Como funciona a garantia e o 4G de iPhone 5s comprado no exterior (Atualizado)

137
52471

Se você quer comprar um iPhone 5s no exterior e importar para o Brasil (EUA, Europa, Paraguai e etc) e quer saber como fica a questão da garantia e sobre o 4G, leia esse texto, vou explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto que gera tanta dúvida e muitas polêmicas.

É muito importante o conteúdo desse artigo, pois vai prevenir você comprar um iPhone 5s no exterior, e quando chegar no Brasil, e precisar de uma assistência técnica e não conseguir e não saber o porque. Ou ainda se quiser usar o 4G e não conseguir. Vou explicar detalhadamente isso para você, mas preciso que preste atenção ok?


Leia também:


4G é o divisor de águas”

Como funciona a garantia e o 4G de iPhone 5s comprado no exterior

A nova tecnologia empregada no iPhone 5s e 5c e no mundo para o LTE, o famoso 4G, dividiu o mundo em bandas. Vou tentar explicar. Tudo se resume a frequência de atividade, igual as rádios que escutamos no carro. O 4G varia entre 700Mhz a 2600Mhz e cada país escolhe em que frequência vai trabalhar. Devido a diferenças burocráticas e tecnológicas, os países usam frequências diferentes, por exemplo, o Brasil adotou a frequência 2600Mhz (banda 7), os EUA adotaram 700Mhz.

Como a antena de recepção de sinal 4G no iPhone 5s não consegue “sintonizar” todas as frequências, a Apple teve que dividir essa abrangência por região, então criou versões diferentes do mesmo iPhone, sendo que a única diferença é a frequência captada pela antena 4G. Os modelos criados foram A1533, A1453, A1457, A1530 e A1518 para o iPhone 5s. Os modelos em negritos tem suporte para a banda 7, usada no Brasil, ou seja, eles conseguem sintonizar nosso 4G.

E a garantia mundial da Apple que não é mundial?

É nesses vários modelos de iPhone 5s que a confusão da garantia mundial da Apple e a legislação brasileira entra em ação, pois segundo as leis brasileiras, um smartphone só pode ser comercializado oficialmente no Brasil se for homologado pela Anatel. A Anatel por sua vez, homologou apenas o modelo A1457 para ser vendido no Brasil. O que isso significa? Significa que no Brasil, os modelos A1533, A1453, A1530 e A1518 do iPhone 5s simplesmente não “existem” no cadastro da agência, e com isso você não pode acionar uma garantia oficial no Brasil, pois no Brasil eles não existem, entendeu?

E porque no iPhone 5, 4S ou outros não tínhamos esse problema?

Simples, para esses iPhones só existia um modelo, que era vendido no mundo todo, então tanto fazia comprar aqui ou na arábia saudita, o iPhone era 100% o mesmo que foi homologado pela Anatel no Brasil.

Mas se a garantia é mundial, isso não deveria prevalecer?

Pela lógica sim, e é isso que vários advogados já usaram de prerrogativa (em brechas da lei) e conseguem obter a assistência em território nacional de um iPhone não homologado pela Apple. Mas não é algo fácil e nem prático. Acredito que essa causa custe mais do que um iPhone novo.

Meu Deus, então quer dizer que iPhone 5s comprado nos EUA não tem 4G e garantia no Brasil?

Exatamente! O modelo do iPhone 5s vendido nos EUA, em todos os lugares é um modelo incompatível como o 4G e garantia no Brasil. Mas as outras funcionalidades do iPhone, como 3G continua funcionando normalmente.

Onde comprar iPhone 5s compatível com o 4G e garantia do Brasil

Como funciona a garantia e o 4G de iPhone 5s comprado no exterior, onde comprar, países que vendem o a1457

Depois dessa explicação fica fácil de você entender. Para comprar iPhone 5s compatível com o 4G e garantia no Brasil, basta você buscar pelo iPhone 5s A1457. Esse modelo é vendido nos seguires países:

Américas

  • Brasil
  • Chile

Outros países

  • França
  • Alemanha
  • Reino Unido
  • Portugal
  • Itália
  • Espanha
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Grécia
  • Holanda
  • Suécia
  • Suíça
  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes

Veja a lista completa com as operadoras de cada país aqui. Caso você compre o iPhone 5s no Brasil e vá viajar para um desses lugares, o seu iPhone também 100% compatível com o 4G ou com a garantia.

Qual modelo vendido no Paraguai?

Na lista da Apple o Paraguai não aparece, mas segundo fontes, o iPhone 5s (e o 5c) vendido lá é o mesmo vendido nos EUA, portanto não funciona o 4G e nem garantia no Brasil.

E o iPhone 5c?

Exatamente tudo que falei para o iPhone 5s é perfeitamente aplicável para o iPhone 5c, as únicas diferenças é o número do modelo, A1507. Em todas as outras informações, 4G, garantia e países “compatíveis” são iguais ao 5s.

Resumindo, o que preciso saber?

Você precisa entender que o iPhone 5s é um só em funções e design, mas em vários modelos divididos pela frequência do 4G, e que modelo homologado no Brasil é o A1457. Precisa entender que a garantia mundial da Apple, segundo as normas da maçã e do Brasil, só estão garantidos aos iPhones homologados naquele país. Se você comprar um iPhone 5s nos EUA, nem o 4G nem a garantia funcionarão aqui.

Também precisa entender que mesmo não funcionando o 4G, o 3G do iPhone 5s funcionará normalmente, assim como todas as outras funções.

Considerações finais

Espero que nesse artigo você tenha entendido toda a polêmica sobre a garantia mundial da Apple em aparelhos comprados no exterior. Entenda que leis tem que ser cumpridas, mesmo não tenho lógica. Estou escrevendo um artigo dedicado aos turistas que querem comprar iPhone em outros países, e esse artigo é uma base para ele.

Você já teve algum problema com garantia de iPhones “estrangeiros” no Brasil?


Atualização I – 14/06/2014 – Como obter a garantia do iPhone 5s ou 5c (EUA) no Brasil

Acabei de escrever um artigo, onde mostro a possibilidade de obter a garantia aqui no Brasil do iPhone 5s ou 5c comprado nos EUA. Não deixe de ler ~> Link.