A Apple e o Google se uniram, há alguns meses, para combater a epidemia do Coronavírus (COVID-19). Desta forma, as empresas criaram uma API que funciona de maneira integrada entre o iOS, Android e aplicativos governamentais. Usando o Bluetooth, os aparelhos notificam o usuário sobre um possível contato por proximidade com a COVID-19.

Apple e Google

Alguns países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Alemanha já criaram aplicativos para fornecer informações e orientações sobre a pandemia, e com integração à API. Logo, o Brasil passou a fazer parte dessa lista.

Segundo o Ministério da Saúde, o aplicativo Coronavírus – SUS agora é compatível com a API da Apple e Google.

Os cidadãos vão participar ativamente no controle da doença, com apoio de tecnologia para alertar sobre exposição a novos infectados. O aplicativo é seguro e não tem acesso a nenhuma informação pessoal.

Os pacientes que fizerem o teste e der positivo para COVID-19 receberão um código junto ao resultado. Esse código deverá ser inserido no aplicativo Coronavírus – SUS para que, assim, o sistema possa identificar e alertar as pessoas próximas. Todo o processo é voluntário e anônimo.

Vale notar que, a localização exata e identidade do usuário não são reveladas. O banco de dados do sistema apenas cruza as informações fornecidas com registros integrados do RNDS e e-SUS Notifica, de forma anônima para garantir a privacidade do usuário. Desse modo, o app é capaz de emitir um alerta sobre a exposição e receber alertas, tudo através do Bluetooth dos aparelhos.

Como usar o recurso Registro de Exposição à COVID-19 no iPhone?

Se você ainda não possui o aplicativo instalado, baixe-o imediatamente. Além de acompanhar as informações da pandemia, você pode ser instruído, relatar seu estado de saúde e ser notificado sobre possíveis exposições ao Coronavírus.

‎Coronavírus - SUS
‎Coronavírus - SUS
Developer: Governo do Brasil
Price: Free
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot
  • ‎Coronavírus - SUS Screenshot

Primeiramente, abra o app e ative o recurso conforme as imagens a seguir:

Além disso, o recurso que foi implementado no iOS 13.5, conforme comentamos aqui, pode ser visualizado nas configurações do iPhone em:

Ajustes » Privacidade » Saúde » Registro de Exposição à COVID-19

Registro de Exposição à COVID-19

Sobretudo, não deixe de fazer sua parte baixando o aplicativo e habilitando o recurso, seja no iOS ou Android. Quanto mais pessoas usando, mais eficiente será o combate à pandemia. Este é o objetivo!


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no Twitter, Telegram, Instagram e Facebook; e apoie nosso projeto! 😃