Ouso dizer que, desde sempre, todo usuário já percebeu que o iPhone inverte fotos (aparentemente) com a câmera frontal após a captura. Ou seja, a foto fica diferente de como aparece na tela antes de fotografar. Não é mesmo?

Afinal, por que acontece tal espelhamento? É isso que iremos explicar neste artigo!


Realmente o iPhone inverte fotos após a captura?

O que acontece, na verdade, é: a imagem aparece espelhada na tela antes da captura, mas a fotografia é salva na posição real. Em outras palavras, como a imagem é vista no mundo real.

Para exemplificar, experimente fotografar duas vezes um mesmo objeto/cenário, numa mesma posição e ângulo; uma com a câmera traseira e outra com frontal do iPhone. Acompanhe as imagens abaixo:

Note que, ambas fotografias terão a mesma posição. E serão completamente semelhantes. Entretanto, ao fotografar com a câmera frontal, você visualizou a posição invertida (ou seja, espelhada) da imagem antes de tocar no obturador e capturar a foto.

Logo, o iPhone não inverte a foto após a captura, mas sim salva na posição verdadeira.

Como inverter uma foto no iPhone?

No iOS 13, a Apple implementou uma série de opções para editar fotos nativamente no iPhone. Dentre elas, ajustes de inversão, espelhamento, etc.

Se você deseja que sua foto permaneça invertida/espelhada, conforme visualizou na tela e também como fica quando fotografa com aplicativos como Instagram (Stories), Snapchat, dentre outros, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra a foto e toque em “Editar”;
  2. Depois, toque no ícone de reajustar/cortar imagem;
    Toque no ícone indicado.
  3. Daí, toque no ícone de espelhamento;
    Toque no ícone indicado.
  4. Por fim, toque em “OK” para finalizar a edição.
    Toque em “OK”.

Pronto! Agora a sua fotografia está espelhada/invertida conforme visualizou na tela, na câmera frontal antes da captura:

Agora, a dúvida que muitos usuários possuíam e algo que parecia confuso, foi explicada e desmistificada neste artigo.

E você, se por acaso estava com essa interrogação na cabeça sobre suas selfies do iPhone, este artigo lhe ajudou? Comente conosco! Não deixe de explorar as categorias FAQ, Dicas e Tutoriais.


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no TwitterTelegramInstagram e Facebook; e apoie nosso projeto! 😃