Uma implementação bem sutil e não mencionadas nas notas do iOS 15.2 é um recurso que reconhece e registra peças reparadas no dispositivo, informando se são originais ou falsificadas. Isso é ótimo para evitar, por exemplo, fraudes em negociações de aparelhos usados.

Histórico de Peças e Serviços no iPhone

Vale notar que a Apple já vem adicionando, aos poucos, as funcionalidades que detectam alterações de componentes do aparelho. Como exemplo, podemos mencionar o MacMagazine, onde mostram sobre a detecção de bateria, tela e câmeras.

A nova seção, que se chama “Histórico de Peças e Serviços”, aparecerá em Ajustes » Geral » Sobre. Entretanto, apenas se o iPhone já passou por algum reparo/substituição dos componentes, caso contrário, ficará invisível.

De acordo com a Apple, esses dados estarão disponíveis nos modelos de iPhone compatíveis, que são a partir do XR, da seguinte forma:

  • iPhones XR, XS/XS Max, SE 2ª geração e posteriores » informações sobre bateria, se substituída;
  • iPhones 11, 12 e 13 (todas as variações) » informações sobre bateria e tela, se substituídas;
  • iPhones 12 e 13 (todas as variações) » informações sobre bateria, tela e câmera, se substituídas.

Sendo um serviço de reparo realizado diretamente numa Apple Store ou por um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP), aonde apenas peças e ferramentas originais da empresa são utilizadas, a informação aparecerá como “Peça Genuína da Apple“. Além disso, terão outras informações complementares como a data de realização do serviço.

A outra opção aparecerá como “Peça Desconhecida“, caso a instalação esteja incompleta. E, também, se foi utilizado um componente que não é original, se já foi instalado num outro iPhone ou se não estiver funcionando corretamente.

Há uma página específica sobre este assunto no site da Maçã. Sobretudo, a empresa afirma que essas mensagens de aviso não impedem a capacidade de uso do iPhone.

Por fim, ressaltamos aqui a importância de realizar reparos apenas de forma oficial, sendo diretamente na Apple ou numa autorizada através do agendamento no site ou aplicativo Suporte da Apple. Inclusive, temos um artigo aqui no iPhoneDicas que ensina a agendar um suporte corretamente para seus dispositivos da Maçã.


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