[Curiosidade] Conheça os piores produtos já lançados pela Apple

1
7029

A Apple é uma das empresas mais bem sucedidas da história, e talvez a única em que consumidores ao redor do mundo inteiro fazem filas imensas quando um novo iPhone está para sair do forno.

Mas, não só de sucessos vive a empresa. Desde o início, a Apple lançou vários produtos que foram completos fracassos, seja por questões técnicas ou porque o mercado não recebeu bem e as vendas não engatilharam.

Listamos aqui, então, 12 produtos da Maçã, alguns conhecidos e outros que você provavelmente nunca nem ouviu falar. As informações vieram do site Business Insider.

iPod Hi-Fi – foi um alto-falando para oferecer áudio de altíssima qualidade para o iPod, e alegrar sua casa. No entanto, o produto, apesar de bonito, não oferecia um tão bom assim e haviam concorrentes muito melhores.

iPod Hi-Fi

Apple USB Mouse – Também chamado de Hockey puck”, essa criatura é considerada um dos piores produtos da Apple (pior entre os piores). Apesar de estiloso para a época (seguia o padrão de cores do iMac), seu formato redondo e as pequenas dimensões faziam com que o mouse girasse durante o uso, um efeito não muito desejável porque atrapalha bastante.

Apple USB Mouse

Macintosh TV – Antes mesmo do nome Apple TV aparecer na cabeça de Steve Jobs, a Apple lançou a Macintosh TV. No entanto, o equipamento não exibia TV no desktop, e vendeu apenas 10 mil unidades.

Macintosh TV

Pippin – você sabia que a Apple se aventurou no ramo de video games? O Pippin, fabricado pela japonesa Bandai, foi lançado em 1996, mas só vendeu 42 mil unidades e foi descontinuado no ano seguinte.

Pippin

Apple III – esse é um fracasso clássico, que muita gente já conhece. Após o enorme sucesso com o Apple II, a Apple lançou o Apple III, que tinha vários problemas com o design e forçou a empresa a fazer um recall das primeiras 14 mil unidades.

Apple III

Newton PDA – apesar do iPhone e o iPad serem sucessos de venda e também dispositivos extremamente úteis e funcionais, a Apple já havia se aventurado no ramo no passado. O Newton PDA (personal digital assistant, assistente pessoal digital) permaneceu em produção por 11 anos, mas faltavam-lhe muitas funcionalidades.

newton pda

Apple QuickTake – esse é outro produto que você provavelmente nunca imaginou, mas a Apple foi uma das primeiras empresas a lançar uma câmera digital para o consumidor comum. No entanto, a a chegada no mercado se deu logo no início fez com que pouca gente comprasse o dispositivo porque ninguém conhecia. Lançada em 1994, ela saiu de linha em 1997.

apple quicktake

Macintosh Portable – o dispositivo à esquerda foi o primeiro notebook da Apple, se é que isso pode ser chamado de notebook. Ele tinha problemas com a tela e com a bateria, e para completar, era caro demais, custando o equivalente a 36480 reais nos dias de hoje :O (isso mesmo, mais de 30 mil).

macintosh portable

Power Mac G4 Cube – o elegante computador foi lançado em 2000, mas era muito caro (cerca de 6500 reais nos dias de hoje, o que é MUITO caro para os padrões americanos, apesar de acharmos algo normal). Além disso, ele tinha problemas com superaquecimento, porque não tinha um cooler interno. Foi cancelado em 2001.

Power Mac G4 Cube

ROKR E1 – antes do iPhone, a Motorola fabricou o primeiro smartphone compatível com o iTunes, o ROKR E1, em 2005. No entanto, ninguém sabia as benécias do iTunes naquela época, e o aparelho tinha armazenamento limitado além de ser muito lento para transferir arquivos. Depois de 1 ano, o E1 foi cancelado.

ROKR E1

Meias para iPods – bom, não sei se você colocava seu iPod na meia, mas acho algo meio imprático, sem contar o odor não muito agradável depois de 40 minutos de corrida. Mas a Apple colocou à venda essas meias para o tocador de MP3 por 2 anos, entre 2012 e 2014.

Meias iPod

Fone de ouvido bluetooth – o dispositivo foi lançado em 2007, com um visual bem elegante, juntamente com o primeiro iPhone. No entanto, as vendas não foram satisfatórias, e a Apple retirou do mercado 2 anos depois, e passou a vender fones de ouvidos bluetooth fabricados por terceiros na Apple Store.

Fone Bluetooth Apple

Vivendo, errando, aprendendo e acertando, esse foi o caminho da Apple. Claro que a maioria dos seus produtos foram acertos (em cheio, por sinal): o melhor notebook, o melhor sistema operacional, um dos melhores smartphones e o melhor tablet. Muito em breve veremos também o Apple Watch, que promete ser um marco na indústria de relógios inteligentes e dispositivos vestiveis.

Gostou? Então veja outras curiosidades: