Dica: corrigindo problemas de duração da bateria no iOS 8

68
117638

O iOS 8 traz vários novos recursos, mas muitos usuários tem enfrentado problemas, principalmente em relação à duração da bateria. Saiba o que fazer e como corrigir.

Após a chegada do iOS 8, a euforia de muita gente acabou se esvaecendo por causa dos vários problemas que tem aparecido. A dor de cabeça já começa na hora da atualização, porque vários usuários tem enfrentado problemas, travamentos, todo tipo de azar.

O normal, claro, é tudo ocorrer sem percalços (eu não tive nenhum problema, nem o William Neves). Então, para a maioria que conseguiu atualizar, começaram a aparecer outros contratempos, bugs e tal, que serão corrigidos em breve com novas atualizações pela Apple.

Porém, um problema que vale a pena ser mencionado é a curta duração da bateria do iPhone para alguns usuários, no novo sistema.

A bateria do iPhone por sí só tem uma duração relativamente menor do que os concorrentes de mesmo nível, mas, se após você fazer a atualização, perceber que o telefone precisa de carga com mais frequência que o normal, existem algumas coisas que podem ser feitas antes de sair xingando seu iPhone.

Antes de tudo, claro, tenha certeza de que você tem a última versão do iOS 8 instalada, a 8.0.2!

1 – Faça um teste da bateria em stand-by

Se você ACABOU de atualizar pro iOS 8.0.2, é meio natural que o consumo de energia seja maior nos primeiros minutos, horas, talvez 1 ou 2 dias depois.

Isso porque o processo de atualização em si consome bastante bateria, e você também fica meio que animado e acaba usando o aparelho mais que o normal para testar os novos recursos.

Se esse for o caso, então fique tranquilo que assim que você voltar ao seu padrão de uso normal, a bateria também vai durar o mesmo tempo como de costume.

Porém, pode ser que você realmente tenha um problema no sistema, ou algo do tipo.

Para detectar isso, faça o teste do Stand By:

  • Carregue o telefone por completo
  • Deixe ele parado por 30 minutos a 1 hora
  • Veja quanto de bateria você tem após isso

Caso a diferença não seja muito grande, 2% ou menos ainda, então é bem provável que o problema seja o uso mais intenso mesmo.

Agora, se a diferença for bem maior, e você notar uns pulos de carga – passando de 100% para 90% em 1 hora parado é uma queda bem brusca, então você tem um problema.

Mas não se desespere ainda, pois pode não ser nada tão sério.

2 – Teste por problemas de software

Antes de falar que a bateria está viciada, vamos testar os problemas de quem mais usa ela: o software.

O segredo para uma bateria durar bastante é você saber utilizar bem o iOS e apps, além de outros recursos. Vamos listar algumas medidas que ajudam.

Consumo da bateria: você pode ter algum ou alguns apps sugões que estejam levando embora toda a energia. Para detectar os sugões, o iOS 8 possui um excelente recurso que lista os apps com o maior consumo de bateria. Vá em Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria, e explore. Já adianto que o Facebook é um grande vilão na história.

Dicas iOS Uso da Bateria

Verifique o sinal de celular: talvez você não saiba, mas um sinal de celular mais fraco faz com que o aparelho consuma mais bateria, e essa diferença pode ser bem notável. Se você está em uma região que tem sinal de 4G fraco, mas o 3G é forte, desabilite o 4G. Se o 3G estiver fraco, você pode até tentar pular pro 2G, só que acho difícil conseguir usar a internet. Essa dica é especialmente útil se você está viajando ou distante de casa/escritório à trabalho, horas em que bateria é algo ainda mais precioso.

Redefina as configurações de rede: essa opção pode também ajudar a solucionar alguns problemas. Para redefinir essas configurações, vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Com isso, você ingressará na rede da operadora novamente, e pode ajudar a corrigir problemas de consumo por causa da rede.

Feche aplicativos que não está usando: essa é uma regra básica de uso de qualquer computador/sistema operacional. Aplicativos que continuam aberto funcionando no fundo consomem bastante força. E fechá-los é muito simples: basta apertar duas vezes o botão home e deslizar o dedo para cima no app que deseja fechar.

Reinicie o telefone: é bem provável que seu iPhone fique funcionando direto por semanas, quem sabe até meses, mas de vez em quando é bom dar uma reiniciada nele, para que o iOS se reorganize.

Ciclo de carga: apesar das baterias modernas do iPhone e outros smartphones não viciarem, e você NÃO precisa esperar a mesma esvaziar por completo para carregar, uma vez ao mês é bom você realizar um ciclo completo. Para isso, basta deixar a bateria morrer por sí só e carregar até 100% – tem que deixar ela desligar sozinha. Com isso, o indicador de nível da bateria será recalibrado. Pode acontecer, algumas vezes, do problema da bateria ser só a calibragem, fazendo com que o sistema mostre a porcentagem errada, e com esse procedimento, a calibragem é ajustada.

3 – Resetar o iPhone

Caso você continue tendo problemas, uma boa opção é fazer um reset total no aparelho, redefinindo as configurações como se ele fosse de fábrica.

É para fazer um reset full, sem utilizar backups anteriores. Obviamente, com isso você apagará todos os dados e apps, mas não é difícil fazer download deles novamente pela App Store

4 – Desabilite os Serviços de Localização, Atualizações em Segundo Plano e Notificações Push

Esses são recursos bastante úteis no dia a dia, mas que se você tiver que escolher entre eles e fazer sua bateria durar mais, a bateria é mais importante.

Os Serviços de Localização são grandes vilões, consumindo bastante energia, mas você pode desativar tudo ou ainda otimizar o acesso para apenas os apps que realmente precisa que essas informações sejam usadas. Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização.

Dicas iOS Atualização Segundo Plano

As atualizações em segundo plano são também responsáveis por um consumo elevado de bateria. Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2 Plano, e veja quais aplicativos utilizam o recurso. Uma boa dica é deixar o Facebook desativado.

As notificações Push funcionam de maneira similar, então basta ir em Ajustes > Notificações e gerenciar as opções.

Dicas iOS Notificações Push

Brilho, Bluetooth e Wi-Fi: Diminua o brilho da tela, desligue o Bluetooth e Wi-Fi quando não estiver usando a Internet, e prefira o Wi-Fi ao invés do 3G/4G sempre que disponível. A bateria agradece.

5 – Modo de voo

Bom, essa é uma medida drástica, mas em alguns casos pode ser útil. Quando você não estiver usando seu aparelho e precisar que a bateria dure mais, pode colocar o mesmo em Modo de Voo. Com isso, todas as conexões rádio serão cortadas, e isso vai fazer a bateria durar bem mais.

6 – Assitência técnica e troca de bateria

Se, depois desses procedimentos, sua bateria continuar drenando rapidamente, então o mais provável é que você tenha problemas no aparelho. Se seu iPhone tiver mais de 1 ano, não se assuste, porque é absolutamente normal que a bateria esteja “viciada”.

Na realidade, o que acontece é que a bateria não viciou como aconteciam com as baterias mais antigas. A tecnologia ion-litio, que é usada hoje em dia, não tem o problema de vicio, mas as baterias possuem uma quantidade X de ciclos que, a partir de então, a quantidade de carga que elas conseguem armazenar passa a ser menor do que quando novas. E isso acontece em meados de 1 ano de uso.

Então, se esse for seu caso, considere a troca da mesma em uma assistência autorizada da Apple. Para encontrar uma autorizada próxima de você, vá até o site da Apple no link: https://locate.apple.com/br/pt/.

Em breve postarei outras dicas mais profundas sobre como economizar a bateria de uma maneira geral no iOS 8, então fique ligado!

Veja também essas dicas para o iOS 8:

Você já atualizou para o iOS 8? Caso você tenha um iPhone 4S/5/5S/5C ou iPhone 6, além do iPad 2 em diante (não recomendo atualizar o iPad 2), e não tenha colocado ainda o novo sistema, leia nossos tutoriais e dicas:

Não deixe de ler também nossas matérias sobre o iPhone 6 e o iPhone 6+:

  • Rafael Silva

    Ótimo artigo. Venho enfrentando problemas à uns 3 dias com bateria gastando mais que o normal. Estou usando o iOS 8.1. Ontem formatei em modo DFU, restaurando um backup antigo, mas o problema persiste. Agora vou tentar uma restauração limpa, configurando um iPhone novo, vamos ver se adianta. Meu iPhone é um 5S, comprado nos EUA e vai fazer aniversário dia 28/11.

