Aos viajantes: iPhone 6, 6+ terão 4G universal, já a garantia…

35
15966

Olá amigos do iPhoneDicas, hoje foi um dia muito especial, afinal, a Apple em seu evento apresentou novos produtos, o iPhone 6 e o seu irmão mais “grande” o iPhone 6+. O evento foi excelente também pois ela lançou o Watch em seu tão famoso “One more Thing…”, porém, não é dessas novidades que esse artigo vem tratar, elas vem melhor explicadas em próximos artigos. Aqui é um artigo em especial para todos os amigos que estão nos EUA, ou que pretendem ir (assim como eu, leia o final do artigo) nos próximos dias para comprar. Como sei que planejamento faz parte do sucesso, vai aqui a minha dica e informações.

Diferente do iPhone 5s, os novos iPhones 6 e 6+ terão uma antena 4G universal, e serão compatível com mais de 20 bandas de internet, o que inclui a nossa banda (7). Isso significa que em qualquer lugar do mundo que você compre o iPhone 6/6+ ele funcionará 4G em qualquer parte do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Se você já leu meu excelente artigo sobre comprar iPhone 5s nos EUA, viu que um dos impasses é que o 4G não funcionar aqui, esse impasse nos novos iPhones não existem mais. Isso é excelente não é?…. É, mas não é tudo.

O outro impasse da compra nos EUA é a garantia, esse sim é o GRANDE problema, no qual esses artigos (1, 2) falam muito bem disso, e pelo número de comentários você pode ver como é um assunto que necessita de atenção.

Como fica a situação da garantia no Brasil dos iPhone 6 e 6+?

Qualquer afirmação agora é muito cedo, afinal, fazem horas do evento, porém, das informações que consegui obter são animadoras, porém ainda preocupantes, entenda o caso:

Ano passado, no lançamento do iPhone 5s e 5c, haviam vários modelos de iPhones devido a diferença das bandas de 4G, isso fez uma confusão nunca antes vista, tudo culpa do 4G. Com isso, um modelo vendido no EUA não era compatível na Europa ou Ásia e vice e versa. Isso influenciou diretamente na garantia do iPhone, pois segundo regra, para obter garantia no iPhone tem que ser o mesmo vendido no mais, no nosso caso o A1457 (5s).

A Anatel escolheu homologar esse modelo devido a compatibilidade do 4G, e o mesmo modelo é o vendido na Europa, por isso quem compra lá, não tem problemas de garantia e 4G no Brasil.

Só que esse ano, existem 2 modelos apenas de iPhone 6 e e de iPhone 6+,  A1549 A1586 para iPhone 6, e o A1522 e 1524 para o iPhone 6 plus, ainda devido a algumas bandas diferentes como a 38, 39, 40 e 41. Segundo o site da Apple (imagem abaixo) o modelo do iPhone 6 A1549 será o modelo vendido nos EUA, Canadá e Porto Rico, já o outro modelo, A1586, também será vendido nos EUA (Sprint e outras operadoras), na Europa (UK, França, Alemanha) Ásia e Oceania. Pode verificar que para o iPhone 6 plus também há diferenças em modelos vendidos entre os países.

iphone 6 compatível com 4g brasil

Devido a essa divisão, a ANATEL terá 2 possibilidades de modelos para homologar, ou até a possibilidade de homologar os 2 modelos. Se ela seguir o padrão do ano passado, ela pode homologar apenas o A1586, fazendo com que os modelos comprados nos EUA não fiquem compatíveis com a garantia do Brasil. Mas ela também pode optar pelo modelo americano, A1549, afinal, é o destino maior de brasileiros e turistas imigrantes também. Nesse caso, tanto o 4G e Garantia funcionarão.

Outra grande possibilidade é ela homologar todos,  pois ambos são compatíveis com o Brasil e assim as lojas brasileiras podem importar da America ou Europa/Ásia sem problemas.

Não entendi nada, da pra resumir?

Sim! Tem 2 modelos de iPhone 6 e 2 de iPhone 6+, basicamente um americano e um Europeu de cada. Todos funcionam com o 4G do Brasil. A garantia vai depender de qual ou quais modelos a ANATEL irá homologar. Se ela homologar o Americano, quem compra os novos iPhones nos EUA pode ficar tranquilo com a garantia, já quem comprar na Europa, fique preocupado. Se ela homologar os modelos da Europa, o cenário será o mesmo do iPhone 5s, com os novos iPhones comprados na América do norte ficando incompatível com a garantia.

Agora se ela homologar todos, podem fazer a festa e comprar até na China, literalmente!

Entendeu?


 

Importante!

Eu estou viajando dia 1 de outubro para os EUA, onde pretendo comprar os novos iPhones para fazer um review especial para vocês e escrever um artigo muito legal sobre como comprar iPhone 6/6+ nos EUA, assim como já fiz com o 5s, que ajudou milhares de pessoas.

Com isso, se alguém estiver interessado em um iPhone 6, estarei trazendo sob encomenda, e quem pagar com atencedencia, eu consigo uma cotação de dólar excelente, pois tenho conta lá, o que facilita o envio e menor valor de IOF e outras taxas. Veja tudo nesse artigo especial!