Você sabe o que é QR-Code? Aprenda a ler estes códigos direto em seu iPhone.

18
13498

Olá Amigos do iPhoneDicas.com! Você pode não ter se dado conta e não fazer a menor idéia do que se trata este nome, mas o QR-Code está presente na sua vida. Se você prestar atenção, vai perceber que este tipo de código aparece em propagandas, produtos de todos os tipos, até prateleira de supermercados e até mesmo em boletos bancários.

Mas afinal, o que é o QR-Code?

Tecnicamente falando, QR-Code é um código de barras em 2D que pode ser lido pela maioria dos celulares modernos. Sua grande vantagem é a capacidade de armazenar um grande volume de informação e texto interativo. Em seu dia-a-dia, o mais comum é encontrar QR-Codes que direcionam para sites ou vídeos na internet.

O benefício prático do QR-Code é a possibilidade de por exemplo, comprar uma bandeja de tomates, apontar seu iPhone para o código na embalagem e instantâneamente receber informações como onde e quando foi plantado, qual o fornecedor, etc. Esta semana mesmo me deparei com a propaganda de um filme que continha um QR-Code, fiz a leitura com meu iPhone e o código levou direto ao trailer do filme.

Basicamente, este padrão de código possui um potencial enorme tanto para diversão quanto para facilitar a sua vida.

Como ler um QR-Code através do iPhone?


Para decodificar um QR-Code usando seu iPhone, é preciso baixar um aplicativo para esta finalidade. Leitores de QR-Code existem aos montes na App Store, o escolhido para o meu uso pessoal e a indicação de hoje chama-se: QRReader.

Alguns motivos que me fazem preferir o QRReader:
[style_list style=”check_list”]

  • Mais prático impossível – O aplicativo inicia direto na tela de captura do código. Agora basta apontar a câmera para um QR-Code. A leitura será feita e o conteúdo exibido sem que você precise tocar em sequer um botão.
  • Histórico de códigos decodificados – A qualquer momento você pode acessar novamente o conteúdo de um código já traduzido através do histórico tocando no botão “QR Codes”
  • Crie seu próprio QR-Code – Tocando no botão “Creator” basta escolher o tipo de informação que quer codificar e o App gera seu QR-Code personalizado na hora.
  • Além de efetuar a leitura através da camera, também é possível ler o código de uma foto salva em seu iPhone.
[/style_list]

Baixe agora, é grátis!

Um código inicialmente criado para a indústria de peças automotivas do japão, agora está disponível ao público para as mais diversas finalidades. Aproveite esta facilidade do mundo moderno.

Considerações Finais

Tenho certeza que após baixar o QRReader, você vai começar a reparar como existe QR-Code em muitos lugares e em praticamente toda mídia impressa. Aproveite, além de funcional, é muito divertido sair por aí desvendando o que há por trás destes códigos.

Debate:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Você já conhecia o QR-Code?
  • Usa algum outro leitor de QR-Code? Recomende.
[/style_list]

Grande abraço!