Confira tudo o que há de novo no iOS 9

21
1954

Na última quarta (16), a Apple liberou o iOS 9 para todos os usuários. O sistema já estava em circulação há algum tempo em fase de testes com quem quisesse experimentar, mas agora passa a ser a versão oficial para os dispositivos da Maçã. Se você não acompanha de perto as novidades, não se preocupe que mostramos aqui tudo o que há de novo.

Primeiro, se você ainda não atualizou seu sistema, confira nosso tutorial sobre como realizar o procedimento com segurança, é bem simples e rápido – não leva nem meia hora.

iOS 9 iPhone 6

Essa versão não trouxe nenhuma mudança visual significativa em relação ao visual, de maneira similar ao que o iOS 8 foi para o iOS 7. O que a Apple fez foi aprimorar o que já estava funcionando até bem, introduzindo várias melhorias que afetam a experiência de uso.

1 – Seu iPhone terá mais espaço e armazenamento no iCloud está mais barato

Essa novidade é um pouco complicada de explicar e você provavelmente não vai ver o resultado logo agora. No entanto, com o tempo, será fácil perceber essa mudança e, principalmente, as coisas ficarão mais fáceis para quem tem iPhones de 8 e 16GB na hora de atualizar o sistema para o próximo release do iOS 9.

Na verdade são 3 funcionalidades diferentes, então vamos explica-las.

1.1 – App Thinning

Traduzindo seria algo do tipo “afinando de aplicativos”. Existem vários dispositivos diferentes que rodam o iOS – iPhone 4S, iPhone 5/5S/5C, iPhone 6/6 Plus, 6S/6S Plus, iPad 2, 3, 4, Air, Air 2, Mini e por ai vai. Esse fato traz dois grandes problemas principais. O primeiro é a arquitetura do processador, já que à partir do iPhone 5S o mesmo é de 64 bits e os anteriores são de 32. O segundo tem a ver com a resolução de tela. Isso tudo é muito técnico e o que você precisa saber é que os aplicativos, até então, vinham com todos os arquivos necessários para rodar em qualquer versão do iPhone, iPad ou iPod Touch. Com o iOS 9, apenas os arquivos necessários para o seu modelo específico serão baixados e o resultado final é que cada app vai ocupar menos espaço, principalmente em quem tem modelos mais antigos como o iPhone 4S e iPad 2 e 3.

App Splicing iOS 9

Comparação dos tamanhos de alguns apps em diferentes iDevices

1.2 – Deletar apps automaticamente na hora de atualizar

Se, na hora de atualizar seu iDevice para a próxima versão do iOS 9 (quando ela sair), você ficar sem espaço, o iOS vai deletar automaticamente aplicativos para liberar esses GBs preciosos e depois instala-los novamente. Com isso, você não vai precisar sair apagando fotos e videos para conseguir ter o espaço necessário para a atualização.

1.3 – Fotos no iCloud e armazenamento mais barato

Fotos são uma das maiores responsáveis por você ficar sem espaço com certa frequência. A Apple tem o iCloud, que é um sistema de armazenamento na nuvem que pode colocar todas as suas fotos lá e deixar apenas cópias de baixa resolução no dispositivo que ocupam BEM menos espaço – e claro, quando você precisar da foto mesmo, ela será baixada automática e instantaneamente.

O grande problema é que o iCloud oferece só 5 GB, que é usado não só para colocar as fotos como também para deixar seus backups do sistema e dados de outros aplicativos. A boa notícia é que a Apple baixou os preços de espaço extra e agora você tem 50 GB pagando apenas 1 dólar por mês. “Po mas não quero pagar pra ter espaço extra”. Acredite, vale à pena. Principalmente se você tem também iPad e MacBook, porque ai todas as suas fotos serão sincronizadas automaticamente entre todos os dispositivos. 0/

2 – Novo multitarefas

Talvez a mudança visual mais significativa do iOS 9 seja o multitarefas. Antes você via miniaturas dos apps abertos mas agora você os vê em tamanho aumentado e elas se sobrepõem. O efeito ficou bem legal e dá para ver melhor o que está acontecendo. Outra mudança facilmente perceptível é que você agora não vê mais os contatos usados com frequência – estes foram parar na pesquisa do Spotlight.

Multitarefas iOS 9

Outra coisa legal é que, ao abrir um segundo aplicativo tocando em uma notificação, o sistema exibe um pequeno botão no topo para que você possa voltar facilmente para o app anterior. Com isso, se você estiver navegando no Facebook e receber uma mensagem no WhatsApp, será bem mais rápido para retornar ao Face após responder nas conversas.

Botao de Voltar iOS 9

3 – Central de Notificações

Ahhh a Central de Notificações, uma das coisas mais irritantes das versões anteriores do iOS. Você recebe dezenas ou até centenas de notificações de vários apps diferentes e, para se livrar delas, precisa tocar naquele botão minúsculo e chato pra caramba EM CADA APP.

O pesadelo acabou e no iOS 9 você pode apagar (quase) tudo de uma vez – quase porque na verdade é possível limpar dia por dia. Ufa! Vale ressaltar que esse recurso só está disponível se você não agrupar as notificações por aplicativo. Para modificar essas configurações, vá em Ajustes > Notificações e escolha o que mais te agrada.

Notificacoes iOS 9

4 – Pesquisa nos Ajustes

Antes tarde do que nunca, mas agora é possível pesquisar alguma configuração ao invés de ficar procurando nos menus dos Ajustes do sistema. Basta deslizar o dedo para baixo na tela inicial do app que o campo de pesquisa dará o ar da graça.

iOS 9 Ajustes Pesquisa

5 – Pesquisa melhorada

Falando em pesquisa, essa recebeu um up legal. Primeiro, agora é possível acessa-la de duas maneiras: pela forma atual, deslizando o dedo para baixo na tela inicial, e pela moda antiga, que é puxar a mesma tela inicial para a direita.

Pesquisa iOS 9

A pesquisa agora exibe sugestões da Siri para apps e contatos sugeridos de acordo com seu padrão de uso do sistema. Além disso, a pesquisa em si está bem melhor e inclui aplicativos, contatos, mensagens de texto, emails, notas, lembretes e calendário. Bacana também é que você agora pode ligar ou enviar mensagem para um contato diretamente da pesquisa – basta tocar no ícone desejado. Anteriormente, era necessário tocar no contato, abrir sua tela e só então tomar alguma ação (ligar, mensagem, FaceTime). Como no OS X, você pode também digitar operações matemáticas básicas que ele já te dá a resposta automaticamente sem precisar abrir a calculadora.

Ainda, ela também se integra com sites e serviços como Airbnb, Wikipedia e Kayak, sugerindo algumas ações para determinadas pesquisas, como mostra na imagem – se bem que nos nossos testes aqui isso não funcionou, então é possível que a função esteja disponível apenas em alguns países.

Siri Maui

6 – Modo de Pouca Energia

Esse recurso já existe há um tempo no Android e finalmente deu as caras por aqui também. Todos já sabemos que a bateria do iPhone não é lá aquelas coisas né. A Apple trabalha duro para fazer ela durar mais, otimizando o sistema para o hardware e tal, mas dificilmente você consegue terminar o dia sem ter que correr para a tomada. Esse novo Pouca Energia é um modo especial que faz o sistema consumir menos energia que o normal, restringindo o uso dos recursos supões de bateria, como serviços de localização e atualizações em segundo plano, além de reduzir o desempenho disponível e umas outras modificações aqui e ali que te dão um tempo extra.

Pouca Energia iOS 9

O sistema te pede para ativar o recurso quando a bateria cai abaixo de 20% e depois, novamente, ao ultrapassar a marca dos 10% (você realmente está ferrado aí). Ao liga-lo na tomada, o modo é desativado quando a bateria atingir 80% de carga.

O recurso pode ser ativado manualmente também. Basta ir em Ajustes > Bateria e selecionar a opção. Isso é especialmente util se você vai viajar por horas ou passar o dia todo na rua longe de uma tomada.

