Evernote para iPhone – Notas, cadernos e etiquetas

1
4417

Olá amigos do iPhoneDicas. Estamos aqui mais uma semana graças ao meu Evernote que me lembrou com um lembrete que temos um artigo sobre ele às quinta-feiras. Vamos lá então. No primeiro artigo da série contamos o que é o Evernote, e nesse segundo artigo vou ensinar a vocês como funciona o aplicativo em si, suas funções e como organizar as suas notas.

[separator type=”line” /]

Você já baixou o app do Evernote em seu iPhone? Caso não tenha instalado não espere mais e faça o download gratuitamente agora mesmo, ele é fundamental para a nossa série.

‎Evernote
‎Evernote
Developer: Evernote
Price: Free+
[separator type=”line” /]

A primeira pergunta que surge na cabeça das pessoas é: O Evernote é gratuito? Ou é pago? As duas coisas. Explico. O Evernote se encaixa em uma nova categoria de serviços que são conhecidos como Freemium, ou seja, oferecem versões simples com funcionalidades básicas de graça e alguns serviços mais elaborados e com mais recursos cobrando um valor. Este é o caso do Evernote.

As duas versões são muito boas, mesmo a gratuita atende bem um iniciante. Utilizei por bastante tempo a versão free e somente mudei para a Premium com uma ajudinha de minha operadora celular que, em uma parceria com o Evernote, me concedeu um ano de assinatura gratuita. Você pode assinar a versão Premium por R$ 10,00 mensais ou realizar uma assinatura anual de R$ 90,00. Ao explicar as funcionalidades darei destaque a diferença entre as versões.

Assim como disse no primeiro artigo da série, darei ênfase aqui a utilização para iPhone, no meu caso iPhone 5s (mas funciona em todas as versões) e as funcionalidades disponíveis para iOS. Para gerar uma conta basta um cadastro simples que pode ser feito pelo próprio iPhone. Ao ativar sua conta você será direcionado para a tela inicial do Evernote para iPhone que ficou muito elegante e clean após  update do iOS7.

iphone_evernote_inicial

Estrutura

A estrutura inicial do Evernote é separada em Notas e Cadernos. As notas funcionam como uma página de caderno ou de um bloco de notas. É nela que você incluirá todo o texto, anotação ou quaisquer informações. Você poderá editar seu texto utilizando as ferramentas parecidas aos de um Word, facilitando assim o entendimento de como utilizá-las.

Barra de ferramentas evernote

Agora como o Evernote salva as notas de forma cronológica, ou seja, sempre colocando na frente as notas mais recentes e aliado a isso possui um poderoso sistema de busca, que falaremos a respeito em um artigo futuro, muitos usuários não veem a necessidade de organizar as notas, mas caso você seja como eu, que utilizou os sistemas Windows por muito tempo, você pode sentir a necessidade de separar as suas notas em Cadernos. Isso é possível e uma das formas de organizar o seu conteúdo por assuntos. Todas as notas vão para um caderno padrão identificado com Primeiro Caderno. Você pode mante-las ali ou a qualquer momento arrastá-las para outros cadernos conforme a sua necessidade. Você pode ter até 250 cadernos em sua conta. 

Uma outra forma de organizar e marcar as notas é usando as Etiquetas também conhecidas como Tags. Com as etiquetas você pode rapidamente buscar todas as notas que estão etiquetadas com o mesmo assunto. Eu utilizo para identificar as listas de supermercado que monto. Eu busco pela etiqueta “Mercado” e o Evernote me retorna todas as listas salvas. Eu comparo as ultimas e faço uma nova lista. Você pode colocar quantas etiquetas quiser em cada nota e você vai ver ao longo dos próximos artigos que elas terão 1001 utilidades.

Dentro de cada nota você pode escrever textos, fazer listas, check lists, incluir fotos, imagens, arquivos de word, excel, powerpoint e PDF. Pode ainda salvar arquivos de áudio, que podem inclusive serem gravados diretamente do seu iPhone. Isso é muito util para gravar uma aula ou alguma reunião onde você não quer perder detalhes do assunto.

Para finalizar nosso artigo de hoje uma das grandes dúvidas é: Quanto de espaço tenho disponível para salvar minhas notas? E a resposta é a primeira grande diferença dos tipos de usuários. O Evernote não cobra por espaço armazenado e sim por upload de nota em forma de cotas mensais, ou seja, todo mês cada usuário tem uma cota de utilização para incluir ou realizar a manutenção de cotas.

Mas como funciona isso?

Toda vez que uma nota é editada ela é recarregada e contabilizada em sua cota. Isso ocorre toda vez que você edita uma nota ou quando você inclui um arquivo, grava um áudio ou realiza alguma alteração em uma imagem. Um usuário gratuito possui uma cota mensal de 60MB enquanto que o Premium tem 1GB por mês. Como essa cota é mensal, toda virada de mês seu espaço zera e você pode voltar a fazer uploads. Não há acumulo de um mês para o outro em caso de não utilização de toda a cota, mas o mais bacana é que não há limites de armazenamento de longo prazo fazendo com que informações incluidas fiquem em sua conta para sempre, sem a necessidade de administrar o espaço ou apagar informações para enviar novas.

É isso mesmo, como falamos anteriormente, o Evernote te ajuda a lembrar de tudo e muito mais. Fique ligado no iPhone Dicas que semanalmente publicaremos artigos mostrando ainda mais utilizações deste aplicativo com seu iPhone e não deixe de comentar e compartilhar esse artigo. Até a próxima.