10 melhorias que a Apple poderia fazer na Central de Notificações

0
10668

Quando a Central de Notificações chegou no iOS 5, foi uma mão na roda. Só que o iOS 5 chegou em junho 2011, e quase 3 anos depois, continua a mesma coisa.

Apesar de ser um avanço e tanto em relação à versão anterior, a Central continua praticamente a mesma no iOS7, e várias coisinhas nela acabam irritando a gente com o tempo.

Quem já usou Android conhece o sistema de notificações do sistema, e quando pula para o iOS, percebe a diferença e sente falta de alguns recursos.

Mas, a Apple produz softwares incríveis, e pode até não ser uma má idéia esperar que eles façam alguma mudança na Central de Notificações na próxima versão do iOS.

Vamos ver agora 10 coisinhas irritantes para serem mudadas, que adiantariam muito a nossa vida. Algumas vezes faço comparações com o Android, que usei durante muito tempo, e cada sistema possui suas vantagens e desvantagens, e não há nada de errado em olhar as vantagens dos outros e trazer para nós, já que é para nosso benefício.

1 – Limpar todas as notificações

noti

Esse realmente deveria estar no topo da lista de prioridades da Apple. Quantas vezes você já não abriu a Central e se deparou com milhões de notificações de centenas de aplicativos, muitas vezes aqueles jogos irritantes que você acaba baixando e esquece deles? Ou muitas notificações do Facebook e Twitter.

Seria ótimo poder limpar tudo com um único toque, já que limpar aplicativo por aplicativo é uma tarefa bem irritante também, e é inclusive o próximo ponto.

2 – Botões pequenos

Quantas vezes você já não tocou no “X” para limpar as notificações de um aplicativo, aí a palavra “Limpar” aparece, você toca novamente, erra o alvo e tem que ficar tocando até acertar o lugar certo? E parece que quanto mais irritado você fica, mais você erra.

Para quem tem dedo pequeno, isso não deve ser lá grandes problemas. Mas para aqueles que possuem dedos grandes – maioria dos homens, realmente é desconfortável que a área de toque seja tão pequena.

3 – Tudo ou nada

Seria bom poder limpar as notificações uma por uma, ao invés de só poder apagar tudo de uma vez para cada App. Digamos que você receba 3 mensagens no Whatsapp. As três aparecerão, mas somente uma delas possui uma informação importante, um número por exemplo. Por que então ocupar espaço com as outras duas? No Android basta você deslizar a notificação para o lado, que ela desaparece. Seria interessante ter esse recurso no iOS também.

4 – Excluir notificações irrelevantes

Muitas vezes você abre a Central, e lá estão: comentários do Facebook de 1 semana atrás, emails antigos, ou até mesmo aquele jogo chato que te convidou para voltar e jogar novamente há 5 dias atrás.

Oras, se o celular é chamado Smartphone, deveria ser mais inteligente. Obviamente eles são super inteligentes, mas a Central de Notificações é bem burra.

A Apple poderia criar uma série de regras para as notificações, como um tempo pré-determinado para ela expirar. Então notificações que já não são relevantes 5 dias depois, não apareceriam mais.

Outra coisa também, digamos que você recebeu uma mensagem de texto. A notificação aparece na Central, mas você abre o aplicativo de mensagens diretamente, sem ser por ela. A notificação vai continuar lá. Oras, se você já leu a mensagem, não há necessidade da notificação continuar lá.

Importante também ressaltar que se você possui vários aparelhos (iPad e iPhone, por exemplo), a maioria das notificações se repetem. Se você tiver 30 notificações do Facebook e limpar tudo no iPhone, quando abrir o iPad elas estarão lá outra vez, incomodando.

5 – Configurações mais amigáveis

Se você for em Configurações > Central de Notificações, vai se deparar com uma lista gigante de apps, sem nenhuma ordem lógica aparente. O normal seria ordenar por ordem alfabética. Ao procurar determinado aplicativo, temos que percorrer a lista bem devagar, porque como não tem ordem nenhuma, o app pode estar em qualquer lugar, e passar com os olhos batidos sobre ele significa ter que percorrer toda a lista novamente, ao chegar no final dela e se frustrar que não encontrou – “Cadê?!”.

Outra coisa útil seria a possibilidade de ver quais aplicativos utilizam cada estilo de notificações, e se enquadram em cada regra: quais aparecem na tela de bloqueio, quais aparecem na Central, quais utilizam Banners e quais tem acesso aos Alertas.

