Resumo da semana: iPhone 6, bendgate, iOS 8 e mais

0
5150

Essa semana foi bastante movimentada no universo Apple, a primeira em que temos o iPhone 6 “rolando solto” por aí, e o iOS 8 nas mãos dos usuários. Não faltaram problemas. Saiba tudo o que aconteceu de bom e de ruim nos últimos dias!

Como sabemos, na sexta feira passada tivemos o início das vendas do iPhone 6 em alguns países, principalmente EUA e Austrália, e, como já era de se esperar, houve filas e mais filas nas Apple Stores ao redor do mundo. Alguns fatos inusitados aconteceram, como o caso do primeiro ser humano a comprar um iPhone 6 e deixar ele cair.

Logo nos primeiros dias também começaram a aparecer na internet casos do iPhone 6+ entortando no bolso dos usuários, algo que está sendo chamado de “bendgate”, tipo um escândalo do iPhone entortando.

No dia 17 de setembro a Apple liberou para todos os usuários o iOS 8, a nova versão do sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch, e, como já era de se esperar, veio com uma enxurrada de bugs. Foram tantos problemas que a Apple liberou, poucos dias depois, o iOS 8.0.1, que foi ainda pior. E agora, uma nova atualização está disponível, a 8.0.2.

É bastante coisa, então vamos falar ponto a ponto separadamente, com mais detalhes. Acompanhe!

Primeiro iPhone 6 comprado cai no chão

Às vésperas do início das vendas do iPhone 6, muita gente já estava fazendo fila para comprar o aparelho, em vários países do mundo. A Austrália é um dos primeiros países a receber a luz do sol do dia seguinte (eles estão do outro lado do mundo), então obviamente o primeiro sortudo da fila da Apple Store de lá automaticamente se torna o primeiro ser humano a oficialmente por as mãos no iPhone 6. Claro que tem aquele pessoal que contrabandeou, funcionários da Apple e fábricas, etc, mas isso não conta.

Como já é de praxe, o primeiro usuário a comprar o iPhone do ano fica famoso e dá até entrevista na TV. O cara em questão não foi oficialmente o primeiro do mundo, mas foi o primeiro de Perth, também na Austrália. E não foi diferente, mas de tão feliz e nervoso que estava, na hora de abrir o iPhone e mostrar à cidade sua conquista, deixou o telefone cair no chão. E como estavam filmando ele, o mundo inteiro viu o azarado.

O (in)felizardo foi Jack Cooksey, que comprou seu novíssimo iPhone 6 na Apple Store de Perth, no sudoeste da Austrália.

Graças ao bom Deus, acho que não aconteceu nada de mais com o aparelho, e Jack deve estar usando ele por aí feliz da vida.

Bendgate – iPhones 6 entortando no bolso

iPhone 6 torto

Nos últimos dias a internet esteve eufórica com o tal do “bendgate”, “entortagate”, iPhone 6 entortando.

O que aconteceu foi que alguns usuários reportaram que seus iPhone 6 Plus saíram do bolso tortos, após terem sentado em cima do aparelho.

Como já é de praxe, após o lançamento de cada iPhone, uma enxurrada de falhas começam a surgir na internet, afirmando que o aparelho é defeituoso, que a Apple deveria fazer um recall, etc.

Realmente, alguns iPhones 6 Plus acabaram entortando, mas foi um número muito pequeno de aparelhos – a Apple vendeu 10 milhões de iPhones 6 nos primeiros 3 dias, já pensou o caos que estaria o mundo se isso fosse um problema de todos os iPhones 6?

iPhone 6 torto

Vários vídeos e matérias sobre o assunto tem rodado por aí, com pessoas entortando o iPhone 6 Plus com as mãos, para mostrar a facilidade com que se faz isso, mas testes de sites confiáveis provam o contrário: é bem difícil de entortar o aparelho.

Então, se você talvez tenha desistido de comprar o iPhone 6 ou 6+ porque leu por aí que ele vai entortar só de você colocar ele no bolso e sentar, pode tirar esse bloqueio da cabeça ;).

