Você já deve ter se estressado com seu pacote de dados indo embora rápido demais, sendo que nem usou muitos apps ou serviços de streaming, certo?

Se você já esteve numa situação semelhante à descrita acima, vale à pena acompanhar este artigo até o final.

O que são “Dados Celulares”?

“Dados Celulares” é o termo usado pela Apple para referir-se à internet móvel fornecida pelas operadoras. Ao desligar esta opção nos Ajustes, apenas a conexão com os dados móveis será interrompida. Chamadas telefônicas, conexão Wi-Fi, e demais coisas não serão afetadas.

Como é seu consumo?

Para descobrir o quanto cada aplicativo consome sua franquia, vá em Ajustes Celular. Abaixo de cada um, está exibida a quantidade de dados gastos desde a última redefinição das estatísticas.

E para saber o que mais do sistema vem gastando seu pacote de dados, basta ir em  Ajustes ⇒ Celular ⇒ Serviços do Sistema.

Redefinindo estatísticas

As estatísticas podem te ajudar a ter um maior controle do seu gasto. Para isso, redefina dentro de um período de tempo, por exemplo: no dia de renovação do seu plano a cada mês ou desde a última recarga de seu pré-pago.

Gerencie o consumo de dados por aplicativo

Quando não conectado à rede Wi-Fi, é possível que algum aplicativo esteja consumindo sua internet móvel, em segundo plano, sem você nem saber. Portanto, você pode escolher quais apps podem ou não se conectar à rede de dados, desativando aqueles que não irá precisar usar na rede móvel.

Para isso, vá em Ajustes ⇒ Celular.

Vídeos: evite assistir, postar e baixar

Os vídeos, na maioria das vezes, são um dos grandes consumidores de dados. Então, quando estiver na rede 3G/4G, evite visualizar e postar vídeos nas redes sociais, desative o download automático nos mensageiros, como no WhatsApp por exemplo, evite o YouTube, etc. Isto também vale para imagens.

Siri

O Ditado e a Siri utilizam bem poucos dados e não são um motivo de preocupação, porém é bom você estar ciente de que estes serviços precisam de internet para funcionar.

Assistência Wi-Fi

Esta função é interessante, mas pode trazer grandes prejuízos. Ela faz com que o sistema altere da rede Wi-Fi (quando o sinal está ruim ou fora de alcance) para conexão celular, automaticamente, sem avisar o usuário. Por isso, muitos usuários nem percebem, e acabam com uma surpresa desagradável na conta no final do mês.

Entretanto, é possível desativar esta função em Ajustes Celular, desligue Assistência Wi-Fi.

iCloud Drive

O iCloud é outro grande vilão de consumo. O sistema de armazenamento em nuvem da Apple é muito útil, mas se conecta à internet várias vezes, podendo gastar muitos dados ao transferir grandes arquivos.

Então, o ideal é que você desative a possibilidade de sincronizar pela rede móvel. Basta ir em Ajustes ⇒ iCloud iCloud Drive e desligar “Usar Dados Celulares“.

Desligar os Dados Celulares

O iOS sempre irá optar pelo Wi-Fi quando disponível, porém, caso a conexão caia, o iPhone irá se conectar à rede 3G/4G. Por isso, é melhor desligar os Dados Celulares (em Ajustes  Celular), ativando somente quando você realmente precisar usar.

Leia também:

Veja mais dicas nesse link!