    • Conseguiu resolver o problema, Rafael?

      • Rafael Silva

        Acredito que a vida útil dela caiu mesmo. A bateria não tá mais drenando, mas está gastando mais que antes. vlw

  • Meg

    Após duas atualizações, meu iPhone 5S esquenta e descarrega a bateria rapidamente. Comprado no Brasil, há quatro meses. Isto só ocorreu após as atualizações iOS 8. O uso é exatamente o mesmo.

    • Olá! Você realizou os procedimentos que listei no artigo?

      • Pedro Nóbrega

        Estou com o mesmo problema Muni e Meg. Meu aparelho também é um iPhone 5S. A bateria despenca bem acima do normal além de esquentar de forma atípica, chegando a icomodar. Fiz o que o suporte da Apple recomendou, restaurei o sistema, mas dois dias depois o problema voltou…
        Também já havia feito os procedimentos qeu você recomendou acima… Meu modelo é o A1533 comprado no EUA em abril/2014. Pode me ajudar Muni Perez? Agradeceria imensamente.

        • Olá, Pedro!

          Poxa, seu aparelho é quase novo. Como você restaurou o sistema, é possível que seja um problema de hardware.

          Mas, por via das dúvidas, tente restaurar tudo para os padrões de fábrica outra vez.

    • elton

      eu também estou com o mesmo problema, com o ios 7 a bateria durava bem, mas agora com o ios 8 o desempenho da bateria caiu drasticamente, e eu ja não sei o que fazer. iphone 5s

  • Raquel Lima

    O meu iphone 5 começou a apresentar problemas de bateria após a atualização do ios8, com mais de 40% de bateria ele desligava como se tivesse descarregado, não ligava de jeito nenhum, só ligando depois de colocar na carga. Esquentando demais e até que semana passada percebi que o tela de vidro estava sacando. Resultado: a bateria inchou e descolou o vidro. Levei na assistência técnica da apple e estou aguardando a resposta, se eles vão me dar um aparelho novo. OBS: ele não está mais na garantia , mas o rapaz da assistencia me falou que é muito provável que eu receba um aparelho novo.

  • joyce

    estou super triste pois após as atualizações meu iphone 5 alem de não durar nada a bateria, ela acaba mesmo com o iphone desligado ou bloqueado, vive no modo avião, ja foi trocada a bateria e continuou do mesmo jeito, esse novo ios simplesmente é uma furada

    • Beatriz

      o meu também está assim, você conseguiu alguma solução?

      • michael

        o meu esta da mesma forma .. ta osso

  • Lais

    Acabei de comprar meu iphone 5s e estou super decepcionada pois em apenas 1:30 hrs de uso, ja perco 30% de bateria. Eu ja sabia que a bateria do iphone não era aquelas coisas, mas achei que ela ficava ruim assim depois de algum tempo de uso…

  • Debora

    O nível da minha bateria não aparece! Mesmo eu programando-o não aparece o nível de bateria! O que está acontecendo ?

  • Jorge Junior

    Tenho um iPhone 5s com iOS 8.1.2 comprado em outubro. Até então minhas atualizações tinham sido feitos via OTA, até então tudo bem. Só que de uns dias pra cá tenho observado que a minha bateria tem voado muito rápido, sem uso intenso, como jogos pesados, apenas WhatsApp, facebook… Antes a bateria durava umas 6h com o 4g ligado e usando o cel até entao normal, agora no Wi-Fi não passando nem de 5h. O mais estranho eh que quando vou ver o uso da bateria “início e tela bloqueada” tem gastado mais de 60% da bateria até 75%. Fiz a restauração limpa pelo iTunes, não fiz backup pra ficar o mais limpo possível, perdi muita coisa e até agora nada. Estou ficando desesperado já é acho que vou ter que recorrer à assistência, pior que aqui em Maceió não tem, terei de enviar pelos correios e aguardar… Desativo os serviços de localização pra serem utilizados somente durante o uso dos aplicativos que necessitam desse recurso. Esse consumo da bateria em início e tela bloqueada está anormal mesmo despojos do restore, antes girava em torno de 10%, o iPhone da minha amiga tbm fica nessa faixa. 3h de uso no Wi-Fi eh inaceitável para um telefone que promete 10h.

