iPhone muito quente? Veja o que está acontecendo e o que pode ser feito

85
280147

Uma dúvida muito frequente entre os usuários de iPhone é – iPhone muito quente é normal? – A resposta é sim, mas depende de qual temperatura estamos falando e em quais condições isso acontece. O iPhone, mesmo com muita nano tecnologia embutida, nada mais é do que um pequeno computador, mas não possui um sistema de resfriamento como os existentes nos PCs. Por isso é normal que ele fique quente, principalmente em alguns casos.

O que pode fazer o iPhone ficar quente?

Essa é uma pergunta clássica de nossos leitores. O simples fato de estarmos utilizando o iPhone já é uma justificativa para ele elevar a sua temperatura, pois todos os seus componentes internos são metálicos e transmitem muito calor. Porém é muito mais comum ele esquentar quando estamos fazendo algumas coisas no iPhone, tais como:

  • Uso de jogos ou aplicativos que usem muito a placa gráfica do iPhone
    • Jogos como o Infinity Blade, Real Racing 3 exigem bastante da placa gráfica do iPhone, por isso é normal que esquente quando estão sendo utilizados. Assim como programas com o AutoCAD para iPhone também exigem tanto da placa gráfica quanto do processador.
  • Uso contínuo do GPS
    • Usar os aplicativos Waze, TomTom, Sygic, Mapas e Google Mapas é um “prato cheio” para esquentar o iPhone. São aplicativos que consomem muita bateria e processador, além da antena de GPS, por isso costumam deixar o iPhone quente enquanto está sendo usado ou em 2º plano.
  • Carregar o iPhone
    • Essa é clássica nas perguntas e é verdade, carregar o iPhone, tanto na tomada quanto em capas de bateria, pode esquentar o iPhone, pois você está colocando carga na sua bateria, o que é um processo que gera calor, por isso fica quente. Acontece muito de estarmos carregando e fazendo outra coisa no iPhone, como jogando, GPS ou navegando, com isso somasse 2 fatores e ele esquenta ainda mais.
  • Usar muitos programas em 2º Plano
    • Com o iOS 7, a Apple permite que alguns aplicativos continuem sendo executados em 2º plano, o que pode fazer com que 2 ou 3 apps que consumam processamento fiquem ligados ao mesmo instante e esquente o iPhone.
  • Ligações longas
    • O fato de você está falando ao celular não é o suficiente para o iPhone esquentar, porém, se em 2º plano algum aplicativo estiver consumindo memória  e processador, isso pode acontecer.
  • Filmar por longo período
    • Isso aconteceu comigo em uma viagem. Filmei por 20 minutos consecutivos e o iPhone esquentou. Isso é normal, pois filmar é algo que exige muito processamento, então filmar por um longo período também pode deixar o iPhone quente.

É normal o iPhone esquentar nas ações acima, e as temperaturas podem variar de 0º a 35º. Quando a temperatura começar a exceder esse limite, o iPhone começa a fazer auto ajustes para diminuir a temperatura, como diminuição da luminosidade, limitar o uso do flash da câmera e etc. Porém se a temperatura passar de 45º você é impossibilitado de mexer no seu iPhone e um aviso aparece.

iPhone muito quente (super aquecimento)

Se seu iPhone fica muito quente, acima dos 45º, o aviso abaixo aparece na tela inicial do seu iPhone, impossibilitando a sua utilização (fica apenas a função de ligar para emergências).

iphone muito quente - aviso de super aquecimento

É uma imagem “forte” para um dono de iPhone, parece que seu queridinho vai derreter. Mas não se preocupe, ele vai voltar ao normal. Isso geralmente acontece em lugares quentes (ex: perto de um forno enquanto você cozinha) ou quando fica exposto muito tempo ao sol (ex: na praia, dentro do carro, no vidro do carro quando usado como GPS).

Com o calor externo muito grande e sua superfície de metal, o iPhone esquenta demais, por isso aparece o aviso. Mas ele serve exatamente para que você não utilize o iPhone, para que ele se resfrie e volte ao normal.

O que fazer quando ele esquenta

Você deve parar com a causa do problema. Se está jogando a muito tempo, dê uma pausa, ficou exposto ao sol, tire do sol. [st_highlight background_color=”#ffab00″ text_color=”#444444″]NÃO TENTE RESFRIÁ-LO colocando na geladeira, com gelo ou coisa do tipo. No máximo fique em uma sala ou ambiente mais frio. Pois se tentar resfria-lo muito rápido você pode condensar água dentro do iPhone e causar danos permanentes.[/st_highlight]

Portanto, se acalme, seu iPhone não deve estragar se ficar quente, apenas o esfrie de forma natural e gradual.

Se o iPhone está esquentando sem causa específica e constantemente, tente restaurar todos os ajustes (Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes), caso ainda continue, procure a assistência da Apple (Link).

O que fazer para o iPhone não ficar quente?

[st_unordered listicon=”success”]
  • Mantenha sempre seu iPhone atualizado.
  • Muito cuidado com o Jailbreak, pois ele pode causar super aquecimento.
  • Enquanto seu iPhone está carregando, tente não utilizá-lo.
  • Não o coloque em lugares quentes.
  • Não exponha ao sol.
  • Use sempre carregadores originais.
  • De vez em quando, feche os aplicativos em segundo plano.
[/st_unordered]

Considerações Finais

Mesmo com muita tecnologia empregada na fabricação, o iPhone e todos os smartphones hoje em dia esquentam. Quanto mais antigo o modelo, mais esquenta. Você usuário do iPhone, não pode se desesperar, e tem que tomar cuidado para não deixar o iPhone no sol, pois o iPhone não foi feito para ficar na água ou no sol.

Isso já aconteceu com você? Conte sua experiência abaixo nos comentários.