7 – Siri

Siri

A Siri está cada dia mais inteligente e no iOS 9 a coisa realmente foi elevada a outro nível. Primeiro, vamos ao que você já podia fazer com ela: pedir para ligar para alguém, abrir apps, fazer pesquisa na internet, configurar lembretes, timer e alarmes e alguns outros truques. Agora ela ficou mais inteligente, aceitando perguntas contextuais. Tente, por exemplo, falar “Siri, me mostre fotos da semana passada” ou “Fotos de tal lugar”, etc.

Siri Fotos de Hoje

8 – App Notas melhorado

Notas 2

O app Notas não tem os mesmos recursos de similares como Evernote ou OneNote, mas também não deixa nada a desejar em funcionalidades. E com o iOS 9 ele está mais util do que nunca. Agora ele é capaz de incorporar dados de outros aplicativos, principalmente Mapas e sites da web. Qualquer app vai poder se integrar ao sistema através do menu de compartilhamento, então mais para frente deveremos ver várias funções bem bacanas. À medida que estas tornarem-se disponíveis, colocaremos dicas aqui de como aproveita-las.

Notas

9 – Apps lado a lado (iPad Pro, iPad Air 2 e iPad Mini 4 apenas)

A tela grande do iPad não era bem aproveitada pela Apple, já que só era possível utilizar um aplicativo de cada vez. O multitarefas do iOS 9 ganhou um up legal nesse aspecto e os usuários do iPad podem desfrutar de uma novidade bem bacana. Trata-se da execução de apps lado a lado, de maneira similar com o que temos nos aparelhos da Samsung e também no Windows 8. Infelizmente o recurso só funciona com o iPad Air 2, iPad Mini 4 e claro o gigantesco iPad Pro.

10 – Melhorias no teclado

O teclado do iOS sempre deixou a desejar mas, infelizmente, nenhum teclado de terceiros funciona tão bem quanto ele, apesar deste ser “burro” e com poucos recursos. Essa ultima versão teve algumas mudanças sutis e uma novidade para quem tem iPad.

10.1 – Tecla Shift

A tecla shift agora possui um visual mais intuitivo e com isso você consegue detectar com mais facilidade quando a mesma está ativa, já que ela fica com uma cor bem diferente das demais.

10.2 – Novidade para o iPad

E para quem tem iPad, agora está mais fácil de digitar emails longos. Para isso, basta tocar com dois dedos no teclado para poder selecionar blocos de texto. Também é possível deslizar entre as linhas com gestos e também um novo menu de formatação permite alterar os aspectos da fonte, além de copiar/colar/recortar.

11 – Nova fonte San Francisco

Se você já atualizou o sistema, deve ter percebido que a fonte está um pouco diferente. Pois é, a Apple alterou a mesma, colocando a San Francisco, a mesma da interface Apple Watch. Trata-se de uma fonte criada pela própria Apple, que é mais leve que a anterior e facilita a leitura de itens pequenos.

10 – Pasta especial para selfies

Se você tira muitos selfies, vai gostar dessa novidade. As fotos tiradas com a câmera frontal normalmente são selfies e estas ganharam uma pasta especial no app Fotos.

É isso aí! Gostou das novidades? Encontrou algo que não falamos aqui? Coloque nos comentários! E se você ainda não instalou o iOS 9, siga nosso tutorial:

Leia: Saiba como atualizar seu iPhone para o iOS 9.

Não deixe de conferir também os novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus, recém lançados pela Apple. E se você já sabe tudo sobre ele e ficou interessado em um, o William pode ir até os EUA e trazer para você! Saiba mais nesta postagem do Facebook:

Quero um iPhone 6s / 6s Plus novinho em folha dos EUA no dia 1 de outubro!

  • Sidi

    Eu tenho um iphone 5 ele começo a atualiza eu faço tudo que pede e ele diz que nao pode iniciar sessão, porq acontece isso?

    • Oi Sidi. Em qual tela exatamente isso acontece? Preciso de mais detalhes para poder te ajudar.

      • Sidi

        Ele diz que atualização foi concluida, ai pede pra escolher uma rede, pede a senha do ID, ai aparece os termos e condicões, ai aparece essa tela.

