Descoberto códigos no iOS 8 que revelam visualização em tela dividida para a execução de aplicativos lado a lado

0
1966

A WWDC já ocorreu e como sempre apresentou muita coisa, mas também deixou muita coisa na curiosidade de todos. Um recurso muito interessante e que está fazendo bastante burburinho no novo iOS 8 é a possibilidade de usar o iPad com recurso multitarefa em tela dividida. A Apple não mencionou na Keynote se este recurso será inserido no iOS 8 para iPad. Rumores dizem que a funcionalidade ainda não estaria pronta e que talvez chegasse em uma atualização do iOS 8.1.

O Desenvolvedor Steven Toughton-Smith descobriu códigos no iOS 8 SpringBoard (tela inicio), para execução de dois aplicativos lado a lado na tela inicial e com o device na horizontal. Segundo ele o código não menciona especificamente o iPad, mas este recurso faz mais sentido no dispositivo. Os aplicativos são agrupados em uma tela o menu de multitarefa.

artigo ios

Segundo Brian Chen do The New York Times, o recurso continua em desenvolvimento e não ficou pronto a tempo da WWDC. O que se mostrou verdadeiro, pois na Keynote não foi mencionado em nenhum momento o recurso lado a lado para o iPad.

No vídeo abaixo vemos um conceito do designer gráfico Sam Beckett, no uso do multitarefa. O emparelhamento de dois aplicativos, com um divisor arrastável para ajustar a visualização em tela dividida. O conceito é excelente e a Apple bem que poderia adicionar no novo iOS.

[videoembed type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=_H6g-UpsSi8″]

O recurso multitarefa é algo que usuários com Jailbreak já possuem a um bom tempo, graças ao tweek chamado OS Experience. A Microsoft recentemente zombou da incapacidade do iPad ser manipulado em multitarefa em um comercial de TV onde Apresentou o seu tablet Surface rodando o multitasking em tela dividida desde que foi lançado.

Considerações finais

O que esperamos  com a chegada do iOS 8 é que este recurso seja de fato incorporado ao sistema. Já está mais do que na hora da Apple incorporar uma série de recursos e funcionalidades em seus devices, e se os rumores de iPhone com telas maiores realmente se tornar realidade, essa novidade será bem vinda também!