    • Jéssica Andrade

      Tô com o mesmo problema. Antes minha bateria durava de 8 a 10 horas no 4g. Agora, dura de 3 a 4 no wi-fi.
      E o consumo maior, também, na tela bloqueada. Já tentei fazer de tudo. Se achar alguma solução, posta aqui.

      • Marquinho

        Muita coisa influência no consumo da sua bateria, mesmo com a tela bloqueada!

        Atualização em segundo plano é uma das principais.
        Outra coisa, ficar baixando a central de notificações muitas vezes também, faz com que acione o dispositivo GPS para achar a sua localização e te informar a previsão do tempo.

        São mtos detalhes, que podem ou não consumir mais ou menos bateria!

        • Jéssica Andrade

          Eu já fiz de tudo. Desativei tudo o que dava. Uso a tela praticamente sem brilho.
          Ela voltou a consumir muita bateria simplesmente do nada!
          Não faz o menor sentido ?

      • Jorge Junior

        Então mandei para assistência pelos correios recebi ontem um novo iPhone. Porém observei que este iphone tbm consumiu 60% na tela bloqueada, desativei atualizações em 2º plano e restringi os serviços de localização a alguns apps. Não sei o que pode aconteer, se eu tiver o mesmo problema, será muita má sorte. Vou atualizar hoje para o iOS 8.1.3 pra ver o que acontece.

        • Jéssica Andrade

          Depois desse problema, liguei pra apple, eles disseram que não tinha problema nenhum no aparelho, que bastava atualizar para a última versão. Não atualizei, no dia seguinte minha bateria coltou ao jormal. Tela consumindo no máximo 10%.
          Hoje, 3 semanas depois, o problema voltou. Tá difícil!

          • O meu voltou ao normal depois q desisntalei o app do dia por recomendação da atendente da apple. Não sei se foi coincidência ou não, mas a duração da bateria dobrou de 3 pra 6h no máximo no wifi, 4h – 5h em média no 4G. Não hesite em ativar o suporte e solicitar o reparo. Desejo sorte. Abç.

          • marcio

            que app do dia é esse?????

    • bernardo

      Amigo,

      Desative função ‘PUSH’ e atualização automática do Icloud Drive’.

      • Guest

        Como q faz isso?

  • Natalia dos Reis

    Ola! tenho um iPhone 4s e atualizei o ios, fiz o teste de deixar com a carga completa sem utilizar o celular por uma hora e a carga continuou 100% 🙂

  • Diego Romanny

    Eita texto contraditório….
    Tem um ponto que cita que as baterias modernas não viciam e outros dois pontos que dizem que é normal a bateria estar viciada!

  • Jéssica Andrade

    Alguém sabe dizer o que fazer pra diminuir o consumo de bateria na tela bloqueada?
    Ela consome cerca de 60% da minha bateria. Tenho um iphone 5s.

    • Brunno Ornelas

      Instala o Battery Doctor!!
      Ele é ótimo para otimizar a bateria!!!!

  • Julio Iriarte

    Baixei o iOs no meu iPad 2 3G que vcs me recomendam ?

  • Jose Ricardo Stolpen

    Matéria pífia, como pífia é também essa marca apple. Aos que a amam, meus sentimentos, tem mesmo gente pra tudo. Usei muito, mas jamais compraria outro iphone. O que dizer que uma empresa que não permite que os usuários retornem a uma versão anterior quando insatisfeitos com as atualizações ridículas? Façam uma busca rápida na internet por problemas no wi-fi e verão que tem gente apelando pra uso de secador de cabelo para tentar ressuscitar o wi-fi morto. E o que dizer dessa merda de Siri? Não respeitam o consumidor brasileiro. Absurdo!

  • bernardo

    Prezados,

    Já naveguei por todos foruns que podem imaginar.

