Dentre os  milhares de recursos existentes no iOS, o Não Perturbe é um dos mais simples e eficientes que existem. Inclusive, está presente desde o iOS 6. Contudo, muitos donos de iDevices ainda não o conhece muito bem. E, assim, até confundem o Não Perturbe com o modo silencioso.


Conhecendo o Não Perturbe…

Esse recurso serve basicamente para silenciar todas notificações, alertas e ligações. Porém, diferentemente do modo silencioso, o Não Perturbe não só silencia, como também corta a vibração e impede que a tela do dispositivo acenda.

Sobretudo, alarmes definidos no app Relógio não são silenciados; irão tocar normalmente.

Como ativar o recurso?

A maneira mais rápida é pela Central de Controle. Basta tocar no ícone de lua crescente não perturbe para silenciar todas as notificações com o Não Perturbe. Para desligar, é só fazer o mesmo.

Também há algumas opções para ativar temporariamente o recurso, e ele se desligar sozinho. Para isso, basta pressionar o ícone não perturbe com um pouco de força (ou tocar e segurar, nos aparelhos que não têm 3D Touch).

Assim, o iOS exibe opções pré-definidas dentro do Não Perturbe:

  • Por 1 hora: as notificações serão silenciadas por um período de uma hora.
  • Até esta noite/Até amanhã de manhã: as notificações serão silenciadas até a noite; ou silenciadas durante a noite, voltando no dia seguinte ao amanhecer.
  • Até eu sair desta localização: o iOS reconhece o local em que o iPhone se encontra, e, assim, desativará as notificações até que reconheça uma localização diferente.
  • Até o fim deste evento: esta opção aparece caso tenha adicionado um evento ao calendário com horário determinado. Se ativá-la no período do evento, ela se desligará sozinha após o fim dele.

Quando o Não Perturbe está ativado,  um aviso é exibido na tela de bloqueio e na Central de Notificações para lembrar o usuário:

Como configurar em Ajustes

Em Ajustes » Não Perturbe há mais opções de configuração do recurso. A primeira opção é apenas para ligar ou desligar o Não Perturbe, assim como mostrado mais acima, pela Central de Controle.

Você pode, se quiser, ter as notificações e ligações silenciadas num determinado período. Para isso, ative a opção Agendado e defina um horário. Dessa forma, o recurso se ativará e desligará sozinho durante o período escolhido.

Caso você tenha configurado o recurso Hora de Dormir no app Relógio, poderá mesclar o Não Perturbe com ele, ativando a opção. Desta forma, as ligações e notificações serão silenciadas e depois mostradas em ‘Durante a hora de dormir’ na Central de Notificações até que seu período termine.

Em Silenciar, você pode escolher se quer as notificações e ligações silenciadas sempre ou apenas quando o aparelho estiver bloqueado.

Em Permitir ligações de, você escolhe se determinadas ligações não serão silenciadas. As opções são: permitir ligações de todos, de ninguém, de contatos marcados como favoritos, ou de grupos de contatos (caso tenha).

Com a opção Ligações Repetidas ativada, se uma mesma pessoa ligar mais de uma vez dentro de 3 minutos, a segunda ligação não será silenciada.


Não Perturbe ao Dirigir

No iOS 11, a Apple implementou uma espécie de opção extra do recurso, chamada Não Perturbe ao Dirigir. Ele tem o objetivo de diminuir um dos principais causadores de acidentes de trânsito, que é o uso do telefone ao volante.

Primeiramente, assim como o Não Perturbe, o iPhone fica silencioso e a tela escurecida. Porém, alertas de emergência e do app Relógio serão exibidos normalmente. Além disso, para desbloquear a tela e usar o iPhone, você precisa tocar na opção Não Estou Dirigindo para desativar o recurso.

Ligações não serão silenciadas se forem de seus Favoritos, repetidas ou se o iPhone estiver conectado ao sistema bluetooth do carro (nesse caso ela é reproduzida na multimídia do veículo).

Já com SMS e iMessage, se a pessoa precisar realmente falar contigo, basta enviar uma mensagem com a palavra “urgente“. Ela passará pelo Não Perturbe e você será notificado.

Adicionando o atalho à Central de Controle

Adicione o atalho em Ajustes » Central de Controle » Personalizar Controles, toque no sinal ‘+‘ ao lado de Não Perturbe ao Dirigir. Dessa forma, você poderá ligar ou desligar o recurso pela Central de Controle, tocando no ícone ícone do Não Perturbe ao Dirigir.

Como configurar em Ajustes

Em Ajustes » Não Perturbe, no final na tela, há a seção dedicada ao recurso.

Inicialmente, há a opção Ativar. Nela, você escolhe quando o Não Perturbe ao Dirigir deve ser ligado.

  • Automaticamente: nessa opção, o sistema deduz que você está no carro baseado na movimentação/velocidade de deslocamento do iPhone.
  • Quando Conectado ao Bluetooth: o recurso é ativado quando o dispositivo se conecta ao sistema viva-voz do carro.
  • Manualmente: nessa opção, você precisará ativar o recurso manualmente pela Central de Controle, através do atalho.

A segunda opção, Resposta Automática Para, você escolhe quem receberá uma mensagem de resposta caso lhe envie mensagens quando o Não Perturbe ao Dirigir estiver ativado.

Por fim, na terceira opção, Resposta Automática, você pode personalizar a mensagem que será enviada automaticamente.


Em suma, este artigo não foi suficiente para tirar suas dúvidas? Ou esquecemos de pôr alguma informação importante? Pergunte, comente, sinta-se à vontade para esclarecer suas interrogações conosco.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no TwitterInstagram, Facebook e Telegram.