O que esperar do evento da Apple nesta segunda

0
674

Hoje às 14h horário de Brasília, terá início o grande evento de imprensa da Apple para o lançamento de alguns produtos. Apesar de termos praticamente certeza absoluta que o Apple Watch será a principal atração, pode ser que a Apple ainda revele outras novidades.

Não adianta se iludir porque obviamente não teremos nenhum novo iPhone, já que nosso amado smartphone não chega antes de setembro, e calma que no decorrer do ano falaremos sobre os rumores sobre a próxima versão do aparelho.

Não só de iPhones vive a Apple e a empresa tem uma enorme gama de produtos, desde tablets, notebooks, desktops a fones de ouvido Beats e o Apple TV. Pensando nisso, juntamos uma lista de possíveis anúncios da Apple no evento de hoje, que pode ir além do Apple Watch.

Preço do Apple Watch

No ano passado, durante o anúncio do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, o mundo conheceu pela primeira vez o Apple Watch. O segredo mantido pela empresa foi tão grande que nenhum dos desenhos “vazados” estavam corretos. Apesar da Maçã ter dado algumas informações básicas sobre o dispositivo, alguns detalhes importantes ficaram de fora. Provavelmente, o maior deles é o preço, e Tim Cook se limitou a dizer que o Watch terá um preço inicial de US$349,00 – com o exorbitante câmbio atual, jogando por baixo, R$1050.

Hoje esperamos saber com exatidão os preços do relógio, já que ele virá em 3 modelos diferentes: 1 mais básico, voltado para esportes, que deve ter o menor preço, um “normal” e uma versão de luxo que pode custar mais de 10 mil dólares.

Esses 350 dólares te proporcionarão o modelo mais básico de todos, Apple Watch Sports, com corpo de alumínio e pulseira de borracha sintética. A versão “normal”, chamada só de Apple Watch, deve vir com corpo de aço inoxidável e preço na faixa dos 1000 dólares.

apple watch

Como disse antes, haverá um Apple Watch Edition de luxo, com ouro 18 quilates, e especula-se que o preço pode ficar entre 10 e 20 mil dólares. Mas calma que outras fontes afirmam que esses preços são absurdos e o relógio vai custar cerca de 5 mil dólares – um tremendo alívio porque não vejo a hora de andar com um desses aqui no Rio.

apple watch

Para concluir o assunto, a empresa já afirmou no ano passado que o Apple Watch começará a ser vendido em abril, e Tim Cook declarou que o gadget não terá lançamento exclusivo nos EUA, então não perca ainda as esperanças dele chegar aqui.

Pulseiras e acessórios

Combinando-se todos os modelos do Watch e as pulseiras apresentadas pela Apple, geramos 22 “versões”. No entanto, não sabemos ainda como a coisa toda vai funcionar no que diz respeito a quais pulseiras poderemos realmente utilizar em cada relógio e quanto vai custar cada uma.

O mais provável é que todas as pulseiras de borracha do Apple Watch Sports estejam disponíveis. Porém, outros materiais para o Apple Watch (versão standard) podem depender da cor e outros fatores, e principalmente, devem sair caro.

apple watch sports

Também não sabemos nada sobre pulseiras de terceiros, mas seria bom ter uma que oferecesse um pouco mais de bateria, por exemplo. A Apple não costuma discutir acessórios de terceiros durante o lançamento de seus produtos mas praticamente todos os dispositivos da empresa possuem um “ecossistema” de acessórios riquíssimo, gerando toda uma economia por trás do lançamento de novos iPhones. Com isso, é bem provável que tenhamos acessórios e pulseiras extras para o Apple Watch.

Uma pulseira com bateria extra é algo bem improvável pelo menos nessa primeira versão, já que a Apple não deve permitir que terceiros conectem-se ao relógio.

Aplicativos para o Watch

A Apple já demonstrou alguns aplicativos para o relógio durante o lançamento ano passado. No entanto, ainda não sabemos muito bem como que os principais desenvolvedores estão preparando para o Watch, e devemos ter alguma luz a esse respeito.

apple watch

Estou bastante curioso para ver como funcionarão na telinha o WhatsApp, Simplenote, Flipboard, Wunderlist e outros excelentes apps que tornam nossa vida melhor no iPhone.

Um novo MacBook

Por essa eu estou rezando todos os dias: a Apple pode anunciar um novo MacBook de 12 polegadas que vai ser ultra fino e com várias melhorias. Os rumores sobre esse possível novo notebook já circulam há um certo tempo, e hoje pode ser o dia que ele verá a luz do sol.

MacBook12

Os rumores indicam que a Apple fará mudanças radicais no aparelho. Primeiro, ele deve ter quase o mesmo tamanho que o MacBook Air de 11 polegadas. Isso significa que as bordas serão bem mais finas, mas não perderemos tanto com espaço de tela. Para uso diário, 12 polegadas são mais que suficientes, e sendo do mesmo tamanho do de 11 polegadas, ele vai ser realmente pequeno, leve e fino, ou seja, extremamente prático de se carregar por aí.

MacBook air 12 polegadas

Outra novidade é que, para reduzir as medidas e melhorar o desempenho, o novo MacBook vai ter só 1 entrada USB 3.0 que também funcionará como entrada para carregador. Os MacBook Air atuais tem apenas 2 entradas USB e isso realmente incomoda, mas nada que um hub USB não resolva. Além disso, o aparelho deve ser o primeiro a não vir com um ventilador interno, responsável por boa parte do barulho que um notebook gera. Resta saber se graças a isso ele vai esquentar muito. Claro que a Apple desenvolveu outras tecnologias para dissipar o calor, mas quero ver se em um notebook a coisa vai dar certo.

Atualização dos MacBooks atuais

Não é porque um novo MacBook pode ser anunciado que os modelos anteriores serão largados de lado. Pelo contrário, a linha atual de MacBooks é extremamente eficiente, e o meu modelo Mid-2011 roda quase que como um novo.

É possível que a empresa anuncie uma atualização para os modelos, principalmente a troca do processador, colocando o novo Intel Haswell para melhor desempenho e maior duração da bateria.

iOS 8.2

O Apple Watch não funciona sem o iOS8.2, e, como falamos semana passada, a próxima versão do sistema operacional deve chegar hoje ou no máximo no decorrer dessa semana.

O 8.2 não muda muita coisa, já que a única grande novidade é o suporte ao Watch. Teremos algumas correções de bugs e possíveis melhorias na performance, o que também ajuda. Para nós brasileiros, a grande novidade estará no iOS 8.3, quando, finalmente, a Siri entenderá nosso idioma.

O que não esperar

Além do novo MacBook Air de 12 polegadas, circulam muitos rumores de que a Apple esteja desenvolvendo outros produtos. O principal é o suposto iPad gigante, com 12.9 polegadas, que se for ganhar vida, deve ser só no fim do ano – e trocar um MacBook e iPad Air por um iPad maior pode até ser uma boa idéia, então também fico na espera por novidades.

beats music apple

Também não devemos ver uma nova Apple TV nem um serviço de streaming de música baseado no Beats Music. Algumas dessas novidades devem ser anunciadas na conferência anual de desenvolvedores (WWDC) que vai ocorrer mais pra frente.

Claro que tudo que falamos aqui são suposições, mas nossa curiosidade será saciada hoje a tarde, às 14 horas.

Fique ligado pois faremos uma cobertura completa do evento e no fim do dia, também colocaremos um resumo para você ficar por dentro de tudo que foi anunciado hoje.