As baterias de íons de lítio perdem sua capacidade original de armazenar energia com o tempo de uso, pois é um processo natural desse componente químico. Entretanto, essa degradação é medida com base na quantidade de ciclos de carga. E você aprenderá, neste artigo, a verificar a quantidade de ciclos que a bateria do seu iPhone já possui, diretamente em seu aparelho.
Entendendo o que são esses ciclos e como a bateria funciona
As baterias de íons de lítio sofrem uma degradação com o tempo, conforme o seu uso. Ou seja, toda bateria recarregável tem um limite em sua vida útil, e esse limite está diretamente relacionado a sua capacidade de reter energia, que é contabilizado por ciclos.
Sendo assim, por exemplo a bateria de um iPhone 13, que possui 3240 mAh, após alguns anos de uso, quando estiver com cerca de 80% de sua capacidade original, poderá armazenar apenas 2592 mAh.
Os ciclos de carga são contabilizados quando a bateria é descarregada numa quantidade equivalente a 100% de sua capacidade, mesmo que não seja de uma vez. Em outras palavras, você pode colocar para carregar, retirar do carregador parando no meio e continuar usando o aparelho, e depois voltar a carregar que a contabilização do ciclo continua.
Dessa forma, você pode, por exemplo, usar 75% da carga durante o dia, deixar o iPhone recarregando durante a noite (inclusive, não tem problema fazer isso), e no dia seguinte, ao utilizar 25%, terá atingido 100% de descarga, completando 1 ciclo nesses dois dias.Naturalmente, as baterias de íons de lítio vão perdendo a sua capacidade pouco a pouco a cada ciclo completo de carga. De acordo com a Apple:
Uma bateria normal é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos de carga completa ao funcionar sob condições normais. A garantia de um ano inclui a cobertura de serviço de uma bateria com defeito. Se ela estiver fora da garantia, a Apple oferecerá o serviço da bateria mediante o pagamento de uma taxa. Saiba mais sobre os ciclos de carga.
Com isso, a bateria do iPhone deve ter no mínimo 80% de sua capacidade (Saúde da Bateria) quando atingir 500 ciclos. Caso a bateria fique abaixo de 80% de saúde antes de chegar a 500 ciclos, pode estar com problemas e você deve recorrer à garantia na Apple. Agende um reparo de forma correta! Ainda assim, não podemos esquecer que as baterias são componentes químicos, logo, pode haver uma pequena variação na precisão das medições, uma margem de erro aceitável.
Todavia, não precisa ficar com ‘medo’ de carregar o seu aparelho. Carregue seu iPhone sempre que precisar! Os cuidados que você realmente deve ter, ensinamos aqui.
Conferindo a quantidade de ciclos que a bateria do iPhone possui diretamente no dispositivo
Primeiramente, verifique se você possui o aplicativo Atalhos, da Apple, instalado em seu iPhone. Caso ainda não tenha baixado, basta acessar a App Store pelo box abaixo:
Utilizaremos um atalho para facilitar o processo, então, adicione o atalho Status da Bateria no seu aplicativo, tocando no botão abaixo:
É necessário que o compartilhamento de análise do sistema esteja ativado, pois nele é gerado o log/registro onde obteremos as informações da bateria. Para isso, acesse Ajustes » Privacidade e Segurança » Análise e Melhorias, veja se a opção “Compartilhar Análise” está habilitada. Caso não esteja, ative-a e aguarde de 1 a 3 dias para que o sistema gere o arquivo de registro que usaremos.
Agora, na mesma tela (em Ajustes » Privacidade e Segurança » Análise e Melhorias), entre na seção “Dados da Análise“. Logo no início terá alguns arquivos com o nome no seguinte formato:
Analytics-0000-00-00-000000.ips.ca.synced
1º ⇒ Escolha o último arquivo pois será o registro com a data mais recente,e toque nele para abrí-lo, conforme mostra a imagem a seguir:
2º ⇒ Toque no ícone de compartilhamento:
3º ⇒ Escolha o atalho que você adicionou anteriormente, Status da Bateria, dentre as opções disponíveis e toque nele:
Prontinho! O atalho encontrará as informações da bateria dentro dos logs de análise e exibirá de forma fácil e rápida.
Para sair, basta tocar em “OK“.
Por fim, lembrando que você não deve ficar “paranoico(a)” com esses valores, como é muito comum entre os usuários ficarem com o nível de porcentagem no menu Saúde da Bateria. Essas informações são para consultas esporádicas, ou seja, olhar vez ou outra quando for necessário, como ao comprar um aparelho usado ou estiver notando um funcionamento/desempenho anormal ou problemas em seu iPhone, por exemplo.
E você, o que achou deste artigo? Sua bateria já tem quantos ciclos completos? Comente conosco aí embaixo!
Gostou? Compartilhe com seus amigos(as) e fique ligado(a) aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais!
Inscreva-se também em nossa NewsLetter exclusiva e gratuita: