iPhone 6: saiba tudo parte 2

2
10583

O iPhone 6 está mais perto do que nunca, mas, você sabe tudo o que ele terá de novo? Clique e saiba mais sobre a tela maior, câmera aprimorada e muito mais.

Tradicionalmente, a Apple anuncia o iPhone do ano em setembro, então o mais provável é que esse seja o mês da chegada do tão esperado smartphone.

Há algumas semanas fiz uma coletânea de tudo o que se sabia até a data sobre o iPhone 6, porque fica difícil acompanhar tudo e a gente acaba se perdendo na infinidade de leaks que aparecem todos os dias.

1mp_iphone6_render_standing

Como já passou um certo tempo, fizemos agora uma segunda coletânea, com informações atualizadas. Alguns rumores ficaram mais fortes, outros saíram da lista e novas coisas apareceram também.

Vamos explorar aqui os principais aspectos: tamanho (possivelmente de 4.7 e de 5.5 polegadas), design, tela de safira, câmera turbinada e mudanças no design.

Design do iPhone 6

Várias imagens tem surgido por aí na internet mostrando modelos e moldes do novo iPhone. O que mais tem aparecido é o modelo de 4.7 polegadas.

O ponto principal é que ele terá um visual mais arredondado, parecido com o do iPod Touch. E será mais fino do que o iPhone 5S também – e segundo relatos, o mais fino da história da Apple. O novo aparelho terá entre 5.58 a 6.1 mm de espessura, segundo os moldes, contra 7.6 mm do iPhone 5S.

Outro ponto importante é o botão de ligar/desligar, que tradicionalmente fica no topo do aparelho: ao que tudo indica, ele será deslocado para o lado direito. A mudança faz todo o sentido, já que, com o aumento do tamanho, será difícil alcançar o mesmo lá em cima só com uma mão.

Botao-bloquear

E sobre os botões de volume, os leaks sugerem que eles não serão mais redondos, e sim mais compridos, como no iPad.

botoes-volume

O Touch ID (leitor de impressões digitais) terá algumas mudanças visuais discretas, com o anel cromado mais proeminente, e em algumas imagens ele aparece até meio amarelado.

Os dois modelos (4.7 e 5.5 polegadas) serão quase idênticos visualmente, segundo os leaks. A única diferença notável entre eles deve ser o tamanho mesmo, obviamente.

Sobre as cores, espera-se que a Apple mantenha as cores do iPhone 5S: prata, cinza espacial e dourado.

cartao-sim-cores

Tela

iPhone de 4.7 polegadas

Segundo um infográfico queu está circulando pela internet, a tela de 4.7 polegadas é dada como 100% de certeza. E além disso, todos os leaks de imagens, moldes e componentes de tela também referem-se ao tamanho de tela em questão.

Então não tem jeito, se você não quer um iPhone maior, vai ter que se contentar com o iPhone 5S, que deve continuar a venda para esse público.

iPhone de 5.5 polegadas

iPhone-5.5

Espera-se também que a Apple lance um iPhone maior, e existem rumores de que ele se chamará iPhone Air (uma alusão ao iPad Air, provavelmente).

Segundo algumas fontes, a Foxconn confirmou que está produzindo a tela de 5.5 polegadas.

Mas as informações sobre o modelo são problemáticas e confusas. O que tem circulado por aí ultimamente é que ele deve chegar só no final do ano, a tempo das festas de natal. Aparentemente a Apple está tendo problemas em adaptar a bateria e a tela maior aos componentes do iPhone.

Lançamento e preços

A Apple está se preparando para o maior lançamento do iPhone da história, e encomendou entre 70 e 80 milhões de aparelhos aos fabricantes (que ficam em Taiwan, China e outros países da Ásia, caso você não saiba, ou seja, não é a Apple quem os fabrica).

O que é quase certo é: a Apple deve anunciar os dois modelos no dia 19 de setembro. O iPhone de 4.7 polegadas deve chegar às lojas logo em seguida, mas só poderemos colocar as mãos no de 5.5 polegadas no final do ano ou até mesmo no começo do ano que vem – triste, quero um desses.

Bom, o rumor sobre o atraso na chegada do iPhone maior é o que mais tem circulado, mas essa matéria no TechnoBuffalo, e que é baseada em um reporte de um jornal chinês, pode ser que os dois cheguem ao mesmo tempo.

Sobre os preços, o mais provável é que a Apple mantenha o preço do modelo de 4.7 polegadas igual ao do iPhone 5S: 649 dólares pelo modelo mais básico, de 16 GB.

Alguns rumores sugerem que a empresa lançará somente modelos de 32 e 64 GB, deixando de lado o de 16 GB, mas que o preço será o mesmo – boa notícia, se for verdade.

Sobre o iPhone de 5.5 polegadas, pouco se sabe sobre o preço. Porém, recentemente, a Amazon deixou vazar uma página anunciando o iPhone 6, e lá aparecia um amargo e salgado preço de 1380 dólares. Obviamente a Amazon retirou a página do ar, mas temos um screenshot:

Amazon

Então é isso: pode esperar um anúncio para setembro, mais especificamente no dia 19. Mas as vendas vão demorar mais um pouco.

Especificações de hardware

Para o modelo de 4.7 polegadas, espera-se que a densidade de pixel seja na faixa dos 400 ppi (pixels por polegada, em inglês). O iPhone 5S tem 326.

Os novos rumores sugerem que ambos os modelos virão com um sistema de vibração avançado que proporcionará o haptic feedback, uma vibração de intensidade variada, o que permite criar jogos e aplicativos muito mais imersivos – imagine um jogo de corrida (Real Racing 3), que quando você sai da pista ou passa por uma irregularidade, o aparelho treme de acordo com o movimento do carro.

O iPhone de 5.5 polegadas deve ter uma resolução maior para manter uma densidade de pixels parecida com a do modelo menor. Algumas fontes sugerem uma resolução Quad HD (1440 x 2560 pixels), para fazer frente ao LG G3 e similares, mas pouca coisa se sabe.

A tela de safira é quase que certeza também. O material é muito mais resistente a arranhões do que o vidro da Corning (Gorilla Glass), e teoricamente é inquebrável – se bem que teve gente que postou vídeo na internet quebrando o material. Mas com certeza será muito mais difícil de danificá-lo.

Câmera

Os principais concorrentes da Apple tem colocado câmeras bem potentes nos seus smartphones, com o Galaxy S5 tendo 16 megapixels.

É bem provável que a empresa mantenha os mesmos 8MP presentes no iPhone 5S, mas algumas fontes sugerem que o número possa ser maior, chegando a 10 MP.

Tem gente que fala que a câmera do iPhone é ruim e que o telefone é uma porcaria porque os números, em comparação com os concorrentes, são normalmente menores. Então não se desespere que a câmera, se tiver “apenas” 8 megapixels, será MUITO boa. O negócio é que o número de megapixels não é o único fator a ser levado em conta na qualidade de uma câmera. E os sensores que capturam a luz para fazer a foto presentes no iPhone são um pouco maiores, então no fim das contas a qualidade da imagem é semelhante.

A informação que circula por aí é que o aparelho terá um sistema de estabilização óptica de imagem, o que proporciona fotos melhores principalmente em movimento. Mas algumas fontes sugerem que o recurso estará presente somente no modelo de 5.5 polegadas. O de 4.7 polegadas terá um sistema eletrônico, para economizar espaço e custos de produção, além de deixar o aparelho mais fino.

Processador

Alguns rumores sugerem que teremos um processador A8 de 2.6 GHz no iPhone 6. Tendo em vista que o iPhone 5S é extremamente potente mas seu processador roda a 1.3 GHz, é pouco provável de que a Apple aumente tanto o clock do chip.

Pelo menos uma coisa é certa, ele será bem mais potente do que o iPhone 5S.

Bateria

A bateria sempre foi o calcanhar de Aquiles do iPhone. O meu iPhone 5 mal consegue passar pela metade do dia sem precisar ser recarregado.

A bateria do iPhone 5S tem uma capacidade bem inferior aos concorrentes, e espera-se que a Apple coloque uma bateria maior na próxima versão. O 5S tem cerca de 1560 mAh, e o modelo de 4.7 polegadas deve ter entre 1800 e 1900 mAh.

Uma imagem vazada pelo site Cult of Mac mostra uma suposta bateria do iPhone 6 de 4.7 polegadas com 1810 mAh.

Batterie-iPhone-6-1

Isso não é necessariamente uma boa notícia porque não significa que a mesma durará mais: como a tela será maior, o consumo de energia também vai aumentar.

O modelo de 5.5 polegadas pode ter uma bateria de 2500 mAh, o que pode proporcionar um uso mais longo. Só que caímos no mesmo porém do tamanho da tela.

