Um dos maiores destaques da WWDC 2017 foi de fato o iOS 11. Muitas das novidades são recursos solicitados há muito tempo pelos usuários, e que finalmente virão para a nossa alegria no sistema operacional móvel da Apple.

Acompanhe à seguir as principais novas funções que serão implementadas ao iOS 11.

Leia também:

iMessage

As mensagens serão sincronizadas com o iCloud. E toda nova alteração será simultânea em todos os aparelhos conectados à conta do iCloud em questão. Isso significa que, por exemplo, se você excluir uma mensagem no iPhone, ela também será excluída no iPad e vice-versa. Inclusive, caso você conecte um novo aparelho à sua conta, poderá continuar nele uma conversa de onde parou.

Haverá uma otimização no armazenamento de conteúdo do iMessage, o que reduz o espaço gasto.

App Store

A loja de aplicativos ganhará uma reformulação visual, a qual é semelhante ao Apple Music. Haverá uma seção para aplicativos e outra para jogos, separando-os.

Siri

A assistente virtual ficará mais inteligente e natural, ganhando novas funções como o recurso de tradução de idiomas e novas vozes. Também será possível usar a Siri através de texto, basta digitar ao invés de falar.

Câmera

Receberá uma nova forma de compactação para fotos e vídeos, permitindo que os mesmos economizem até 50% do armazenamento. Serão os formatos HEIF (fotos) e HEVC (vídeos), havendo a possibilidade de o usuário continuar usando o antigo formato (JPEG/H.264).

Outro recurso muito bacana é a leitura de QR Code nativamente no sistema. Basta abrir o app Câmera e apontar para um código. Logo aparecerá uma notificação na tela solicitando ação referente ao código escaneado, que pode ser uma abertura de página no Safari, por exemplo.

Central de Controle

Além de um visual totalmente novo, agora será possível personalizar a Central de Controle. Dentre as diversas opções disponíveis para colocar na Central, está o tão solicitado atalho para ligar/desligar os Dados Celulares.

Compartilhamento de senha do Wi-Fi

Um recurso que permite compartilhar a senha da rede Wi-Fi sem necessariamente ter que dizer ou perguntar as letras/números.

Funciona da seguinte maneira: caso você queira se conectar à rede Wi-Fi de um certo local, basta abrir a lista de redes e selecionar o Wi-Fi requerido (até aí, o processo comum). Daí, ao aproximar seu dispositivo de outro que já esteja conectado à rede e desbloqueado, será exibida uma janela no aparelho conectado dizendo que você quer se conectar. Basta tocar então em ‘Enviar Senha’, nesse tal aparelho, que o seu dispositivo ganhará acesso à rede instantaneamente. Tudo isso sem precisar que a senha seja revelada aos usuários em questão.

Arquivos

Basicamente, é uma reformulação do já existente iCloud Drive, o qual foi substituído pelo aplicativo Arquivos. Seu objetivo é funcionar como um gerenciador de arquivos, onde diversos aplicativos poderão gravar informações e compartilhá-las entre si. Além de ser possível guardar arquivos no aparelho, o app oferecerá integração com outros serviços de nuvem, como o Google Drive e Dropbox.

Gravação de tela

No iOS 11 será possível gravar a tela do aparelho, de forma nativa no sistema. Até o momento, isto só é realizável através de um computador ou app.

Um “dark mode” alternativo

O menu ‘Inverter Cores’, em Acessibilidade, ganhou uma nova opção. A chamada Inversão Inteligente inverte as cores, porém não em imagens e apps que usam cores escuras.

Fim da integração com redes sociais nativamente

A antiga integração com as redes Twitter, Facebook, Flickr e Vimeo, as quais possuíam até mesmo um menu nos Ajustes, deixou de existir no iOS 11.

Desligar o aparelho nos Ajustes

Haverá uma opção para desligar o dispositivo nos Ajustes, eliminando a exclusividade do botão físico.

Screenshots (captura de tela)

Ao tirar uma screenshot, a imagem aparece no canto da tela, onde você pode escolher editá-a, enviá-la diretamente pra alguém e decidir salvá-la ou não no álbum de fotos.

Novas funções no app Notas

O aplicativo Notas, nativo no sistema, receberá novas funcionalidades como: assinatura em documentos, novas opções de marcador, escanear documentos, mudar estilo de texto e adicionar tabelas.

Mudanças visuais

Haverão algumas mais mudanças no visual, como por exemplo a representação do sinal de celular, que passou a ser barrinhas. A calculadora também ganhou um novo design.

 

O iOS 11 trará muito mais novidades, e estaremos comentando aqui conforme forem saindo do forno.

Gostou? Compartilhe e comente. Não se esqueça de eplorar nosso site em Dicas, Tutoriais, Wallpapers e muito mais!