iPhone 4 e 4S lento demais no iOS 7? Acelere o seu agora mesmo!

17
52093

Reconheço! Com o iOS 7, as palavras iPhone muito lento virou trend no twitter. Muitos usuários de iPhone, principalmente 4 e 4S reclamaram. Eu era usuário de um iPhone 5s, mas fui roubado e voltei para o meu 4S (ainda bem que não tinha vendido), mas para minha surpresa (e raiva!) quando restaurei o backup no iOS 7 está(va) muito lento (quantos parênteses!) e confirmei tudo. Mas fiz experiências e com algumas medidas tornei meu iPhone 4S rápido novamente, na medida do possível.

Veja esse artigo e turbine seu iPhone em 10 segundos!

iPhone lento? Não mais!

Primeiramente vocês tem que entender que o iOS 7 nunca vai rodar 100% fluido no iPhone 4 ou 4S, pois ele foi feito pensado no iPhone 5, 5c e 5s. Então, tudo que vocês irão fazer, irão melhorar o desempenho, mas não podemos comparar com um iPhone de última geração.

As dicas a seguir podem ser seguidas completamente, ou apenas algumas delas, dependendo da sua necessidade. O ideal antes de ler é que você veja esses nossos artigos (link 1 e link 2) sobre travamentos, e se o problema for bateria leia esses (link 1 e link 2). Vamos lá:

Redefina todos os ajustes

Essa é uma dica da própria Apple, e tem uma lógica interessante. Se você migrou do iOS 6 para o 7, os ajustes do seu iPhone estão “focados” para o iOS 6, então o ideal é que você os resete para os padrões de fábrica. Com isso você irá perder todos os ajustes no iPhone, brilho, fundo de tela, música de toque, porém NENHUM conteúdo será apagado, apenas os ajustes voltarão aos padrões.

redefinir-ajustes-ios-7-iphone - iPhone lento demais no iOS 7? Acelere o seu agora mesmo! | iPhoneDicas

Para fazer isso vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes. Após isso seu iPhone irá reiniciar e as configurações voltarão aos padrões. Você notará uma boa “turbinada” no seu iPhone.

Desativar atividades em 2º plano

Com o iOS 7, finalmente a Apple liberou uma função para os aplicativos buscarem atualizações em seus sistemas mesmos se não tiverem abertos. Mas adivinhem, esse recurso consome muita memória e processamento e bateria (como a própria imagem diz), algo que o iPhone 4 e 4S não tem muito, por isso, se você não liga para essa função e também quer poupar bateria, desative-a.

deixando o iphone 4 mais rápido no iOS 7, restaurar ajustes - iPhone lento demais no iOS 7? Acelere o seu agora mesmo! | iPhoneDicas

Para desativar as atualizações e atividade já em Ajustes >Atualização em 2º plano e desative, assim como na imagem acima.

Fechar aplicativos em definitivo

Sabe quando você fecha um aplicativo e abre outro, então, o primeiro aplicativo continua ali aberto secundariamente, e mesmo com toda a tecnologia multitarefa presente no iOS 7, o aplicativo ainda vai consumir memória e processamento. Por isso é ideal que de vez em quando você feche os aplicativos de sua multitarefa.

fechar-aplicativos-ios-7-iphone - iPhone lento demais no iOS 7? Acelere o seu agora mesmo! | iPhoneDicas

E no iOS 7 isso ficou ainda mais fácil e bonito. Pressione 2x o botão Home e “jogue” o aplicativo para cima (swipe para cima). O aplicativo vai sumir e você vai ter fechado ele definitivamente. Agora ele não consome nenhuma memória, processamento e bateria também.

Gerencie o espaço do seu iPhone

Essa dica é preciosa e acontece sem ninguém perceber. Tem vezes que o iPhone fica muito lento, até mesmo o iPhone 5s, mas não tem nada haver com o iOS 7 ou modelo do iPhone, mas sim com o HD do iPhone quase completamente lotado de coisas! Assim como em computadores e Mac, os HD também são usados para cache, inclusive de memória, mas quando ele está cheio, tudo começa a travar e ficar lento.

armazenamenteo-e-espaco-ios-7-iphone - iPhone lento demais no iOS 7? Acelere o seu agora mesmo! | iPhoneDicas

Para você verificar se isso está acontecendo com você vá em Ajustes > Geral > Uso e espere carregar (pode demorar!). Logo depois você verá a lista de aplicativos que estão ocupando mais espaço em seu iPhone.

Alguns chegam a ser impressionantes, como o Facebook, que pesa apenas 90mb, mas tem mais de 330mb de cache nesse exemplo. Não existe uma forma de excluir esse cache separadamente, você terá que remover todo o aplicativo. E no novo iOS da Apple você pode fazer isso clicando em cima do nome do app que irá aparecer uma opção “Apagar o Aplicativo”. Se esse é o seu desejo, faça isso.

Aprenda a usar melhor a sua memória. Apague fotos desnecessárias, vídeos antigos e sem serventia. Use a tecnologia da nuvem como o Dropbox e outros. Aplicativos que não usa a meses? Apague!

Considerações finais

Mercado é mercado. Não pensem que a Apple não irá forçar a você a trocar de iPhone, desenvolvendo sistemas mais pesados para iPhones mais antigos, pois ela faz exatamente isso. Mas pelo menos ela faz melhor que a concorrência, pois o iPhone 4, lançado a vários anos atrás está com a última versão de iOS, já um Galaxy S2 não pode dizer o mesmo do Android.

Espero que com essas dicas, a discrepância entre o sistema e o hardware do seu iPhone 4, 4s ou outros tenha sido diminuída. Você ainda está com problemas? Pergunte! Terei o imenso prazer em responder, agora se esse artigo foi muito útil, não seja egoísta e compartilhe com o seu amigo na mesma situação!

#Plus

Mais umas dicas extras para nossos leitores:

[st_unordered listicon=”warning”]
  • Ajustes as suas notificações ~> Se diminuir o número de notificações, pode também ter ganho de desempenho. Vá em Ajustes > Central de Notificações e desative algumas.
  • GPS e serviço localização ~> Não está usando, então desligue! Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. de localização e desative os apps que não usa.
[/st_unordered]