[Dica] Conheça o Fleksy, o melhor teclado para iPhone

0
5294

Quando o assunto é teclado, o aparato de digitação fornecido pela Apple por padrão no iOS é uma droga. Digo isso porque quando eu usava Android, tinha a opção do Swiftkey, o melhor app do tipo que já experimentei.

No entanto, tudo melhorou com o iOS 8, já que a Apple finalmente permitiu a utilização de teclados de terceiros, abrindo o mercado para players já famosos e estabelecidos no universo Android, como o próprio Swiftkey, o Swype e outros. Um deles é o Fleksy, muito famoso pelo seu visual um pouco diferente do comum, e também conhecido por ser o “teclado mais rápido do mundo” – isso porque um brasileiro quebrou o recorde mundial de digitação com o teclado.

Na minha opinião o Fleksy é o melhor teclado disponível para iOS hoje. O Swiftkey decepcionou muito e a versão para o sistema da Apple fica bem atrás, mas BEM mesmo, da versão para Android. Já o Fleksy manteve tudo de bom, tendo excelente desempenho, visual bacana e recursos bem interessantes.

teclado fleksy iphone

Como havia mencionado sobre a aparência do teclado ser meio incomum, isso se dá por a linha do meio possuir uma cor diferente das demais. Mas claro que isso não é só para enfeitar, pois ela é uma “barra de ações” que responde a gestos feitos com o dedo. A curva de aprendizado é pequena, e você logo se acostuma com os recursos.

teclado fleksy iphone

Ao digitar uma palavra, muitas vezes ela sai errado, e o teclado corrige automaticamente. Se mesmo assim você queira usar a palavra “errada” (gírias, abreviações como “vc”, “pq”, etc), basta deslizar o dedo para a cima uma vez para voltar a palavra anterior, e duas vezes para adiciona-la ao dicionário – e assim o app não vai te corrigir futuramente.

Deslizando o dedo para a esquerda você apaga completamente a última palavra digitada, e não apenas o último caractere. Se deslizar para a direita, o app adiciona um ponto, o que também pode ser feito tocando duas vezes seguidas na barra de espaço.

teclado fleksy iphone

Abrindo as opções do aplicativo você tem acesso a vários recursos bacanas. O Fleksy possui um sistema de extensões, para adicionar novas funcionalidades. Inicialmente você pode usar até 3 extensões ao mesmo tempo. Com elas você pode, por exemplo, adicionar uma linha de números no topo ou controlar o cursor deslizando o dedo na tecla de espaço.

teclado fleksy iphone

Se seu aparelho for um iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, ele possui uma extensão “One-Handed”, que agrupa as teclas em um lado da tela de sua preferência para facilitar a digitação com apenas uma mão.

Você pode também selecionar o tamanho do teclado entre pequeno, original (médio) e grande, e ainda, existe um modo que economiza espaço eliminando a barra de espaço e os botões presentes nesta linha, e para inserir um espaço basta deslizar o dedo para a direita.

O app possui, ainda, uma série de temas para personalizar a aparência. Os 7 primeiros são gratuitos, e ele oferece pacotes adicionais por US$0,99.

O corretor ortográfico para português padrão do iOS não é muito preciso, não funciona bem e nem sempre aprende palavras personalizadas. Nos nossos testes, o Fleksy não teve problemas, sendo uma ótima solução, já que os problemas do teclado padrão da Apple é motivo de ódio entre muitos usuários de iPhone, eu incluso.

Para adicionar um novo teclado ao iOS, após instalar o aplicativo basta você ir em Ajustes > Geral > Teclados > Teclados (novamente) > Adicionar novo teclado. Para remover o teclado padrão da Apple, toque em “Editar” e em seguida, no botão vermelho que aparecerá ao lado do nome “Português (Brasil)”.

teclado fleksy iphone

O idioma padrão do teclado é o inglês, então é necessário abrir o aplicativo, e no Menu, selecionar Languages e escolher o português na lista.

Teclado Fleksy - GIF e temas
Developer: Fleksy, Inc.
Price: Free+

E se você possui também um Android, claro que não podia falar a versão para o robozinho verde.

The app was not found in the store. 🙁 #wpappbox

Links: → Visit Store → Search Google

Gostou da dica? O que achou do teclado?