Devo ou não atualizar meu iPhone 4S para o iOS 8?

40
44223

O iPhone 4S é o iPhone mais antigo a rodar o iOS 8, mas existem algumas questões a serem levantadas antes de fazer a atualização. Saiba mais.

Há pouco mais de uma semana atrás, a Apple liberou o iOS 8 para todos os usuários de iPhone, do iPhone 4S em diante e do iPad 2 em diante. Porém, uma questão que tem sido levantada nesses dias é se quem tem o iPhone 4S deve ou não atualizar para a última versão do sistema.

No dia do lançamento do iOS 8, vimos vários artigos na internet falando explicitamente para os usuários não atualizarem seus 4S’s para o novo sistema, principalmente porque o desempenho seria horrível.

Mas então, você deve ou não atualizar seu smartphone? Fizemos uma pesquisa mais a fundo e levantamos os principais aspectos para que você tenha um embasamento para a decisão.

E por que isso é importante? Simples, uma vez feita a atualização, você não poderá voltar para o iOS 7. Isso significa que é uma passagem só de ida, e, se seu iPhone 4S ficar difícil de usar por questões de desempenho, realmente não tem outro jeito a não ser chorar – ou usar um Jailbreak, o que nós não recomendamos.

Vamos, então, listar alguns motivos para você pensar bem se vai ou não fazer a atualização.

1 – Desempenho

Obviamente, esse é o primeiro ponto a ser observado. O desempenho é um dos fatores mais importantes para que você possa usar seu smartphone com decência.

Imagina receber uma mensagem no WhatsApp ou Facebook, e ter que esperar até alguns segundos para poder visualizar, já que o aplicativo demora para carregar. Ou, o inferno de querer tirar uma foto, abrir a câmera e esperar eternamente até que você possa realmente capturar a imagem.

É exatamente isso que pode acontecer com seu o iPhone 4S com o iOS 8.

Isso porque, mesmo o aparelho sendo suportado pelo novo sistema, rodar é uma coisa, rodar BEM, é outra. O hardware do 4S já é bem antigo, de 2011, e o iOS 8 foi feito com hardware mais atualizado em mente, para poder tirar proveito das novas tecnologias.

Então, o iOS 8 vai até funcionar no seu aparelho, mas é bem possível que você tenha MUITA dor de cabeça para usa-lo no dia a dia.

Veja abaixo um vídeo comparando a performance de dois iPhone 4S zerados, um rodando o iOS 7, e outro o iOS 8. A matéria original apareceu no site 9to5mac.

Outros sites de tecnologia também tem comentado o assunto, e muitos afirmam que a diferença de desempenho não é tanta assim (como podemos ver no vídeo).

Porém, lendo os comentários dos usuários, muita gente está tendo problemas infernais para usar o sistema, e esse pode ser o seu caso. Como não é possível fazer o downgrade de volta para o iOS 7, eu não me arriscaria.

Além disso, no vídeo os dois iPhones estão zerados, sem nenhum aplicativo instalado. É de se esperar que funcionem bem. O problema começa quando você passa a instalar outros apps e a realmente usar o aparelho. A memória começa a ficar cheia, serviços rodam no background, e aí você tem seu iPhone lento.

2 – Não é possível fazer o downgrade

Como eu disse antes, a Apple não permite mais você voltar para o iOS 7.1.2, a última versão do iOS 7. Com isso, se você colocar o iOS 8, não tem mais volta!

Se seu iPhone 4S ficar lento e impossível de usar, você não terá outra opção. A única coisa que pode ajudar é limpar tudo, dar um reset de fábrica, e o telefone ficará como se estivesse novo, então deve ajudar um pouco no desempenho porque ele vai estar mais limpo.

Claro que depois de você colocar os seus aplicativos e sair usando, ele vai voltar a ficar lento, talvez não como da primeira vez, mas ainda ficará lento.

Existe a opção do Jailbreak, mas não comentaremos sobre o assunto porque não recomendamos o procedimento.

3 – Recursos

O iOS 8 traz diversos novos recursos, como os widgets e as extensões, AirDrop, TouchID, Handoff e a API do Metal, para games.

Mas, no iPhone 4S, você não poderá usar o AirDrop, TouchID, Handoff e o Metal. Claro que no iPhone 5 e 5C você não poderá usar o TouchID também, porque eles não possuem a tecnologia.

Esses recursos não estarão disponíveis porque eles dependem de hardware, como antenas bluetooth com maiores recursos, wifi mais rápido, o próprio processador, enfim, várias coisas que o 4S não tem.

4 – Tamanho da tela

Pode ser que você não goste da esticada que a Apple deu no iPhone 6 e iPhone 6+, mas infelizmente o iPhone 4S é pequeno demais.

Sua tela tem apenas 3.5 polegadas, e o iOS 8 e seus novos recursos foram feitos para telas maiores.

iphone 4S iOS 8

Primeiro, temos o teclado – as sugestões de palavras ocupam uma linha a mais. Então, quando você for escrever um email ou uma mensagem, mais da metade da tela será ocupada pelo teclado, o que tornará sua digitação bem desagradável.

Segundo, os widgets e as notificações interativas não serão tão praticas assim, porque você vai ter que ficar rolando a tela com muito mais frequência para ter acesso às informações.

Motivos para atualizar

Bom, acima listamos motivos para você não atualizar. Mas, existem também os motivos que você deve levar em conta para decidir atualizar ou não para o iOS 8.

O principal ponto a ser levado em consideração é que, possivelmente, daqui a algum tempo, os desenvolvedores deixem de suportar o iOS 7, obrigando todo mundo a passar para o iOS 8.

Essa medida não seria por capricho, porém, como já existem tantas variações de tamanho (iPads, iPads Mini, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5/5S/5C, iPhone 6, iPhone 6+) realmente fica complicado manter os apps com todas essas variações de tamanho E dando suporte a dois sistemas operacionais.

Apesar do iOs 7 e 8 serem bem parecidos visualmente, muitas características são diferentes, principalmente nos recursos, e como a maioria vai estar usando o iOS 8, seria uma trabalheira desnecessária manter o suporte para o iOS 7.

Mas quanto a isso, o remédio é simples. Deixa o iOS 7 por enquanto, até você não poder mais usar ele e for “obrigado” a atualizar para o iOS 8. No fim das contas você só terá a ganhar com isso.

Outro ponto é sobre o desempenho. Como muitos usuários estão reclamando do desempenho após atualizar seus iPhones 4S, é possível (e esperado) que a Apple melhore a velocidade do iOS 8 nas próximas atualizações. Muita gente já notou uma certa diferença entre o iOS 8.0.0 (o primeiro), com a nova versão, o iOS 8.0.2, que a Apple liberou esses dias para corrigir os bugs das versões anteriores.

Então, se daqui a uns 3 meses você não tiver outra alternativa se não migrar para o iOS 8, pode ser que as coisas já estejam mais calmas, o sistema mais estável, e que você não tenha tantos problemas assim.

Com isso, espero que você tenha mais informações para decidir se vai atualizar ou não. Lembrando que a maioria dos assuntos discutidos aqui valem também para o iPad 2, principalmente na questão do desempenho.

Minha recomendação pessoal é que você não atualize agora e marque um 10 (espera um pouco). Para o iPhone 4S, realmente não tem muita novidade, então se você quer evitar dor de cabeça, não instale o iOS 8 agora.

Mas, caso você queira porque queira colocar o iOS 8 para conhecer os novos recursos, siga nossos tutoriais:

Quer saber de tudo o que rolou essa semana? Então leia nosso Resumo da semana: iPhone 6, bendgate, iOS 8 e mais. Não deixe de ler também nossas matérias sobre o iPhone 6 e o iPhone 6+: