Devo esperar o iPhone 6 ou compro agora um iPhone 5S?

51
30340

Com a chegada do iPhone 6 cada vez mais próxima, muita gente começa a se perguntar o que fazer: comprar agora um iPhone ou esperar a próxima versão, para então se decidir.

Com isso em mente, listamos aqui uma série de fatos e motivos para te ajudar na decisão de compra, já que o iPhone não é um aparelho barato e deve-se pensar bem antes a fim de fazer a melhor compra possível, até porque ninguém tem uma árvore de dinheiro no quintal de casa.

O fato mais importante a ser considerado no iPhone 6 é o seu tamanho: a Apple (muito provavelmente) lançará o próximo iPhone com dois tamanhos de tela diferentes, um de 4.7 polegadas e outro gigante de 5.5 polegadas. E desse fato já sai o primeiro motivo para te ajudar na decisão.

iPhone-6-Sonny-Dickson-front

Tamanho da tela

iphone6-sizes-800x636

Como eu disse, o menor modelo terá 4.7 polegadas. Apesar de ter gente que não gosta da idéia de um iPhone maior, essa é uma mudança que muitos já estavam esperando. O mundo da tecnologia móvel tem mudado bastante, e uma tela pequena como as dos modelos atuais acaba não permitindo que todo o potencial do aparelho seja utilizado em muitas situações.

Se você faz parte do grupo que não quer nem saber e odeia pensar em ter um trambolho gigante nas mãos, então não pense duas vezes e compre logo um iPhone 5S. Na verdade, se quiser esperar o lançamento do iPhone 6 para só então comprar o iPhone 5S, também não será um mau negócio: espera-se que o preço do 5S caia quando o novo chegar, então você pode se beneficiar também.

Caso esteja curioso para saber como será um iPhone maior, para então fazer a decisão, obviamente deve esperar.

Design

iphone_6_release_date

O iPhone 5S é, de fato, um dos (se não o) smartphones mais bonitos do mercado. O visual meio quadrado dele dá um aspecto de moderno e refinado. O iPhone 6 deve trazer algumas mudanças visuais, e o aparelho será mais arredondado, com design similar ao iPod Touch. Uma empresa como a Apple não daria passos para trás fazendo um smartphone com um design pior do que o já temos, então o iPhone 6 deve ser ainda mais bonito.

E com a telona de 4.7 polegadas, espere uma atratividade ainda maior. E ele será ainda mais fino do que o 5S, segundo os rumores.

Preço

Essa é a parte mais sensível da história. Quando o iPhone 5S chegou por aqui, a festa de preços altos bombou, e o aparelho estava custando absurdos 3 mil reais. Uma amiga minha americana estava aqui no Brasil na época do lançamento, e quase caiu dura quando viu o preço do telefone.

O iPhone 6 deve ser caro, e deve custar no mínimo os mesmos 3 mil reais, pelo menos inicialmente. Com o tempo o preço vai baixando, obviamente, mas se você já está querendo um iPhone novo agora, vai ser difícil esperar mais tempo depois que o 6 chegar.

Então, se você está disposto a desembolsar um bom dinheiro quando ele chegar por aqui, não pense duas vezes e espere. Arrependimento é algo que não vai acontecer, com certeza.

Como já mencionei antes, se você não quer saber de uma tela maior e prefere o iPhone com o tamanho atual, também vale a pena esperar pelo novo modelo, porque os preços das versões atuais devem cair um pouco.

Não quero saber do iPhone 6: iPhone 5S, iPhone 5C ou iPhone 4S?

Se não consegui te convencer a esperar o iPhone 6, ainda existem outros pontos a serem considerados.

A primeira dúvida que vem na cabeça de muita gente é entre o iPhone 5S e o 5C. O 5S é o modelo mais avançado da Apple, com um potente processador de 64 bits, além de um outro processador mais fraco (chamado de “coprocessor” para ficar ligado nos sensores de movimento, e outras coisas periféricas) e leitor de impressões digitais. Em curtas palavras, é o que você encontra de mais moderno e ponta de linha em um produto Apple.

Já o iPhone 5C é uma versão de “baixo custo” do iPhone, e tirando a antena do 4G e do Wi-Fi e a traseira de plástico, ele é idêntico ao iPhone 5, nos seus componentes internos.

Então qual dos dois escolher? Bom, teoricamente o iPhone 5C era pra ser mais barato que o 5S, mas na prática a diferença de preço não é tão grande assim. Na loja da Apple, o iPhone 5S básico (16 GB) sai por R$2800. Já o iPhone 5C sai por R$2000, ou seja, 800 reais de diferença.

Na minha opinião, vale a pena você pagar 800 reais a mais para ter um aparelho de última geração. O processador do 5C é o mesmo do 5, lançado em 2012.. Ou seja, em breve já estará três gerações atrasado.

Existe ainda o iPhone 4S, mas na minha opinião comprá-lo é desperdício de dinheiro. Se ele tivesse o mesmo preço que um Moto G, por exemplo, cerca de 700 reais, até valeria a pena. Mas pagar 1300 reais em um aparelho de 2011 é um pouco absurdo. Desembolsando um pouco mais você compra um iPhone 5, ou o próprio 5C. Além do mais, ele só está disponível na versão com 8GB.

Tendo essas informações em mão, imagino que fique mais fácil decidir comprar ou não seu iDevice agora. Lembrando que faltam no máximo 3 meses para o anúncio do novo smartphone da Apple – e há rumores de que ele pode ser anunciado já em agosto. Então, você provavelmente não vai se arrepender de esperar 2 ou 3 meses a mais antes de fazer uma compra, mas vai se arrepender posteriormente caso se precipite agora, e depois ver que valeria mais a pena esperar.