O que a gente sabe até agora do iPhone 6

0
7179

O iPhone 6 está mais próximo do que nunca, e um monte de informações aparecem todos os dias por aí. É tanta coisa (veja os rumores) que acaba ficando difícil acompanhar tudo, então a gente fez uma listagem com o que é bem possível de vir até agora.

O ponto principal é o tamanho do aparelho, que provavelmente terá tela de 4,7 polegadas, resultando em um smartphone bem maior do que a gente está acostumado – o iPhone 5 / 5S / 5C tem a tela de 4 polegadas.

Curioso para saber se ele vai ficar muito grande? Veja essa foto, comparando o iPhone 5S com o Moto X.

Moto-X-vs-iPhone-5s

O aparelho da Motorola tem as mesmas 4,7 polegadas, então o iPhone 6 provavelmente terá um tamanho bem próximo do Moto X, ou até menor.

Ok. Agora vamos ao que interessa.

BnIHJi4CYAAzypO.jpg-large

A Apple sempre foi uma empresa secretiva, mas inevitavelmente informações sobre seus produtos sempre acabam vazando. Chega a um ponto que, à época do lançamento, todo mundo já está sabendo quase tudo sobre o aparelho, e suas “novidades” acabam não sendo muita surpresa pra ninguém – exceto para os desinformados, claro, o que não será o caso de vocês, porque estaremos sempre repassando as informações que encontrarmos.

1 – Provavelmente haverá mais de um novo iPhone

Os rumores apontam para dois novos modelos para atender a demanda dos usuários por smartphones maiores. O tamanho exato de cada aparelho é bem discutido, mas a maioria das fontes de onde surgem os leaks indicam que o menor terá 4,7 polegadas, e o maior, 5,5 polegadas (gigante!).

Há algum tempo atrás algumas imagens de supostas capas para iPhone vazaram, e elas mostram um aparelho bem parecido com um iPod touch do último modelo.

Os aparelhos deverão ser os mais finos já feitos pela Apple, podendo ter meros 6 mm de espessura, e um visual mais arredondado, diferente do estilo meio quadrado do iPhone 5/5S – eu, particularmente, acho bem bonita a aparência meio quadrada.

Os aparelhos também poderão vir nas cores dourada, prata e cinza espacial, segundo uma imagem divulgada pelo 9to5mac, de uns supostos moldes de iPhone 6.

moldes

Além disso, eles poderão vir com um novo tipo de vidro feito de safira, que é ultra resistente – mas que pode encarecer bastante o aparelho. Eles podem ter também novos botões e lentes para a câmera, e uma fonte afirma que eles terão a tela curva, mas isso é bem discutido.

Provavelmente o iPhone 5S continuará à venda, para aqueles que desejam um smartphone menor, e o 5C também pouco se sabe qual paradeiro o aguarda.

2 – Ele poderá ser mais caro

Uma fonte afirmou que a Apple está negociando com operadoras americanas para subir o preço do iPhone para 299 dólares nos contratos de dois anos. Aparentemente elas estão dando toco na maçã, mas provavelmente o iPhone 6 será um sucesso de vendas e a empresa terá algo para barganhar.

Espere um telefone BEM mais caro aqui no Brasil. Como é de costume, no lançamento do aparelho os preços serão extremamente abusivos, muito maiores do que os dos EUA. Então é bom começar a economizar de agora.

3 – Um deles pode chegar antes do esperado

No próximo dia 2 de junho acontecerá a conferência anual de desenvolvedores da Apple, a WWDC. Historicamente esse é o momento em que a Apple revela os novos modelos de iPhone, e muita gente está apostando que esse será o caso, outra vez.

Mas essa informação é bastante discutida: alguns analistas e fornecedores afirmam que o iPhone 6 será lançado durante a WWDC, já outras fontes dizem que o lançamento será em agosto.

Essas duas datas seriam para o modelo de 4,7 polegadas, que deverá chegar primeiro. Já o modelo maior, de 5,5 polegadas, estão dizendo que a Apple está tendo alguns problemas na fabricação do aparelho, o que pode fazer com que este seja lançado só em 2015

4 – O nome provavelmente será iPhone 6

Como terão dois modelos com tamanhos diferentes, o nome é uma incógnita. A Apple já tem dois produtos de tamanhos diferentes utilizando um nome comum, como é o caso do MacBook Air – de 11 e de 13 polegadas, é o mesmo nome. Mas já o iPad se difere do iPad Mini.

O The Verge não acredita que a Apple chamará o modelo menor de “iPhone Mini”, e o mais provável é que os dois sejam chamados de iPhone 6.

Além do mais, o nome “Mini” normalmente é atribuído a modelos mais simples dos aparelhos principais, como é o caso do S3 Mini e S4 Mini. O iPhone 6 deverá ser um smartphone bem potente, e o nome “Mini” pode dar a impressão de que ele é uma versão simplificada do modelo maior.

5 – A câmera deve ser estrondosa

A câmera é um recurso que todo mundo usa muito em um smartphone, e a Apple tem feito um bom trabalho com elas. Mas a concorrência bate na porta todos os dias, e os novos smartphones da Samsung e LG já superam a câmera do iPhone 5S.

Pensando nisso, a Apple também está se mexendo, e contratou o cara responsável pelas câmeras da linha Lumia, da Nokia. Só que a contratação foi recente, e provavelmente não será essa versão do iPhone que trará alguma inovação dele.

Mas mesmo assim, podemos esperar coisas boas. A Apple registrou uma patente para um tipo especial de estabilização óptica de imagem, e também aumentará o tamanho do pixel do seu sensor de 8 megapixels. Além disso, parece que a próxima versão do aplicativo da câmera do iOS vai ter um modo Super Resolution, mas ninguém tem como saber o resultado até ter o app nas mãos.

6 – Impressões digitais

O iTunes tem quase 800 milhões de contas de usuários e centenas de milhões de cartões de créditos cadastrados, e tudo aponta para maiores opções para os usuários fazerem compras nos seus smartphones. Isso poderá envolver o PayPal e Google Wallet trabalhando em conjunto com o TouchID (a Samsung já tem um sistema de pagamento no Galaxy S5), e você poderá pagar as coisas na internet utilizando seu dedo, o que é prático e seguro.

7 – Ele virá com a nova versão do iOS

É bem provável que o iOS 8 seja lançado já no próximo mês, na WWDC, e o novo iPhone virá já com o novo sistema de fábrica.

Tudo indica que as mudanças visuais serão poucas, somente com algumas refinadas no design, e o foco maior será na estabilidade e velocidade. Mas ele terá novos apps também, e o mais falado é o Healthbook, conjunto de apps e sensores para monitorar o corpo do usuário – passos dados, temperatura, batimento cardíaco, etc.

ios8screen

O Siri também fará mais coisas. Uma delas é a identificação de música ambiente utilizando o engine do Shazam, e o Maps da Apple poderá finalmente trazer informações sobre o transporte público (resta saber se terá dados do Brasil, como o Google Maps).

Outros aplicativos interessantes também virão, como um editor de textos e um outro chamado Preview, para a visualização de documentos e imagens. Além disso, provavelmente o iTunes Radio virá separado do iTunes, para dar uma maior visibilidade ao serviço de streaming de músicas da Apple.

Por enquanto nada disso é certo, mas muitos rumores são de fontes confiáveis e que tem um histórico de acertar nos “palpites”, que na verdade são baseados em informações vazadas.

Fique ligado que assim que aparecer coisa nova sobre o iPhone 6, colocaremos aqui.