5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia

3
22523
[dropcap]C[/dropcap]omo já falamos aqui, em breve a Siri, assistente pessoal do iPhone virá em português em breve no iOS 8.3. Depois de muitos anos em fase “beta”, a Siri finalmente aprendeu a falar o português. No artigo de hoje, vou passar pra vocês, 5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia.

Antes de falar dessas utilidades, você precisa saber primeiro como funciona a Siri. Ela é uma assistente pessoal onde você pergunta, ou manda ela executar ações tudo via comando de voz. A Siri interpreta e executa a ação desejada. Para usar a Siri (em português somente a partir do iOS 8.3), basta ativar nos ajustes (Ajustes > Geral > Siri) e depois pressionar e segurar o botão Home por 3 segundos e ela entrará em ação.

Leia também:

Vamos as 5 utilidades da Siri para iPhone em seu dia a dia

#1 – Fazer lembretes rapidamente

Essa pra mim é a utilidade que eu estou mais usando desde que a Siri em português foi liberada no iOS beta 8.3. É muito simples de usar, basta pressionar o botão Home por 3 segundos e falar:

Me lembre de fazer ISSO E AQUILO amanhã quando eu chegar em casa.

Após essa sua ação ela irá criar um lembrete no App Lembretes, e além disso colocará com a data de amanhã. Também usará o GPS do iPhone para que quando você entrar na sua casa amanhã ele avise que você tem ISSO E AQUILO para fazer. Isso são funções do aplicativo Lembretes, que pode ser feito manualmente sem a Siri, mas ela torna isso muito fácil.

Você também pode falar:

Me lembre de almoçar as 13h de hoje.

Me lembre de pagar a conta de luz no dia 20/04/2015

Use a sua criatividade para essa função.

#2 – Usar o Timer e alarmes

Outra função que estou usando muito é do “relógio”. Algo que será muito útil com a Siri + Apple Watch. Basicamente funciona assim, você pode pedir para que ela faça uma contagem regressiva, ou iniciar uma contagem (cronometrar) ou ainda pedir para tocar um alarme às horas do dia. É uma função bem útil também. Veja como fazer:

Faça uma contagem regressiva de 1 minuto; Coloque um timer de 15 minutos; Conte 30 minutos; Teste a sua combinação.

Me acorde amanhã às 7 horas; Desative todos os alarmes;

Eu gostei muito dessa função, pois eu tinha preguiça de fazer isso. Com a Siri isso me ajuda e eu perco menos os horários das coisas.

[the_ad id=”5747″]

#3 – Ler as últimas mensagens

Outra coisa que é muito legal, é que a Siri lê as suas últimas mensagens não lidas (SMS e iMessage)  e também seus Emails. É uma função muito útil no trânsito, quando está na academia e em outros lugares. Para fazer isso é só pedir:

Leia minhas últimas mensagens; Leia meu último email;

Após isso a Siri lerá todo o corpo da sua mensagem (ás vezes ela não lerá certo, principalmente abreviações [kkk, pq, vc]), depois irá perguntar se quer responder. Isso é bem legal.

#4 – Mandar Emails e Mensagens

5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia

Essa função eu comecei a usar recentemente. Nunca fui muito fã de mandar mensagens por transcrição de voz (falar e o computador escrever), pois sempre o que era transcrito era errado, e eu tinha que corrigir. Mas a Siri é muito boa na transcrição, e a minha voz é meio enrolada. Também aprendi a usar pontuações (“.” ponto, “,” virgula, “@” arroba [isso tudo é possível]). Veja um exemplo:

Mardar um email para [Contato] sobre [Assunto].

Ela vai pensar, achar o seu contato e depois perguntar qual o conteúdo do email, então você pode falar:

Pessoa “virgula” quando é que você poderá vir em minha casa “ponto de interrogação” Já estou esperando muito “ponto de exclamação” Vem logo “ponto”.

Essa fala resultará nisso:

Pessoa, quando é que você poderá vir em minha casa? Já estou esperando muito! Vem logo.

Legal não é? Esse recurso pode ser usado também no ditado, usando o teclado e apertando no microfone que aparece.

#5 – Criar anotações

Outro recurso muito interessante é a criação de notas. É muito fácil e pratico, você pode anotar nomes, endereços, textos completos e várias coisas apenas dizendo “Anote” e falar o que quiser em seguida. Veja um exemplo:

Anote que o preço da gasolina está R$ 3,59 aqui em Belém do Pará.

Muito fácil não é? Imediatamente essa anotação ficará no app Notas.

#DicaExtra – Ela também conta piadas

Isso mesmo, a Siri também conta piadas, na verdade ela tenta, mas não é muito boa nisso. Para fazer isso, basta pedir:

Me conte uma piada; Conte uma piada;

Ela irá te responder mais ou menos assim:

5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia - contando uma piada

As vezes ela até conta uma engraçada. Legal não é?

Considerações Finais

Convenhamos que nenhuma dessas 5 utilidades irá mudar radicalmente a sua vida, mas com toda a certeza irá te ajudar em muitas coisas. Nos EUA há muito mais funções úteis, com comprar ingressos, reservar restaurantes, traçar rotas outras coisas.

Espero que você goste de usar a Siri quando ela for disponível para o público.

Debate

  • Você acha que a Siri trará algum benefício a você?