Apple libera o iOS 8 – Saiba como atualizar

80
154089

Depois de meses de espera, finalmente a última versão do iOS está no ar. Saiba como atualizar e outras informações importantes.

Depois de vários betas e testes com desenvolvedores, o iOS está pronto para os usuários. Porém, antes de falar todas as novidades do sistema, vamos falar de algumas precauções que você deve tomar a fim de ter uma transição suave e sem problemas.

Primeiro, não precisa de desespero para atualizar agora!

Isso porque, como você, os outros milhões e milhões de usuários também estão desesperados para atualizar 😛 e, por melhor que sejam os servidores da Apple, existe uma chance grande dos mesmos ficarem sobrecarregados e sua atualização dar errado.

Claro que, se isso acontecer, seu iPhone não vai “morrer”, mas você vai ter uma dor de cabeça a mais para botar o aparelho pra funcionar de novo, então, calma e espera até de noite ou amanhã para fazer a atualização. Eu, por exemplo, tentei fazer o download pelo iTunes algumas vezes e não consegui – mas depois funcionou.

Caso você já tenha tentado atualizar e seu deu mal, calma que falaremos disso logo logo também. Mas, se você já se deu mal e está com pressa, procure a solução no Google porque o processo é realmente simples (basicamente, faz um hard reset ou restaura o backup do iTunes).

Agora, vamos a outros tópicos importantes

1 – Compatibilidade

Você já sabe se seu aparelho é compatível com o iOS 8? Veja a lista abaixo:

  • iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, and iPhone 6 Plus
  • iPad 2, iPad 3rg gen, iPad 4th gen, iPad Air, iPad mini, and iPad mini with Retina display
  • iPod touch 5th gen

Então, se você tem o iPhone 4, já deve saber que o iOS 8 não é compatível.

Vou falar sobre isso mais à frente, em outra matéria, mas se você tem o iPhone 4S, eu não recomendo atualizar para o iOS 8. Isso porque existem vários pontos a serem observados. O principal diz respeito ao desempenho: o iPhone 4S já é um aparelho antigo, de certa forma velho, e o iOS 8, apesar de compatível, foi feito com vários recursos que requerem um hardware mais potente, logo, você vai ter uma baita dor de cabeça porque o telefone deve ficar lento. O mesmo vale para o iPad 2. E digo mais, o processo é irreversível.

O que fazer antes

Deve-se tomar algumas precauções simples antes de atualizar seu iPhone ou iPad para o iOS 8. Basicamente, é importante fazer o backup dos seus dados no iCloud/iTunes, para, no caso de algo dar errado, você poder recuperar tudo sem problemas.

Leia mais sobre o assunto:  Saiba o que fazer antes de atualizar para o iOS 8 

Como atualizar

OTA – Over the Air: usando o próprio dispositivo

Quando chegar a hora de você atualizar, o processo é bem simples. Após tomar as precauções mencionadas antes, basta você ir em “Ajustes > Geral > Atualização de Software”.

atualizar iOS 8

atualizar iOS 8

Importante: você precisa ter alguns GB livres no aparelho para realizar a atualização, e tem que estar conectado no Wi-Fi. O download é de 1.3 GB, e é bom deixar ele conectado na tomada.

Atualização pelo iTunes

Uma maneira alternativa é usando o iTunes. Conecte seu iDevice no computador, abra o iTunes e clique em “Verificar Atualização”, como na imagem (meu sistema é em inglês, mas é o mesmo botão ;).

iOS 8 iTunes

Pelo iTunes eu acho mais seguro, porque você tem a opção de apenas baixar a atualização, e depois instalar.

Download direto

Caso você prefira fazer o download direto, seguem os links abaixo, cortesia da MacMagazine:

Junto do iOS 8, a Apple liberou também a nova versão do software da Apple TVs (6.2.1 para Apple TVs de segunda geração e 7.0 para as mais recentes). Seguem os links:

Atualizei, e agora?

Primeiro, é recomendado você fazer um reset total depois de fazer a atualização. Com isso, você limpa o cache e libera mais espaço, você terá um “recomeço” e o dispositivo vai ficar mais rápido. Outra vantagem é que, você deve ter aquele monte de apps que nem usa, mas fica com pena de apagar, ou pensa que no futuro vai usar, etc. No final, você não usa e o negócio fica lá ocupando espaço. Quando você fizer o reset, esses apps vão embora, e você vai poder baixar só as coisas mais úteis.

Nos próximos dias também veremos vários apps sendo atualizados na App Store, que tiram proveito dos novos recursos do iOS 8, então te daremos dicas com os melhores apps para o novo sistema.

O que há de novo no iOS 8

O iOS 8 traz muitas novidades, e essa atualização é bem profunda, então tem muita coisa para falar sobre ele. Por isso, faremos uma nova matéria dedicada exclusivamente ao iOS 8, explicando direitinho tudo o que tem de novo, dicas e aplicativos bons para serem usados com os novos recursos, então fique ligado!