O iPhone 6 está mais próximo do que nunca, e um monte de informações aparecem todos os dias por aí. É tanta coisa (veja os rumores) que acaba ficando difícil acompanhar tudo, então a gente fez uma listagem com o que é bem possível de vir até agora.
O ponto principal é o tamanho do aparelho, que provavelmente terá tela de 4,7 polegadas, resultando em um smartphone bem maior do que a gente está acostumado – o iPhone 5 / 5S / 5C tem a tela de 4 polegadas.
Curioso para saber se ele vai ficar muito grande? Veja essa foto, comparando o iPhone 5S com o Moto X.
O aparelho da Motorola tem as mesmas 4,7 polegadas, então o iPhone 6 provavelmente terá um tamanho bem próximo do Moto X, ou até menor.
Ok. Agora vamos ao que interessa.
A Apple sempre foi uma empresa secretiva, mas inevitavelmente informações sobre seus produtos sempre acabam vazando. Chega a um ponto que, à época do lançamento, todo mundo já está sabendo quase tudo sobre o aparelho, e suas “novidades” acabam não sendo muita surpresa pra ninguém – exceto para os desinformados, claro, o que não será o caso de vocês, porque estaremos sempre repassando as informações que encontrarmos.
1 – Provavelmente haverá mais de um novo iPhone
Os rumores apontam para dois novos modelos para atender a demanda dos usuários por smartphones maiores. O tamanho exato de cada aparelho é bem discutido, mas a maioria das fontes de onde surgem os leaks indicam que o menor terá 4,7 polegadas, e o maior, 5,5 polegadas (gigante!).
Há algum tempo atrás algumas imagens de supostas capas para iPhone vazaram, e elas mostram um aparelho bem parecido com um iPod touch do último modelo.
Os aparelhos deverão ser os mais finos já feitos pela Apple, podendo ter meros 6 mm de espessura, e um visual mais arredondado, diferente do estilo meio quadrado do iPhone 5/5S – eu, particularmente, acho bem bonita a aparência meio quadrada.
Os aparelhos também poderão vir nas cores dourada, prata e cinza espacial, segundo uma imagem divulgada pelo 9to5mac, de uns supostos moldes de iPhone 6.
Além disso, eles poderão vir com um novo tipo de vidro feito de safira, que é ultra resistente – mas que pode encarecer bastante o aparelho. Eles podem ter também novos botões e lentes para a câmera, e uma fonte afirma que eles terão a tela curva, mas isso é bem discutido.
Provavelmente o iPhone 5S continuará à venda, para aqueles que desejam um smartphone menor, e o 5C também pouco se sabe qual paradeiro o aguarda.
2 – Ele poderá ser mais caro
Uma fonte afirmou que a Apple está negociando com operadoras americanas para subir o preço do iPhone para 299 dólares nos contratos de dois anos. Aparentemente elas estão dando toco na maçã, mas provavelmente o iPhone 6 será um sucesso de vendas e a empresa terá algo para barganhar.
Espere um telefone BEM mais caro aqui no Brasil. Como é de costume, no lançamento do aparelho os preços serão extremamente abusivos, muito maiores do que os dos EUA. Então é bom começar a economizar de agora.
3 – Um deles pode chegar antes do esperado
No próximo dia 2 de junho acontecerá a conferência anual de desenvolvedores da Apple, a WWDC. Historicamente esse é o momento em que a Apple revela os novos modelos de iPhone, e muita gente está apostando que esse será o caso, outra vez.
Mas essa informação é bastante discutida: alguns analistas e fornecedores afirmam que o iPhone 6 será lançado durante a WWDC, já outras fontes dizem que o lançamento será em agosto.
Essas duas datas seriam para o modelo de 4,7 polegadas, que deverá chegar primeiro. Já o modelo maior, de 5,5 polegadas, estão dizendo que a Apple está tendo alguns problemas na fabricação do aparelho, o que pode fazer com que este seja lançado só em 2015
4 – O nome provavelmente será iPhone 6
Como terão dois modelos com tamanhos diferentes, o nome é uma incógnita. A Apple já tem dois produtos de tamanhos diferentes utilizando um nome comum, como é o caso do MacBook Air – de 11 e de 13 polegadas, é o mesmo nome. Mas já o iPad se difere do iPad Mini.
O The Verge não acredita que a Apple chamará o modelo menor de “iPhone Mini”, e o mais provável é que os dois sejam chamados de iPhone 6.
Além do mais, o nome “Mini” normalmente é atribuído a modelos mais simples dos aparelhos principais, como é o caso do S3 Mini e S4 Mini. O iPhone 6 deverá ser um smartphone bem potente, e o nome “Mini” pode dar a impressão de que ele é uma versão simplificada do modelo maior.
5 – A câmera deve ser estrondosa
A câmera é um recurso que todo mundo usa muito em um smartphone, e a Apple tem feito um bom trabalho com elas. Mas a concorrência bate na porta todos os dias, e os novos smartphones da Samsung e LG já superam a câmera do iPhone 5S.
Pensando nisso, a Apple também está se mexendo, e contratou o cara responsável pelas câmeras da linha Lumia, da Nokia. Só que a contratação foi recente, e provavelmente não será essa versão do iPhone que trará alguma inovação dele.
Mas mesmo assim, podemos esperar coisas boas. A Apple registrou uma patente para um tipo especial de estabilização óptica de imagem, e também aumentará o tamanho do pixel do seu sensor de 8 megapixels. Além disso, parece que a próxima versão do aplicativo da câmera do iOS vai ter um modo Super Resolution, mas ninguém tem como saber o resultado até ter o app nas mãos.
6 – Impressões digitais
O iTunes tem quase 800 milhões de contas de usuários e centenas de milhões de cartões de créditos cadastrados, e tudo aponta para maiores opções para os usuários fazerem compras nos seus smartphones. Isso poderá envolver o PayPal e Google Wallet trabalhando em conjunto com o TouchID (a Samsung já tem um sistema de pagamento no Galaxy S5), e você poderá pagar as coisas na internet utilizando seu dedo, o que é prático e seguro.
7 – Ele virá com a nova versão do iOS
É bem provável que o iOS 8 seja lançado já no próximo mês, na WWDC, e o novo iPhone virá já com o novo sistema de fábrica.
Tudo indica que as mudanças visuais serão poucas, somente com algumas refinadas no design, e o foco maior será na estabilidade e velocidade. Mas ele terá novos apps também, e o mais falado é o Healthbook, conjunto de apps e sensores para monitorar o corpo do usuário – passos dados, temperatura, batimento cardíaco, etc.
O Siri também fará mais coisas. Uma delas é a identificação de música ambiente utilizando o engine do Shazam, e o Maps da Apple poderá finalmente trazer informações sobre o transporte público (resta saber se terá dados do Brasil, como o Google Maps).
Outros aplicativos interessantes também virão, como um editor de textos e um outro chamado Preview, para a visualização de documentos e imagens. Além disso, provavelmente o iTunes Radio virá separado do iTunes, para dar uma maior visibilidade ao serviço de streaming de músicas da Apple.
Por enquanto nada disso é certo, mas muitos rumores são de fontes confiáveis e que tem um histórico de acertar nos “palpites”, que na verdade são baseados em informações vazadas.
Fique ligado que assim que aparecer coisa nova sobre o iPhone 6, colocaremos aqui.