Qualquer iPhone é um aparelho muito bem feito (e também qualquer outro smartphone de empresas respeitáveis, como Sony, HTC, LG), e eles são testados exaustivamente em todos os cenários possíveis. A Apple até mostrou para a imprensa o lugar onde ela testa os iPhones antes deles chegarem ao seu bolso.

Então, fique tranquilo, pode comprar o iPhone 6 ou 6+ e ser feliz. Ele não vai entortar. Obviamente não recomendamos sentar em cima dele. NÃO FAÇA ISSO com NENHUM smartphone – iPhone, Galaxy, Z1, LG G3, nenhum! Você pode não só entortar o aparelho (bem difícil de acontecer), como também quebrar a tela ou trincar o vidro. Isso porque nenhum smartphone é de pedra, e eles, como qualquer objeto ou corpo na terra, segue as leis da física. Se você sentar em cima do telefone, vai estar colocando um peso enorme nele, e não há santo que salve.

Recomendação final: deixe seu iPhone no bolso da frente da calça/bermuda.

Problemas do iOS 8

Agora, vamos falar de software. No dia 17 de setembro o iOS 8.0.0 (vulgo, iOS 8) foi liberado para todos os usuários, do iPhone 4S ao iPhone 6 e 6+, e do iPad 2 ao iPad Air.

O sistema trouxe várias novidades para os usuários, o que falaremos mais na frente, dando dicas de uso, mas também vem enfrentando vários problemas.

Primeiramente, é completamente normal que, depois que um sistema é lançado ao público, ocorram bugs e falhas. Se você parar para imaginar a complexidade do ambiente do iOS (o sistema, iCloud, desenvolvedores, apps, iTunes, etc etc), então talvez entenda que nada nem ninguém é perfeito, e que falhas ocorrem.

Obviamente a Apple está correndo contra o tempo para corrigir os problemas, então, se você foi pego de surpresa com os problemas, fique tranquilo que provavelmente nos próximos dias já sairá uma atualização do iOS para corrigir os mesmos.

Atualização do iOS 8

Como os bugs do iOS 8 foram muitos, a Apple logo em seguida lançou o iOS 8.0.1, a primeira atualização do sistema. Só que ela também veio meio bugada, porque alguns usuários do iPhone 6 perderam o sinal de celular, e o TouchID parou de funcionar.

Tendo em vista os problemas, a empresa retirou a atualização do ar, e no dia 25 (quinta), liberou o iOS 8.0.2, corrigindo esses e outros problemas.

Se você baixou mas não instalou o iOS 8.0.1, deverá remover essa atualização antes de colocar a nova. Para isso basta seguir as instruções:

  • Vá em Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamento.
  • Apague a atualização 8.0.1, arrastando com o dedo para o lado.
  • Volte em Ajustes > Geral e vá em Atualização de Software.
  • O iOS 8.0.2 estará disponível

Se você está com dúvidas em como atualizar para o iOS 8, ou teve problemas durante o processo, veja um dos links abaixo:

iPhone 6 sendo vendido em Portugal e outros 21 países

Nesta sexta, 27 de setembro, Portugal, Suíça e outros 20 países foram agraciados com o início das vendas do iPhone 6 por lá. Isso já estava previsto, e o fato ocorre 1 semana após o lançamento mundial.

Os países são, além de Portugal e Suíça, Espanha, Itália, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Luxemburgo, Áustria, Holanda, Rússia, Turquia, Finlândia, Taiwan, Bélgica, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Qatar, Isle of Man e Liechtenstein.

Obviamente, houve filas enormes na frente das lojas da Apple. Veja algumas fotos, do Blog do iPhone.

fila iPhone 6

fila iPhone 6

fila iPhone 6

E o Brasil?

Sem previsão. A Anatel precisa homologar o aparelho, o que deve acontecer nos próximos dias, mas especula-se por aí que ele chegue só em dezembro.

Caso queira saber mais sobre o iPhone 6, leia nossas matérias falando sobre os dois modelos.