Além disso, seria útil ver uma lista dos aplicativos que nos enviaram notificações recentemente, por ordem cronológica. Isso seria importante caso quiséssemos desabilitar as notificações para um aplicativo em particular, que acabou de mandar um aviso que incomodou.

6 – Grupos de aplicativos para silenciar notificações

Você está jogando um jogo de ação intenso, quando de repente aquela notificação brota na tela, e interrompe sua adrenalina. Realmente é frustrante e irritante. Essa situação é chata, mas pode ainda ser perigosa, se por exemplo estiver usando algum aplicativo de navegação, e alguma notificação do tipo Alerta aparece, interrompendo tudo. Se você estiver com o carro parado, só é irritante ter que dispensar o alerta. Porém, se você estiver em movimento, a reação natural é também querer dispensar a mesma, só que nisso você vai tirar os olhos da estrada, podendo até sofrer ou provocar um acidente.

A Apple poderia revisar isso também, talvez criando uma API em que os desenvolvedores pudessem habilitar automaticamente um modo “Não incomode” especial que bloqueia toda e qualquer notificação quando o app for aberto, e desabilitá-lo novamente quando o mesmo fosse fechado.

7 – Interação com aplicativos

Quem já usou o Android reparou que a partir da versão 4.3 você pode interagir com vários aplicativos através das notificações.

Notification-panels Android 4.4 KitKat vs iOS 7

Veja nessa imagem comparando iOS e Android. Repare que a notificação do email possui duas opções: Responder e Arquivar. Isso adianta bastante a vida, pois ao clicar em Responder, uma janelinha aparece para você poder escrever algo rápido, e pronto. Não tirar o foco do que você está fazendo pois não precisa abrir outro app e sair do atual.

No Android os desenvolvedores são livres para adicionar qualquer interação que desejar, então aplicativos de música mostram botões de controle, redes sociais mostram opções úteis, etc. As possibilidades são infinitas.

8 – Abusos de desenvolvedores

notifications-abuse-100261144-medium

A Central de Notificações é uma ferramenta extremamente importante no uso diário do seu iOS, pois te informa de tudo que está acontecendo nos aplicativos. Mas muitos desenvolvedores abusam do sistema para te incentivar a utilizar seus apps, e isso é um grande incômodo. Os jogos são os campeões em abusar disso.

Atualmente, a única maneira de se livrar disso é ir nas Configurações > Central de Notificações e desabilitar a notificação do aplicativo chato. Porém, seria útil poder desabilitar direto da Central, assim que a notificação chata aparecesse. Um atalho bom para isso seria tocar e segurar na mesma, e uma lista de opções poderia aparecer (igual ao Copiar & Colar).

 9 – Todas & Perdidas

Talvez quando a Apple desenhou a Central de Notificações, a idéia dessa divisão possa ter parecido útil, mas não é. Além de inútil, muitas vezes ela não funciona direito. Na teoria, enquanto a seção “Todas” deveria mostrar todas as notificações, a “Perdidas” deveria mostrar aquelas que você não acessou nas últimas 24 horas. Mas na prática, normalmente a aba “Perdidas” fica vazia. Ou também, para muitos usuários, mostra notificações que já visualizamos.

A solução mais simples seria unir as duas (na verdade remover a “Perdias”), e utilizar um sistema semelhante ao usado no aplicativo do Telefone, a guia “Recentes”, mostrando as notificações em ordem cronológica decrescente.

10 – Miscelânea

Existem outros pontos também importantes mas mais simples que seria bom que a Apple desse uma revisada. Primeiro, a habilidade de escolher quais calendários apareceriam na guia “Hoje”. Além disso, os eventos que ocupam o dia inteiro não aparecem na Central, e poderia ter um botãozinho para alternar entre eventos “dia inteiro” e próximos eventos.

Outro ponto também é o tamanho dos textos que aparecem nas notificações. Muitas vezes em uma mensagem no Whatsapp você não consegue ver aquela última palavra importante que faltou, então tem que abrir o aplicativo. Poderia ter uma opção de expandir a notificação e mostrar um texto maior, quem sabe.

Considerações Finais

Muito provavelmente a Apple não fará todas essas modificações no próximo iOS, mas como tem muita coisa para ser melhorada, é bem provável que alguns dos pontos tocados aqui estejam na agenda da companhia, e poderemos ter boas surpresas quando o iOS 8 chegar. Tem alguma outra sugestão ou coisa irritante na Central de Notificações? Não deixe de comentar!