Compartilhe a internet do seu iPhone com outros dispositivos via WiFi

60 Comentários

Olá amigos do iPhoneDicas.com. Hoje vou ensinar para vocês uma função que além de muito interessante, pode lhe ajudar a reduzir os custos com pacotes de internet 3G. Falaremos de uma função nativa do iOS chamada Acesso pessoal. Disponível no iPhone 3GS ou posterior.

O Acesso Pessoal permite que você conecte seus computadores e dispositivos à internet usando a conexão de dados do seu iPhone.

Vamos ao passo a passo:

[style_list style=”bullet_list”]

  • 1. Toque em Ajustes >Acesso Pessoal e ative-o. Caso você não possua plano de dados ou créditos para navegar, a opção: “Acesso Pessoal” estará desativada.
  • 2. Escolha ativar o Bluetooth ou o USB. No iPhone 4 se a conexão Wi-Fi estiver desativada, será solicitado que você a ative.
  • 3. Escolha uma senha para a sua conexão.

[/style_list]
Agora que seu iPhone se tornou um ponto de WiFi, aprenda a conectar outros dispositivos à ele.

Você pode conectar seu dispositivos das seguintes maneiras:

[style_list style=”bullet_list”]

  • Mac ou PC: Você pode compartilhar sua conexão de Dados do Celular usando uma conexão Wi-Fi, USB ou Bluetooth.
  • iPhone, iPad, iPod touch ou outro dispositivo Wi-Fi: Você pode compartilhar sua conexão de Dados do Celular usando Wi-Fi ou Bluetooth.

[/style_list]

Detalhes importantes:

[style_list style=”bullet_list”]

  • O nome da rede Wi-Fi ou Bluetooth é o nome do seu dispositivo.
  • Enquanto a internet estiver sendo compartilhada, você poderá notar a barra de estado na cor azul e um número indicando quantos aparelhos estão conectados à sua rede.
  • Você pode desconectar usuários desativando o Acesso Pessoal, desconectando seu dispositivo, desativando o Bluetooth ou tocando em Ajustes > Wi-Fi e desativar Wi-Fi ou usuários atuais.

[/style_list]

Considerações finais.

A dica que ensinamos hoje é muito importante. Ela pode ser o fator decisivo, por exemplo, na hora de escolher entre comprar um iPad com ou sem 3G, eliminar a necessidade de um modem 3G e falar da economia em pagar apenas um plano de internet.Sem falar que, eventualmente, ela pode ser a única alternativa disponível, já salvou a miha vida em várias ocasiões.

Grande Abraço!

Debate:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Você já conhecia a dica?
  • Sabendo desta possibilidade, você acha que compensaria ter um plano de internet 3G para cada dispositivo? (iPad, Notebook, iPhone…)

[/style_list]

Fique atualizado recebendo nossas novidades por E-mail!
Receba gratuitamente nossas novidades todos os dias.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
William Neves

Autor

William Neves

Empresário, 27 anos, iPhone user since 2009, tive todos os modelos, 3G, 3GS, 4, 4S, 5, 5S e iPhone 6 Plus. Atual proprietário e editor do iPhoneDicas.

Em seguida

Relacionado Artigos

60 Comentários sobre este post

Deixe uma resposta

  1. leticia disse:

    Bom dia meu iphone esta com wifi desabilitado porem no icone que sobe da pra ligar o wifi
    mais sincronizo e nao esta dando certo

  2. Júnior Santos disse:

    Boa tarde, Vitor!

    Por gentileza, comprei um iphone 5 a duas semanas, porém estou aprendendo a domina-lo referente as configurações, pois bem, uma de minhas dúvidas é a seguinte:

    Conectei (via wifi) meu Iphone buscando o Iphone de um colega, existe a possibilidade de compartilhamento de dados de um para o outro? Por exemplo: dados de mensagens enviadas e recebidas, dados de contatos, aplicativos tipo dados particulares do facebook, e-mail’s…

    Agradeço desde já a ajuda e parabéns pelo blog!

    Abraços,

  3. […] Compartilhamento de internet Sim, felizmente é possível compartilhar a internet do seu iPhone via bluetooth. ? possível, mas recomendamos apenas em último caso. Você pode compartilhar com outros dispositivos via cabo ou via Wi-Fi, e ambos gastam menos bateria. Para aprender a transformar seu iPhone em um verdadeiro roteador e distribuir a internet para outros dispositivos, leia o tutorial do blog iPhone Dicas. […]

  4. Pedro Victor disse:

    Olá,

    Adquiri um iPhone 3GS há pouco tempo, e buscava maneiras de compartilhar a conexao do mesmo, com meu notebook. Conecto o note ao ‘iPhone de usuario’ e emparelho, contudo, a conexão falha. Mensagem no notebook: “CONEX?O A IPHONE DE USUÁRIO FALHOU”. Mensagem no iPhone:”CERTIFIQUE-SE DE QUE’LAPTOP’ ESTEJA LIGADO, NO RAIO DE ALCANCE E PRONTO PARA EMPARELHAR”. O que pode ser feito para solucionar esse problema?

  5. Juliane disse:

    Boa tarde, sou novata nessa parte, acabei de comprar o meu primeiro iphone. E não consegui achar a opção “acesso pessoal” está escrito de outra maneira ? Por que se não está, então não tem ;x
    Me ajuda por favor !
    Adoro o site e aprendi muitas coisas graças a Você ! Obrigada !

  6. Ola,
    Estou tentando colocar o IPHONE 4S como roteador wifi, mas nao tem o ajustes pessoais…. tem alguma outra forma???? Grato!

  7. Tiago disse:

    Boa tarde, tenho um iPhone 4S, mas na opção “ajustes” não consigo visualizar o “acesso pessoal”.
    Teria alguma outra forma de tornar o iPhone 4S num ponto Wi-Fi?
    Obrigado.

  8. Rodrigo disse:

    Não entendo muito de iPhone, porém tenho um 3GS, e estou tentando enviar conexão via bluetooth para meu notebook. Só que quando vou emparelhar o iphone da uma mensagem de que “A conexão falhou… não é compatível (Esquecer Dispositivo)”. E meu note é um dell moderno, já vi outros funcionando, não sei o que está acontecendo? Tenho que ter algum dispositivo ou atualização no meu notebook?

  9. Anne Savall disse:

    Não posso utilizar minha internet 3G (note), no meu Iphone né?
    Bejs, marinheira de primeira viagem

  10. Roseli disse:

    Ola Moro no Japao Adoro seu site,entao recentemente comprei um iPad wi fi,gostaria. De compartilhar a rede do meu iPhone , mas Tenho o iPhone 4S e nele Nao tem acesso Pessoal e agora como faco?

  11. Mayke Douglas disse:

    Mano é, eu uso a net da claro no meu iphone ,por conta 2gigas por mês pra usar, a pergunta é quando eu compartilho a internet com meu iPad gasta mais internet???

  12. Daniel disse:

    Gostaria de saber se é possível imprimir a partir do acesso pessoal wi-fi do iPhone 4 com o air print numa impressoradita compatível ou precisarei de uma rede wireless a parte para tal investida. E se neste rede compartilhada poderia imprimir com meu iPad 2. O meu roteador é o iPhone 4!

  13. Emerson disse:

    Tenho um iphone 3GS e gostaria de conectalo ao meu ipad ios 4.2.1, para entrar na internet sem ser via wifi, mas não estou conseguindo, meu iphone é versão 5.1, será que é por isso?

  14. Joao disse:

    Parece que sim.
    Alguem sabe de alguma possibilidade de ter um conjunto minimo de arquivos para essa conexão? Falo isso porque preciso conectar de um computador do trabalho onde não tenho permissão para instalar programas…

  15. Alessandro Frizzera disse:

    ? preciso ter o iTunes instalado para compartilhar a internet do celular no micro via USB?

  16. Venâncio disse:

    Parabéns pelo site
    Isto pode ser feito no iPod 4 geração?

  17. DIOGO TRINDADE disse:

    Caro,

    Parabéns pelo Blog.
    Ativei no meu 3GS o acesso pessoal, possuo internet 3G no cel, porém a opção de rede via Iphone não aparece em minhas “Conecções de Rede”.
    Estou tentando conectar via USB.
    O que pode estar acontecendo?

    Abs

  18. Fabio Garcia disse:

    Caro Vítor ,

    Gostaria de saber se é possível compartilhar minha conecção do IPad pra o iPhone ? Se sim qual o procedimento ?

    Grato.

  19. Geani pertel disse:

    Olá Vitor, eu tenho um sobrinho adolescente que não tem plano de dados no iphone dele. Um 3 G. Ele vive colado no meu se estivermos juntos e se não tiver wifi no local. Descobri assim, rs…

  20. Roberto disse:

    Eu tenho plano de dados mas não aparece a opção “Acesso Pessoal”, Iphone 4 Ios 5.

    • Vitor Fogassa disse:

      Muito estranho Roberto. Entre em contato com a operadora.

      Abraço.

      • Nathalia disse:

        Sei que já faz tempo a duvida, mas estava com o mesmo problema hoje. Comprei um iPhone 5 e a opçao “Acesso Pessoal” não aparecia. Fiz o seguinte, fui em Geral > Celular e aqui aparece a funçao ACESSO PESSOAL e é só ativa-la! =)

  21. Marco Pio disse:

    Essa dica eh muito boa,pena que aqui em lIma no Peru a operadora não disponibiliza essa opção,mas a dica eh muito boa, agora mesmo estou ensinando para minha cunhada ahi do Brasil.

  22. Renato Cozzi disse:

    Caro Vitor,
    Primeiramente parabéns pelas conquistas e que em 2012 venham muitas outras. Mas vamos ao meu pedido: depois de comprar o ipad 2 agora estou com o iphone 4 ( todos eles atualizado com o IOS 5)… Porém mesmo tendo um bom conhecimento das funcionalidades o iphone não localiza nenhum dispositivo ( so fica buscando) , nem mesmo o Ipad e o fone bluetooth que comprei no site a apple e funciona perfeitamente com o ipad. Qual o problema? O que devo fazer? O mesmo problema ocorreno iphone da minha esposa.
    Obrigado, grande abraço.
    Renato.

  23. Leo disse:

    Não achei o acesso pessoal no iPhone 4s, onde ele esta?
    Obrigado

  24. Cris disse:

    Boa noite, adiquiri um IPhone recentemente, n tenho domínio nenhum. Tenho um IPad e gostaria de saber se existe uma forma de eu passar meus contatos do I Pad para o I Phone sem ser 1 por 1. Muito obrigada e parabéns pelo blog, acredito que será super útil para mim…

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Cris.

      Seja bem vinda. Para fazer isso, você precisa configurar o iCloud com a mesma Apple ID em ambos os aparelhos. Você vai encontrar a opção iCloud no App Ajustes.

      Qualquer dúvida pergunte novamente.

      Abraço!

  25. José Dutra disse:

    vitor, essa eu já sabia. Não consigo porém é fazer meu Iphone usar a mesma conecção do notebook (no caso o note usando coneccao 3g) (SO Windows). Posta pra nós

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá José. Para que o iPhone encontre a rede é necessário que seu notebook ou modem 3g emita sinal Wi-Fi, coisa que eu acho pouco provável.

      Abraço.

  26. Primeiramente, quero parabeniza-los por ambos os blogs! São incríveis, já resolvi muita coisa graças as dicas de vcs. O prêmio do ano passado foi merecido (do ipaddicas) e esse ano com certeza o Iphonedicas tb receberá o seu. Mas vamos a duvida… Tenho um Iphone 3GS com IOS 5, sem jailbreak que – aproveitando um post do iPaddicas – tem sua internet compartilhada com meu iPad que nao tem 3G (optei por comprar um iPad com capacidade maior de armazenamento 32Gb sem 3G e pagar um único plano de dados #ficaadica) via Bluetooth. Mas gasta muuuuita bateria. Tem como compartilhar por wifi? Ou só o Iphone 4 faz isso???

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Fernando.

      Realmente o iPhone 3GS pode compartilhar uma conexão com USB ou Bluetooth. O iPhone 4 ou posterior pode compartilhar uma conexão usando Wi-Fi, USB ou Bluetooth. No seu caso, infelizmente a única opção é sacrificar a bateria mesmo.

      Abraço!

      • Caramba vcs respondem rápido mesmo! Por isso são os melhores. Pra resolver o problema da bateria, eu sigo as dicas já dadas pelo blog e comprei um carregador veicular. Tem problema carregar a bateria varias vezes durante um período curto de tempo?

        • Vitor Fogassa disse:

          Olá Fernando.

          Obrigado pelo elogio. Responder nossos leitores no menor espaço de tempo é uma de nossas metas principais.

          Não tem problema carregar a bateria várias vezes. Bateria boa é bateria que funciona. A única recomendação é deixar que ao menos uma vez por semana você deixe a bateria descarregar completamente e depois carregar 100%.

          Abraço!

  27. Marcelo Amaral disse:

    Parabéns pelo blog. Sou seguidor do IPAD Dicas desde janeiro, quando comprei meu iPad e sempre que tenho alguma dúvida recorro a este sensacional blog. Acredito que com o iPhone dicas não vai ser diferente. Já está na minha lista de Favoritos.
    Quanto à sua Dica, me deparei com um problema: Em Ajustes, não aparece a opção Acesso Pessoal. Possuo plano de dados (a linha que uso no iPhone é da empresa onde trabalho) e consigo me conectar facilmente na internet, navegar, baixar e enviar mail´s.
    Meu iPhone usa o Gevey SIM Card, pois seu firmware é o 03.10.01 e a versão é a 4.2.1 será que este é o problema?

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Marcelo.

      Obrigado pelo apoio.

      Sobre a sua questão, infelizmente o compartilhamento só funciona em aparelhos com iOS 4.3 ou superior.

      Por isso é tão importante procurar um iPhone desbloquado de fábrica ou nacional.

      Abraço!

  28. Jacqueline disse:

    DICA FANTÁSTICA!!! Só queria saber como faz pra usar o wifi do celular no meu Ipad, já que meu Ipad não é 3g e sim wifi!

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Jacqueline.

      Uma vez efetuado o procedimento descrito no post, vá em seu iPad, acesse Ajustes > wifi e selecione a rede que você criou no iPhone.

      Qualquer dúvida pergunte novamente.

      Abraço!

  29. Francy disse:

    Gostaria muito de um tutorial sobre o FaceTime , nao consigo acessa-lo. Será minha operadora?

  30. Luiz disse:

    Parabens pelo novo site, Vítor, já virou web app na minha tela de inicio, como já era o ipaddicas. Mas tenho uma duvida, quando tento baixar um app, revista, ou qualquer outra coisa que tenha mais de 20 MEGAS, recebo uma mensagem dizendo para que eu use uma rede Wifi para baixa-lo, nao me permitindo prosseguir. Isso acontece no meu iPhone com 3G, e no iPad da minha namorada com 3G também. Acredito que o sistema faça isso para economizar o 3G, porém engessa em muitos casos, principalmente no caso do iPad da minha namorada, pois a única internet que ela possui é a 3G no iPad. Segue a pergunta; existe alguma opção a desmarcar, ou no caso dela terá de ficar limitada a nao baixar nenhum aplicativo maior que 20 megas??

    Abraço

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Luiz.

      Existe este bloqueio mesmo, e eu imagino que seja realmente porque demoraria muito para baixar. Imagina só o rombo na conta!
      A alternativa é baixar via wifi ou baixar em um computador e depois passar para o iPad via cabo usb.

      Abraço!

      • Giancarlo disse:

        Será que não tem como “desativar” esse bloqueio? Eu tenho internet ilimitada e custo não seria um problema…

        Parabéns pelo iPhoneDicas.. já sou seguidor do IpadDicas e, agora, daqui também!!!

        Abraço

      • Cris disse:

        Cabo USB? Via I Tunes no caso?.

  31. Cristian disse:

    Eu utilizo o compartilhamento, pelo Bluetooth, no meu guerreiro Sony Ericsson W580i, pois meu iPad não tem 3G. Funciona bem, mas poucas vezes preciso, pois normalmente uso wi fi onde estou. Só uso mesmo em últimos casos. :)

    • Vitor Fogassa disse:

      Bota “guerreiro” nisso Cristian. Assim que puder, recomendo que dê um descanço para o seu Sony e compre um iPhone. Os benefícios de ter 2 dispositivos Apple, ainda mais com o iCloud, são enormes.

      Abraço!

      • Cristian disse:

        Este próximo passo (iPhone), já está no pensamento. Comecei no mundo Apple pelo iPad. ;)

  32. samuel dvinci disse:

    já sigo voces faz tempo, cá em angola sou conhecido como mestre em sistemas macintosh graças em muito boa parte vossa pois que eu fazia as coisas mas não tinha muito conhecimento do que fazia., agora com voces, sou oraticamente um especialista. Obrigado e feliz natal a todos voces. sou vosso fa acreditem.

    • Vitor Fogassa disse:

      Olá Samuel.

      Você não imagina quão gratificante é saber que o conhecimento que dispomibilizamos aqui chega tão longe. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco e espero que continue aprendendo.

      Abraço!

  33. Juca disse:

    Otima dica!!! Gostei!

    • Vitor Fogassa disse:

      Fico feliz que tenha gostado Juca.

      Abraço!

      • Cris disse:

        Boa noite, adiquiri um IPhone recentemente, n tenho domínio nenhum. Tenho um IPad e gostaria de saber se existe uma forma de eu passar meus contatos do I Pad para o I Phone sem ser 1 por 1. Muito obrigada

        • Paulo Melgaco disse:

          bem, você já deve ter a resposta, mas caso outras pessoas com a mesma duvida apareçam aqui, eu direi assim mesmo.

          Com a introdução do iCloud, seus contatos ficam na “nuvem”, então ao configurar todos os dispositivos com a mesma conta do iCloud, você pode configurá-los para funcionarem tomando como base essa conta.

          Então você entra em Settings>iCloud
          Dê um toque em Contacts e coloca ‘ON’

          Ai talvez apareça um botão escrito “Merge”
          Então toque-o e pronto!

    • roberto disse:

      Como faço quando meu iphone não tem a opção de “Acesso pessoal” visível nos ajustes e quando não aparece nem na opção rede>celular para que eu possa habilitar?

Deixe uma resposta