Para efeito de comparação, o LG G3 tem uma bateria de 3000 mAh (mesmo tamanho de tela), e o Galaxy Note 3 tem uma gigantesca bateria de 3200 mAh.

É possível, também, que o iPhone 6 tenha a função de recarga sem fios.

NFC e 4G mais rápido

Os aparelhos Android e alguns Lumias já possuem a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a transferência de dados entre dois dispositivos de uma maneira mais simples do que o Bluetooth. Na verdade ele utiliza o bluetooth, mas basta você encostar dois aparelhos um no outro e a mágica se faz.

O iOS tem o Airdrop, que pelo menos pra mim é um pé no saco porque as vezes demora para aparecer o outro aparelho que se quer enviar um arquivo.

Caso seja verdade, o NFC do iPhone 6 servirá para facilitar sistemas de pagamento sem fio, provavelmente integrando a tecnologia do Touch ID para fazer compras seguras.

Esse recurso será coisa forte lá nos EUA e talvez Europa, mas não espere sistemas de pagamento usando o NFC aqui no Brasil.

Espera-se também que o aparelho virá com a nova versão do LTE, chamado de Categoria 6, o que proporcionará velocidades de download de até 300 Mbps, teoricamente, claro. Como tudo depende da operadora, também não se anime muito. O 4G do iPhone 5S é capaz de velocidades de até 150 Mbps, mas o 4G da Vivo aqui no Rio de Janeiro oferece meros 10 Mbps – é rir para não chorar :D.

Áudio em HD

A Apple comprou a Beats recentemente, e todo mundo começou a se perguntar quais serão os frutos dessa aquisição.

Existem algumas possibilidades: a primeira são novos fones de ouvido com qualidade de áudio em HD, e essa é a mais provável, pelo menos para o futuro próximo, porque a empresa não teve muito tempo para absorver as tecnologias da Beats.

Alguns rumores apontam que o iPhone 6 poderia não vir com a entrada para fones de ouvido padrão, e em seu lugar utilizar a porta Lightining. A idéia por trás disso é possibilitar a reprodução de áudio de alta qualidade, mas essa não seria uma boa notícia para nós consumidores, porque até o mercado se ajustar, seria difícil encontrar fone de ouvido compatível.

E o iOS 8 também deve trazer melhorias no suporte a músicas de alta definição, e a loja do iTunes será atualizada para permitir o streaming de áudio em HD.

E já que você gosta de ouvir música no celular, pode conferir essa dica sobre streaming, e mais essa sobre como usar seus fones de ouvido, confira!

iOS 8

Obviamente o iPhone 6 virá com o iOS 8, que trará consigo várias melhorias em relação ao iOS7.

Não vou listar tudo o que o iOS 8 vai ter de novo aqui, porque vai fugir do foco da matéria, mas vou falar rápidamente:

  • Melhorias no multi-tarefas
  • Notificações e widgets interativos
  • Maior abertura
  • Teclados de terceiros
  • Aplicativos de saúde
  • Siri sempre à escuta
  • Melhorias no software da câmera
  • Maior integração com o Mac OS
  • Melhorias no iCloud

Para saber mais sobre a próxima versão do sistema operacional da Apple, fiz uma coletânea mostrando ponto a ponto, e você acessa neste link.

Últimas informações

Bom, por último vou colocar para vocês as últimas informações que estão rolando por aí nos últimos dias. São notícias fresquinhas.

Bateria super fina

Segundo um site de Taiwan, a bateria do iPhone 6 será super fina, com apenas 2 milímetros de espessura. Segundo o site, essa será a bateria do modelo de 4.7 polegadas

Com isso podemos esperar um smartphone bem fininho.

Câmera de 13 megapixels

Segundo informações de um site chinês, a câmera de 8 megapixels do iPhone 5S será substituída por uma da Sony, de 13 megapixels, com o sensor modelo Exmor IMX220.

Isso difere do que eu falei anteriormente na seção da câmera. Essa informação é nova e menos consolidada do que a anterior, por isso deve-se olhar com certo cuidado.

Produção em massa a caminho

Segundo outro site taiwanês, a Foxconn, principal fabricante do smartphone, já deu início à produção em massa do iPhone 6 de 4.7 polegadas.

Segundo o site, as linhas de montagem seriam iniciadas na terceira semana de julho (ou seja, tudo deve estar acontecendo agora).

Já o modelo de 5.5 polegadas deve começar a ser produzido na segunda semana de agosto.

Por enquanto isso é tudo o que temos. Fique ligado que ao aparecerem novas informações, colocaremos aqui.