No início desta semana, conforme anunciamos aqui, aconteceu a abertura de um dos eventos anuais mais esperados da Apple: a WWDC 2022. O objetivo principal da keynote de abertura é apresentar as principais características dos novos sistemas operacionais da Apple: o iOS 16, iPadOS 16watchOS 9, macOS 13 e tvOS 16.

WWDC 2022

Neste artigo mostraremos um resumo geral do que foi apresentado hoje. Acompanhe!


iOS 16

O principal destaque ficou por conta da nova Tela de Bloqueio, que no novo sistema será possível personalizá-la de milhares de formas diferentes. Desde a época do iOS 7, que teve uma grande mudança visual em relação ao iOS 6 e anteriores, é a primeira vez que a Apple traz uma grande mudança visual novamente.

 

Dentre as opções, pode-se alterar as fontes do relógio, informações exibidas, adicionar widgets, alterar cores; há grande variedade de wallpapers nativos e dinâmicos.

Os widgets, por exemplo, são inspirados no Apple Watch, podendo exibir informações como nível de bateria, previsão do tempo, eventos, atividades, e muito mais. Há, também, as notificações interativas, que permitem mostrar informações em tempo real direto na tela bloqueada, como rastreio de um delivery, acompanhamento de uma viajem de Uber, dentre outras.

 

O posicionamento das notificações também mudou: agora elas ficam na parte inferior da tela, e mais detalhes podem ser acessados ao arrastar o dedo de baixo para cima. Além disso, o modo Foco foi aprimorado ganhando integração com a tela de bloqueio, ou seja, a tela bloqueada pode se alterar automaticamente de acordo com o perfil de foco ativado no momento.

 

Para quem usa o Compartilhamento Familiar, terá uma interface mais fácil para configurar o aparelho de crianças da família, por exemplo. E haverá um novo recurso, a Biblioteca de Fotos Compartilhadas, que será uma biblioteca à parte compartilhada com os membros do seu Compartilhamento Familiar, aonde podem visualizar, interagir e colaborar. Nela, o usuário poderá compartilhar fotos existentes com base em datas ou pessoas nas fotos. E haverá sugestões inteligentes de acordo com as pessoas reconhecidas nas fotos.

O iMessage, finalmente, ganhará opção de editar e apagar mensagens já enviadas. Também será possível marcar conversas como não lidas. E terá uma integração com o SharePlay. O app nativo Mail ganhará novidades também, com os recursos de agendar e-mails com antecedência, cancelamento de envio antes que chegue ao destinatário, lembrete para acompanhar conversas, e houve uma reformulação na pesquisa dentro do aplicativo.

O Live Text, recurso do iOS que reconhece texto em imagens, também será expandido a vídeos. Com isso, o usuário pode pausar um vídeo e interagir com o texto exibido no momento. Inclusive, haverá conversão de moedas, tradução de textos, etc.

Uma das coisas mais legais, será o Visual Look Up, recurso capaz de reconhecer pessoas, animais e objetos em primeiro plano numa foto, e destacar apenas o item selecionado dando opção de levar o recorte, sem fundo, para compartilhá-lo em outro lugar, tudo isso de forma nativa.

O app Carteira (Wallet) permitirá, aos usuários nos EUA, dividir uma compra em até 4 vezes, em valores iguais por seis semanas, sem nenhum tipo de taxa ou juros, com o novo Apple Pay Later. Esta opção ficará disponível em todo lugar que aceita o Apple Pay, usando a rede Mastercard. Incusive, será possível receber informações de rastreamento, pedidos e recibos detalhados diretamente no app Carteira.

O suporte a documentos pessoais será expandido a mais províncias (por enquanto, apenas nos EUA), e os aplicativos que exigem verificação de identidade poderão usar o documento na Carteira mediante a autorização e revisão dos dados pelos usuários. Além disso, será possível compartilhar, de forma segura, chaves de casa, hotel, carro, escritório e afins através do app Mensagens, Mail e demais compatíveis.

O CarPlay terá uma revolução completa, com uma integração profunda ao hardware do carro. Em acordo entre a Apple e fabricantes de veículos, levando em conta a integração mais completa, será possível controlar o rádio, ar-condicionado, verificar velocidade, nível de combustível, e muito mais!

CarPlay iOS 16

No Safari, o usuário poderá compartilhar grupos de guias, como uma coleção de sites, com amigos e familiares, tornando mais fácil um acesso colaborativo. A navegação será ainda mais segura, e haverá um novo recurso, de chaves digitais que, segundo a Apple, tem o objetivo de substituir as senhas comuns.

Safari no iOS 16

O Mapas da Apple permitirá que os usuários criem uma rota, planejada com antecedência, com até 15 paradas, e sincronizar automaticamente entre seus aparelhos Apple. Ou seja, pode montar uma rota no Mac e acessar pelo iPhone depois, por exemplo. Também, terá mais integração e informações de transporte público.

O recurso Ditado será aprimorado com pontuação automática e emojis, e o usuário também poderá digitar simultaneamente, mover o cursor e editar o texto sem precisar desligar o Ditado.

Ditado no iOS 16

A Siri poderá executar atalhos quando um novo app for baixado antes mesmo de ser feita a configuração inicial. Os usuários poderão usá-la para enviar mensagens automaticamente sem confirmação, e até recusar chamadas com um simples comando de voz: “E aí Siri, desligue.”.

O aplicativo Casa terá uma interface, organização e visualização facilitadas. Finalmente, ganhará uma integração mais ampla com o protocolo universal Matter, permitindo uma ampla variedade de acessórios inteligentes compatíveis.

Casa no iOS 16

A partir do iOS 16, os usuários terão acesso ao app Fitness sem necessariamente possuir um Apple Watch. Com isso, será possível usar o aplicativo para acompanhar metas de condicionamento físico, calorias ativas e até mesmo integrar a aplicativos de terceiros.

Fitness no iOS 16

Outra feature bem interessante virá no app Saúde, que é a possibilidade de registrar medicamentos. Com isso, os usuários poderão criar uma lista com horários e lembretes para acompanhar seus medicamentos, suplementos e vitaminas. Tudo isso de forma nativa no iOS.

Medicamentos no Saúde do iOS 16

Por fim, outro ponto importante é um novo recurso de privacidade, nomeado de Safety Check. Esse recurso visa proteger a pessoa, principalmente mulheres, quando sua segurança pessoal está em risco devido à violência doméstica ou por parceiros íntimos, removendo rapidamente todo o acesso concedido a outras pessoas. Ele inclui uma redefinição de emergência que ajuda os usuários a saírem facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos conectados, redefinir as permissões de privacidade e limitar as mensagens e ligações apenas ao dispositivo em sua mão. Também ajuda os usuários a entender e gerenciar a quais pessoas e aplicativos eles deram acesso.

Novos detalhes ainda aparecerão com o tempo até a data de lançamento oficial ao público que, como sempre, ocorre no final do ano.

E os outros itens apresentados na keynote?

Como o maior foco deste blog é iPhone e iOS, e este artigo já ficou bem longo, optamos por não adicionar aqui os demais sistemas e aparelhos. Mas… calma, não deixarei vocês, queridos leitores, na mão! Abaixo, segue os links com a apresentação detalhada do watchOS 9, macOS Ventura, iPadOS 16 e, também, o novo processador M2 da Apple e o novo MacBook Air:


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