        • Gabriel Oliveira

          Estou com o mesmo problema, alguém pode me ajudar?

          • Julia Hayd

            No meu tambem esta acontecendo isso :(, alguem ja conseguiu resolver ?

        • Julia Hayd

          Oiii 🙂
          O meu também esta assim, ja conseguiu resolver ?

      • Helis

        No meu também aconteceu a mesma coisa, alguém conseguiu resolver??

      • Flavio Robson Sellan

        Ola… o meu está com esse problema, há como resolver?

    • Oi Sidi. Em qual tela exatamente isso acontece? Preciso de mais detalhes para poder te ajudar.

    • deisye

      Vc conseguiu resolver o problema?

  • Ana Luíza Rabelo Spencer

    Eu tenho o 4S e ocorre o mesmo. Diz q a atualização foi concluída, pede p escolher rede wi fi, pede ID, mostra os termo e condicoes, diz que pode levar alguns minutos e informa que noa pode iniciar a sessao!

  • Ana Luíza Rabelo Spencer

    Passou a noite ele religou normal

  • Fernanda Alves

    O meu é o 4s e desde ontem quando comecei a atualização ele parou na tela branca que pede para deslizar para atualizar, mas quando tento deslizar não funciona eu já forcei a reinicialização e quando ele liga novamente ele volta para a atualização e se eu seguir as opções para atualizar ele volta nessa msma tela branca e não desliza. O que dá pra fazer? Da ra cancelar a atualização?

  • Poliana Marques

    Não curti muito a nova atualização… Inclusive o teclado, e depois da atualização minha senha com a digital não funciona mais, o que posso fazer?

  • Gabriela M.

    Depois da atualização para o 9, o aplicativo de música Imusic não toca mais senão estiver no aplicativo. antes de atualizar você mexia nas suas coisas e ainda escutava música

  • Gabriela M.

    Depois da atualização para o 9, o aplicativo de música Imusic não toca mais senão estiver no aplicativo. antes de atualizar você mexia nas suas coisas e ainda escutava música. Como posso resolver isso ?? Alguém sabe de um aplicativo bom pra música ?

  • Giancarlo

    Alguém aí atualizou pro 9.0.1? Não vejo nenhuma notícia sobre ele. Eu atualizei meu iPhone 4S e me arrependi.. Pela primeira vez em 4 anos tive problemas ao atualizar o iOS… No meu caso, o WiFi deixou de funcionar corretamente: ele conecta quando quer e, quando conecta, a conexão não é estável…

  • renato

    tambem esta acontecendo com o meu 4s ” nao pode iniciar seçao ” alguem ja resolveu esse problemas
    posta ai

  • deisy

    gente me ajuda pelo amor de deus to desesperada,fui atualizar o iphone 4s do meu namorado,ele atualizou e tal,mas aconteceu o mesmo problema que o da Sidi,ele não inicia sessão,ja mudamos a senha do id e nada,o que eu faço?

  • William

    Alguém pode me ajudar por favor?
    Eu atualizei meu iPhone 6 pra versão 9.0.2 do iOS, depois disso começou um problema, fica 11,7GB disponível, aí baixei os apps, e fica 0,0 disponível, mas eu somei os MB com documentos e dados de cada um, na opção armazenamento nos Ajustes, e não consome os 11,7GB, tinha que ficar disponível pra mim com todos os meus apps baixados, pelo menos 4,7GB, alguém pode me dizer se isso é problema no meu iPhone ou nessa versão 9.0.2 do iOS??? Muito obrigado.

  • Valdir Silva Jr.

    Muita gente me pergunta sobre o iCloud, sistema de armazenamento na nuvem da Apple.
    Se você não sabe o que é nuvem. Se você não sabe o que é iCloud. Perde 9 minutos da sua medíocre vida e assista ao Apple HELLP! EP03..

    Neste episódio:
    – Entenda Armazenamento na Nuvem
    – Saiba como ativar seu iCloud e pra que ele serve.
    – Compre mais espaço se precisar.
    – Guarde seus documentos e nunca mais reclame da vida.

    https://youtu.be/sXw74NZ1P3M