    Seguem as dicas que aprendi e que testei:

    1- > Função ‘PUSH’ : ela é uma espécie de atualização automática para e-mails e etc, após desativar meu iphone parou de esquentar.
    2- > Sinal de 3G – > Minha operadora é a Oi e já vi pessoas relatando sobre o quanto a frequência da Oi queima bateria, e realmente ela suga muito. E isso pode ser por vários fatores, desde sinal ruim onde o celular fica o tempo todo tentando melhorar o sinal ou até defeito no sinal da Oi mesmo, então minha dica é : quando começar a aquecer ou drenar a bateria do nada em determinados locais, troque para o 2G.
    3- > Desativem a função de atualização automática do Icloud Drive.

  • River Lourenço

    meu iphone não está mostrando mais o nivel da bateria, já refiz o procedimento todo e nada, o que eu faço ?

    • Felipe Gabriel

      Vá em -> Ajustes -> Geral -> Uso -> na 2º opção nível da bateria deixa a opção em verde… dai seu Iphone vai ta mostrando o nível da bateria em porcentagens… Abraço 😉

  • Lucas

    Ótimas dicas! Obrigado!

  • Interessante reclamação. Gosto é gosto…

    • Querlei Filho Ribeiro

      William Neves, você sabe o que pode ser isso: tô utilizando o ios 8.4, meu iphone é o 5s de 16gb. Têm muitas pessoas alí em cima fazendo essa mesma reclamação. O iphone gastando muita bateria, mesmo desligado. Coloco o celular com 100% a noite e acordo com ele totalmente desligado. Você sabe o que pode ser? Se acaso der, façam uma matéria sobre. Obrigado.

  • Adriano

    Pessoal, quando coloco meu iphone 6 pra carregar desligado, ele nao aparece a imagem nem a porcentagem do carregamento, ou seja, aquela pilha que aparece. é normal isso?

    • Tacianne

      O meu 5S tbm não. Vc já sabe a resposta? É normal?

    • michael

      depois dessa atualização o meu tbm ficou assim

  • Yuri

    O meu 5C ta triste. Bateria durando normalmente 4h mas o problema é ao
    dormir. Antes de dormir deixo carregada 100% e mesmo sem usa-lo, ao
    acordar está completamente descarregado. Já troquei a bateria, já tirei o
    2° plano, notificações push, localização, brilho, até no Modo aviao
    continua do mesmo jeito. Ta osso a coisa.

    • Bianca

      O meu tá do mesmo jeito. Começou logo no primeiro dia que atualizei pra o 8.2. O problema é que já fui na assistência, falaram que o cel tá ok, e já restaurei pelo iTunes em DFU e nada de concertar. Durmo com ele em 100%, acordo com ele totalmente apagado. Você conseguiu consertar?

      • Edu

        O meu tbm está assim! Conseguiram descobrir o que era?

        • Querlei Filho Ribeiro

          O meu também tá deste jeito… igualzinho… descobriu o que era? tô usando o ios 8.4.

    • Pedro Castro

      O meu é um 5S. Até semana passada eu usava o iOS 7 e era tudo tranquilo, durava o dia todo a bateria, porém depois de atualizar pro iOS 8.4 ficou inutilizável! Saio com ele de casa as 8am com 100% de bateria e SEM ENCOSTAR NO TELEFONE não dura 6h. Já desativei praticamente todas as funções (pra que eu comprei um iPhone mesmo rsrsrs) e ainda assim o telefone perde uns 15% por hora parado. Se usar internet então não dura 2h. E repito, antes de atualizar tava ótimo. Decepcionado com a Apple.

      • Querlei Filho Ribeiro

        O meu também tá deste jeito… igualzinho… descobriu o que era? tô usando o ios 8.4…

      • Victor

        O meu é um 5s e também desativei todas as funções e ainda troquei a bateria e mesmo assim não dura 5h a bateria, estou em dúvida se isso é um celular ou um telefone fixo? Além do mais não consigo usar todos os recursos do aparelho que descarrega em segundos. Achei que era um azar meu, mas pelo visto várias pessoas estão na mesma situação. Se alguém descobrir a solução por favor me ajuda !

      • Fabricio Ferrari

        O meu ta igualzinho mas é iOS 9. Dura no máximo 5 horas mesmo tentando economizar.

    • Querlei Filho Ribeiro

      O meu é o 5s e também tá deste jeito… igualzinho… descobriu o que era? tô usando o ios 8.4.

