Nessa segunda-feira foi dia da abertura da WWDC 21, conforme noticiamos aqui. Essa keynote tem como objetivo iniciar o evento, que é especialmente para desenvolvedores. E apresentar uma visão geral da Apple sobre seus novos sistemas operacionais: iOS 15watchOS 8iPadOS 15, macOS Monterey tvOS 15.

WWDC 2021

Neste artigo mostraremos um resumo com as principais novidades de cada sistema apresentado. Acompanhe!


iOS 15

Para quem esperava grandes novidades revolucionárias, não foi dessa vez… Entretanto, o novo iOS trará alguns recursos muito úteis!

Começando pelo FaceTime, que finalmente terá suporte multiplataforma. Ou seja, será possível acessar chamadas do FaceTime através de um dispositivo Android ou Windows por exemplo. Isso se dará através de links para acessar a “reunião” via web. Semelhante ao funcionamento do Zoom ou Google Meet por exemplo. Além disso, também terá novos recursos de áudio, como o “Áudio Espacial”, que traz mais realismo às chamadas. Haverá, inclusive, um isolamento de voz que reduz o ruído ambiente. Por fim, também terá um Modo Retrato na chamada, que desfoca o fundo mantendo a pessoa em destaque.

Outro recurso é o SharePlay, que possibilita a reprodução de mídias como vídeos, músicas, filmes e até compartilhar a tela do dispositivo através do FaceTime entre os participantes, permitindo o consumo de conteúdo entre duas ou mais pessoas mesmo à distância.

Já o iMessage, ganhará um novo design no compartilhamento de fotos, além de uma integração com outros apps da Apple, como Safari, Apple TV, News, Fotos, que agrupa o conteúdo compartilhado entre seus contatos.

As notificações serão reformuladas com um novo visual, tendo ícones maiores e fotos dos contatos. E também haverá um modo de resumo, que agrupa as notificações “menos importantes”, por assim dizer, em determinados horários, tudo configurado pelo usuário.

Outra função excelente é o Focus. É um modo em que o usuário pode criar uma espécie de diferentes perfis para o Não Perturbe, de acordo com o trabalho, academia ou atividade por exemplo. Nele, resumidamente, o usuário pode personalizar cada perfil com determinados apps específicos para receber notificações ou não. No iMessage, caso a pessoa esteja usando o modo Foco, o remetente de uma mensagem é avisado.

Já na Câmera, terá um reconhecimento de texto nativo, semelhante ao Google Lens. Será possível reconhecer palavras, números e afins também em fotos já capturadas na galeria. E a Busca do iOS ficará mais rica em detalhes e conteúdo.

O app Safari ganhará uma nova interface, com a barra de endereços na parte inferior, grupos de abas e extensões. Os aplicativos Tempo, Mapas e Notas também terão mudanças no design, além de ganhar novas funcionalidades. O Wallet ganhará suporte também a chaves eletrônicas de casa, crachás de trabalho e até identidade. Ou seja, cumprindo ainda mais a função de carteira, literalmente.

iPadOS 15

O “iOS para iPad” terá widgets na tela inicial e Biblioteca de Apps, recurso que deveria ter vindo na versão 14, bem como no iOS, mas foi adiado. A multitarefa será repaginada, com uma série de novas funcionalidades.

Além disso, o app Traduzir chegará ao iPad. E as anotações rápidas serão muito melhoradas.

watchOS 8

O sistema do relógio não ganhará muitas modificações notáveis, apenas um novo aplicativo que auxilia na concentração, novas atividades no app Exercícios e mostradores.

Além de alguns recursos do iOS 15, terá melhorias no app Buscar e novo layout no app Fotos.

tvOS 15

Resumidamente, o foco do sistema será uma maior integração no ecossistema Apple em casa. Dentre as novidades, terá melhorias no app Casa e possibilidade de usar o HomePod como saída de áudio da Apple TV.

macOS Monterey

A primeira novidade se refere ao “Controle Universal”. Esta funcionalidade integra um iPad e/ou Mac a um mesmo mouse e teclado, permitindo que o usuário controle-os ao mesmo tempo, apenas aproximando os aparelhos.

A Apple introduzirá o app Atalhos no macOS, e aos poucos ir substituindo o clássico Automator.

O sistema também ganhará recursos do iOS 15, incluindo o Safari remodelado e extensões compartilhadas.

Quando serão lançados?

A Apple não informou data definida para o lançamento. Porém, como sempre, o iOS 15 e demais sistemas deverão ser lançados para o público no final do ano. Sobretudo, nosso palpite é que seja entre setembro e outubro…


Este artigo foi um breve resumo sobre as principais novidades das novas gerações dos sistemas operacionais da Apple, anunciadas na abertura da WWDC 2021. A WWDC é um evento que ocorre durante alguns dias. Sendo assim, muitas outras novidades serão anunciadas até o lançamento oficial no final do ano. E, nós, traremos aqui no iPhoneDicas sempre as principais informações.

E você, o que achou? Algo que gostou ou não gostou? Comente conosco aí embaixo e em nossas redes sociais.


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no Twitter, Telegram, Instagram e Facebook; e apoie nosso projeto! 😃