VLC: assista qualquer filme ou série no seu iPhone e iPad

11
15674

O iPad tem aquela telona incrível, com resolução retina, ótima para assistir filmes e séries. Mas, normalmente, usuários leigos tem problemas em transferir os arquivos de vídeo para o aparelho porque pelo iTunes não tem como colocar arquivos diferentes de MP4. Muita gente baixa tudo pelo Torrent, e a maioria dos arquivos são AVI, MKV ou RMVB, e se você tentar passar pro seu iDevice pelo iTunes do jeito “normal”, que é sincronizando a biblioteca de vídeos, simplesmente não vai funcionar.

Mas existe uma maneira muito simples de você passar praticamente qualquer vídeo para o aparelho: utilizando o mágico VLC.

Isso mesmo, o salvador da pátria do Windows para reproduzir aquele vídeo em formato estranho que o Windows Media Player não roda nem a pau também vem te salvar no iOS (e no Mac OS!).

Para utilizá-lo, é muito simples. Primeiro, conecte seu iPad ou iPhone ao computador, e abra o iTunes. Clique no seu dispositivo, na barra de menu, como na imagem:

Screen Shot 2014-04-30 at 20.30.28

Agora, do sumário, clique em “Aplicativos” para ver a lista de apps baixados e instalados. Role a tela até o final, onde fala “Compartilhamento de Arquivos”. Lá estará o VLC. Clique nele e em seguida no botão “Adicionar”, escolha seus arquivos e pronto. Através desse recurso, os arquivos vão para o VLC, e você poderá então acessá-los direto do seu iPad ou iPhone.

Screen Shot 2014-04-30 at 20.30.14

O programa é muito simples de usar. Ao abrí-lo, você verá uma galeria com todos os vídeos transferidos. E você também pode sincronizar vídeos na nuvem – Dropbox e Google Drive, além de fazer download direto da internet, o que não é possível fazer pelo navegador.

IMG_0008

Página inicial do programa, com todos os seus vídeos transferidos. The Americans é muito bom, diga-se de passagem 😉

Na parte de cima você tem a barra de progresso. Basta tocar no ponto e arrastar para avançar ou voltar o vídeo. Também na parte superior, ao lado da barra de progresso, você verá um número: é o tempo que falta para terminar o vídeo. Toque nele, e esse número muda para o tempo decorrido. E do lado do número tem duas setas para você ajustar o formato da tela.

IMG_0012

Na parte de baixo ficam os controles de volume, play/pause e para avançar ou voltar, além de um botão que mostram opções de brilho, contraste e saturação. Quando você começa a assistir um vídeo e para no meio, na próxima vez que abrí-lo, ele reproduzirá do ponto em que parou.

Além disso, ele possui vários gestos para facilitar o uso:

Volume: deslize o dedo para cima e para baixo à partir do canto direito da tela para aumentar ou diminuir o volume

Brilho: deslize o dedo para cima e para baixo à partir do canto esquerdo para mudar o brilho da tela

Avançar ou voltar: deslize o dedo para esquerda ou para direita para voltar ou avançar um pouco

Fechar o vídeo: toque a tela com dois dedos e mova para qualquer direção para fechar o vídeo atual e voltar para a livraria.

Vídeos ocupam bastante espaço, então ao terminar de assistir, você pode apagar os vídeos. Para isso basta, na livraria, tocar e segurar qualquer miniatura, ou tocar em “Editar”, e algo semelhante à tela inicial do iOS vai aparecer, com as miniaturas tremendo. Selecione os vídeos que deseja apagar e toque na lixeira que vai aparecer na barra inferior, e pronto.

Como você pode ver, o VLC é uma mão na roda. E ele também reproduz legendas, basta copiar o arquivo de legenda com O MESMO NOME do arquivo de vídeo, que ela aparecerá.

Com essas dicas você poderá reproduzir a maioria dos formatos de vídeo. Mas, caso tenha algum problema, não deixe de comentar abaixo.

  • Rafael Epelman

    Uma dúvida como faço para apagar a legenda depois?
    O video eu sei apagar mas a legenda não aparece o arquivo no vlc para apagar.

    • muniperez

      Rafael, no iTunes para Mac, depois de conectar o iDevice, basta selecionar o arquivo e apertar “Delete”. Imagino que no Windows funcione de maneira similar. 😉

    • Leonardo Cordeiro

      tem um player muito bom também que é o Gplayer, nele vc consegue apagar a legenda direto do app. 😉

  • Leonardo Cordeiro

    E se a legenda ou o audio ficar com a sincronização errada? o que eu vi é que dá para configurar o audio, mas oque ele faz é deixar o audio devagar.

    • muniperez

      Olha Leonardo

      As opções são bem limitadas na versão pra iOS, então não tem como mexer no tempo da legenda.

      O jeito é procurar a codificação correta quando for pegar a legenda, aí diminuem as chances dela vir com o tempo errado 😉

  • Lety

    Muito bom Samba! Salvou meus svcs 0-4 hahaha <3

  • Roberto

    nao consigo ver metendo as legendas igual ao titulo do filme

  • karen

    Eu tinha um i phone 4 e acabei de adquirir um iphone 5 e não consigo mais assistir série online pelo celular,sempre assisti pelo mega filmes hd no 4,mas no 5 não roda de jeito algum.O que faço?obrigada

  • Bruno

    cara, gostei muito das suas dicas, meu ipad não está comigo agora, mas tenho uma duvida: se a legenda estiver separada ela entra automaticamente no vídeo ou tenho que colocá-la? obrigado e parabéns pelo seu trabalho 🙂

  • caroline

    eu fiz tudo certinho, as legendas possuem o mesmo nome do arquivo da série e consegui colocar tudo no aplicativo pelo Itunes, mas quando abro o aplicativo no ipod, so tem os episodios sem a legenda e no video nao aparece o icone da legenda… e agr?