    • Willyane Oliveira

      O meu 5C está exatamente do mesmo jeito. Alguém achou solução?

  • marcio

    o meu também está descarregando rápido, demorando para carregar, esquentando e mesmo desligado ele descarrega absurdamente, alguém tem alguma solução?????

  • Ygor

    meu iphone não sobe a porcentagem enquanto estou usando oque fazer?

  • Lissa Schlickmann

    meu iPhone não ta carregando, não sei oque aconteceu eu coloco ele pra carregar e ele não carrega, eai oque eu faço?tenho um iPhone 4s

  • SANDRA

    TENHO UM IPHONE 5S E A CERCA DE 10 DIAS A BATERIA TA ACABANDO MUITO RAPIDO E QDO AINDA TEA MOSTRANDO 40 OU 50 % O TELEFONE DESLIGA COMO SE NÃO TIVESSE MAIS BATERIA. HJ ELE DESLIGOU E NÃO QUERIA MAIS LIGAR DE JEITO NENHUM.
    TEM IDEIA DO QUE FAZER? SEGUI AS DICAS QUE VC POSTOU

    OBRIGADA

    • Thainara

      ola, o meu esta com os mesmos problemas, uns me dizem que e vicio da bateria! para ele ligar eu tenho que conecta o carrwgador! ele continua um bom tempo ligado! antes de desligar novamente! tambem gostaria de saber o que é

      • fabio

        Acontece o mesmo com o meu iphone. Conseguiram resolver?

        • Edu

          O meu tbm! Conseguiram descobrir o que era?

          • Anderson Oliveira

            o meu acontecia a mesma coisa chegava em 40% desligava alegando que não tinha mais bateria realizei a troca da bateria e esse problema sumiu

    • Edu

      O meu tbm! Conseguiram descobrir o que era?

  • Thainara

    Gostaria de saber, por que meu celular esta desligando com 40% e aparece que precisa ser carregado, quando a verdade ja tem bateria suficiente?

  • Claudio Castanheira

    Bateria ou Placa Lógica, 1 desses 2 itens.

  • Goncalo

    Vejam este artigo sobre o iPhone 6 esquentar e como poupar bateria:

    http://tecnologia.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-quando-o-iphone-fica-muito-quente-20782.html

  • ana paula

    meu iphone 5 nao esta carregando a bateria

  • Nossa, muito bom! Já configurei algumas coisinhas no meu aqui… mas quero saber se alguém mais tem o problema de mesmo tendo carga, o celular desliga por “falta de carga”, aí dá um tempinho, liga ele de novo e tá com a mesma carga?

    • Vitor Carnevale

      Estava exatamente com esse problema no meu 4s, troquei a bateria, e resolveu. No meu caso, eu especulei inúmeras coisas que poderiam estar ocasionando o problema (iOS, bateria descalibrada, defeito de algum componente de hardware e por aí vai), todavia, o que ocorria era que o celular estava aquecendo muito (não necessariamente o telefone, mas a bateria), e ele desligava precisamente para proteção do hardware, assim como fazem os computadores), e eu não percebia devido a capa que eu utilizo (a Slim armor, que garante grande proteção no caso de quedas ) por ela ser uma capa bem grossa e resistente. Tente trocar a bateria em algum local de confiança, e dê preferência a Baterias Originais (Não dá pra confiar cem porcento em uma bateria paralela) e veja se resolve o problema. Caso não, infelizmente não lhe restará outra alternativa á não ser procurar a Apple (ou um técnico de sua confiança). Espero ter ajudado.

  • Thayná Guedes

    Eu comprei um 5s a dois meses e estou tendo muito problema com minha bateria, já fiz a troca do aparelho e o problema continua, em 1h e sem uso, até mesmo com 4g e wIfi desligado ele consome 10% de bateria. Nas primeira semana de uso eu ia dormir, deixa o wifi ligado e só tinhao consumo de 2%, agora vai mais de 10%. Já resetei, já fiz todos esses procedimentos, já troquei de aparelho e continua a mesma coisa. Alguma dica?

    • Fabricio Ferrari

      O meu também está assim.

  • joana

    meu iphone5 esta a carga a mais de 2 dias e ate agora ainda diz que esta sem bateria e nao liga … o que posso fazer para ter o meu iphone5 de volta?