distância 3 vezes maior. Inclusive, possibilita encontrar seus amigos com iPhone 15 mesmo em meio a multidões. Claro, tudo mantendo os padrões de privacidade da Apple.

E para a alegria de muitos, o conector Lightning foi aposentado de vez. Agora, o iPhone 15 e 15 Plus ganharam uma porta USB-C. Assim, é possível usar um mesmo cabo para carregar o iPhone, iPad, MacBook e o novo estojo de AirPods lançado também com USB-C. Todavia, nos modelos 15 e 15 Plus, a velocidade de transferência permanece a mesma do Lightning, sendo USB 2.0 de até 480 Mbps.

Sobre bateria, de acordo com a Maçã, o iPhone 15 possui uma duração média de 20 horas de reprodução de vídeo, e 26 horas no 15 Plus. Em termos técnicos, o 15 possui 3.349 mAh; e o 15 Plus, 4.383 mAh.

Sobretudo, a Apple ressalta sobre a construção do iPhone 15 numa estrutura de 75% de alumínio reciclado, com outros componentes como bateria, Taptic Engine, MagSafe e demais compostos de ouro, cobalto, estanho e cobre 100% reciclados, visando minimizar o impacto ambiental.

A respeito do armazenamento, ambos modelos terão opção de 128 GB, 256 GB e 512 GB.

As demais especificações técnicas podem ser visualizadas no site da Apple.

Onde adquirir os novos iPhones 15 e 15 Plus?

Ainda não há datas oficiais confirmadas pela Apple para chegada aqui no Brasil, porém a empresa já divulgou os preços por aqui, partindo de R$7.299,00 (15 de 128 GB) e R$8.299,00 (15 Plus de 128 GB).

Abaixo, uma tabela com links oficiais da Amazon (vendido e entregue pela Amazon), mas com preços abaixo da Apple e promoções recorrentes.

Modelo Link oficial de compra
iPhone 15
Preto; 128 GB

Verde; 128 GB
Verde; 256 GB
Verde; 512 GB

Azul; 128 GB
Azul; 256 GB
Azul; 512 GB

Rosa; 128 GB
Rosa; 256 GB

iPhone 15 Plus
Amarelo; 128 GB

Preto; 128 GB
Preto; 256 GB

Verde; 128 GB
Verde; 256 GB

Azul; 128 GB
Azul; 256 GB

Rosa; 128 GB
Rosa; 256 GB

iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max

iPhone 15 Pro de titânio

As mudanças mais significativas ficaram para a linha Pro, ainda mais focada em profissionais das áreas de fotografia, criação de vídeos e audiovisual em geral.

Iniciando pela estética, os novos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, ganharam bordas com os cantos levemente mais arredondados e de titânio aeroespacial, que combina maior leveza e robustez, substituindo o aço inoxidável das gerações anteriores. Seu chassi possui a parte interna de alumínio 100% reciclado (e também outros componentes, bem como o modelo 15, mantendo o objetivo do menor impacto ambiental) fixada à estrutura de titânio por usinagem de precisão, incrementando uma maior resistência e dissipação do calor. Além disso, permite uma substituição mais fácil do vidro traseiro.

O corpo do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max completa-se com a traseira de vidro mais resistente e o Ceramic Shield na parte frontal. As novas cores são titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto.

As telas são de 6,1 polegadas no 15 Pro e 6,7 polegadas no 15 Pro Max, Super Retina XDR (OLED), com a tecnologia nomeada pela Apple como ProMotion (que varia as taxas de atualização entre 10 Hz e 120 Hz), mantendo também a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) e a opção de tela Sempre Ativa (Always-On).

A clássica chavinha lateral do Modo Silencioso foi aposentada, à princípio na linha Pro, sendo substituída pelo Botão de Ação. Com ele, o usuário pode personalizar a sua funcionalidade, configurando o que deseja quando apertá-lo, como ativar um Modo Foco, ligar a lanterna, executar um Atalho, abrir a Lupa, dentre outras. Por padrão, o Botão de Ação mantém a funcionalidade de ativar/desativar o Modo Silencioso. Basta pressionar o botão por alguns segundos para que ele execute sua função, e o sistema confirma através de um retorno tátil e uma animação na Ilha Dinâmica.

Botão de Ação no iPhone 15 Pro

Partindo para as câmeras, além do que já foi comentado sobre os iPhones 15, ganharam melhorias significativas! O conjunto principal mantém as especificações da geração anterior, sendo formado por uma lente grande-angular de 48MP e abertura ƒ/1.78, uma ultra-angular de 12MP e ƒ/2.2, e uma teleobjetiva de 12MP e ƒ/2.8. Todavia, sua capacidade foi aumentada, tendo equivalência a sete lentes de câmeras profissionais, podendo alternar a distância focal entre 24 mm, 28 mm e 35 mm.

Lentes iPhone 15 Pro Max

 

Também há o novo formato HEIF de 48 MP, oferecendo uma resolução 4x maior em fotos, além do ProRAW de 48 MP. No zoom, o 15 Pro chega a 3x em aproximação óptica; o 15 Pro Max vai até 5x de zoom óptico e distância focal de 120 mm, através da lente periscópio acoplada a um módulo de foco 3D que compõe um sistema de estabilização avançada de imagens.

Distâncias focais no iPhone 15 Pro Max

Em vídeos, há a codificação LOG no ProRes, oferecendo maior flexibilidade em efeitos visuais e coloração na pós-produção, e compatibilidade com ACES (Academy Color Encoding System), um padrão de cores usado em grandes produções cinematográficas. Inclui também uma novidade que a Apple nomeou como vídeo 3D, objetivando o consumo no Apple Vision Pro.

 

O processador, A17 Pro, vem com avanços notáveis! Construído em 3 nanômetros, possui 6 núcleos de CPU e 6 de GPU que entrega 10% e 20% de mais rapidez respectivamente, e a Neural Engine 2x mais rápida, combinados à 8 GB de RAM.

Todo esse hardware fornece gráficos mais suaves, realidade aumentada mais imersiva e toda as funcionalidades avançadas das câmeras consumindo ainda menos energia que a geração anterior.
A GPU também possui um ray tracing acelerado por hardware, que melhora ainda mais os detalhes gráficos em jogos tornando-os mais realistas.

Outro destaque do A17 Pro é a decodificação de vídeos em AV1, para maior qualidade em streamings, e o suporte ao novo controlador USB. O iPhone 15 Pro e 15 Pro Max também tiveram o conector Lightning substituído pelo USB-C. Entretanto, nestes modelos a diferença é maior, pois seu processador disponibiliza o USB 3 e o padrão DisplayPort, tendo uma transferência de dados de até 10 Gbps e espelhamento de imagem em 4K a 60 Hz. Além disso, agora pode gravar vídeos diretamente numa unidade externa, ou seja, o usuário não precisa se preocupar tanto em adquirir um modelo com muito armazenamento interno para trabalhar com vídeos pesados, visto que pode capturar vídeos em ProRes diretamente para um SSD externo conectado pelo cabo USB-C, por exemplo. Fantásticas essas funcionalidades num iPhone, não!?

Um exemplo interessante utilizado pela Apple em seu Evento Especial, foi o videoclipe “get him back!” da cantora Olivia Rodrigo, que foi inteiramente gravado no iPhone 15 Pro:

Em conectividade, a linha Pro do iPhone 15 possui Wi‑Fi 6E, que é resumidamente uma conexão ainda mais rápida, 5G, e é o primeiro celular com o protocolo Thread, que abre ainda mais possibilidades para integração com acessórios universais de “casa inteligente”. Inclui também o novo chip de banda ultralarga, bem como o iPhone 15, que torna a rede Buscar (Find My) ainda mais eficiente.

Sobre bateria, a Apple informa um duração média de até 29 horas de reprodução de vídeo no iPhone 15 Pro Max, e 23 horas no 15 Pro. Em termos técnicos, o 15 Pro possui 3.274 mAh; e o 15 Pro Max, 4.422 mAh.

A respeito do armazenamento, o iPhone 15 Pro terá opção de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB. Já o 15 Pro Max, terá de 256 GB, 512 GB e 1 TB.

As demais especificações técnicas podem ser visualizadas no site da Apple.

Onde adquirir os novos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max?

Ainda não há datas oficiais confirmadas pela Apple para chegada aqui no Brasil, porém a Maçã já divulgou os preços por aqui, partindo de R$9.299 (15 Pro de 128 GB) e R$10.999,00 (15 Pro Max de 256 GB).

Abaixo, uma tabela com links oficiais da Amazon (vendido e entregue pela Amazon), mas com preços abaixo da Apple e promoções recorrentes.

Modelo Link oficial de compra
iPhone 15 Pro
Titânio azul; 128 GB
Titânio azul; 256 GB
Titânio azul; 512 GB
Titânio azul; 1TB

Titânio branco; 128 GB
Titânio branco; 256 GB

Titânio natural; 128 GB
Titânio natural; 256 GB
Titânio natural; 512 GB

Titânio preto; 128 GB
Titânio preto; 256 GB
Titânio preto; 512 GB

iPhone 15 Pro Max
Titânio azul; 256 GB
Titânio azul; 512 GB

Titânio branco; 256 GB

Titânio natural; 256 GB
Titânio natural; 512 GB

Titânio preto; 256 GB
Titânio preto; 512 GB

 

Nota de transparência:
Ao adquirir itens através dos links disponibilizados neste artigo, o iPhoneDicas recebe um pequeno comissionamento. Isso contribui com nossos custos de operação e melhorias em equipamentos. Dessa forma, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso!

E você, o que achou dos novos iPhones? Comente conosco aí embaixo!


Gostou? Compartilhe com seus amigos(as) e fique ligado(a) aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