Por que Apple é melhor que a Samsung no design?

7
3617

A Apple sempre foi conhecida por pensar nos mínimos detalhes de seus produtos, tanto que o iPhone é visto por muitos como objeto de desejo e luxo – e realmente, o bichinho é bonito pra caramba.

Até alguns anos atrás era difícil encontrar um smartphone que batesse o iPhone no design, e a Samsung sempre foi uma das piores nesse aspecto. Apesar de fabricar ótimos aparelhos, o corpo de plástico e a aparência meio antiquada quebram todo o clima, e o público começou a pensar duas vezes antes de adquirir os aparelhos da coreana.

Chegou a tal ponto que no ano passado a empresa teve seu lucro diminuído em 60%, principalmente por conta das vendas fracas do Galaxy S5 que, adivinhem, era quase idêntico ao S4, que pior ainda, era um Galaxy S3 um pouco maior. Como o S4 é um aparelho muito bom ainda hoje, pouca gente viu motivos para atualizar, e quem já não gostava do visual da empresa simplesmente pulou pra outros barcos, com tantas opções no mercado.

Leia também: Discussão entre amigos sobre Android x iPhone termina em esfaqueamento.

A coisa foi tão séria que esse ano, pro Galaxy S6, a Samsung começou do zero e focou bastante no design do smartphone. Ele realmente é bem bonito (eu testei na loja, tanto o S6 normal quanto o Edge, com telas curvas) e deve agradar bastante aos usuários.

O ponto é que a Samsung copiou a Apple descaradamente, ou melhor, “inspirou-se” no design já campeão consagrado. Não que isso seja algo ruim, já que a coisa funciona e o negócio ficou bonito.

O problema é que quando se trata de design, a gente vê que a Apple ainda está anos luz à frente da concorrência. Apesar da Samsung ter tentado fazer algo bacana, ainda pecou em alguns aspectos sutis que é o que diferencia um bom design para um ótimo design.

O pessoal do iMore ficou perplexo ao perceber pequenos detalhes que quase ninguém presta atenção. É o alinhamento das coisas no S6 quando comparado com o iPhone 6 ou 6 Plus.

No iPhone tudo fica alinhado e centralizado, enquanto que no S6, os elementos são meio que aleatórios. Veja com os seus próprios olhos as diferenças:

galaxy s6 vs iphone
galaxy s6 vs iphone galaxy s6 vs iphone

Vale ressaltar que a revolta começou quando os Galaxy S6 da Verizon (operadora dos EUA) vieram com um adesivo horrível de plástico da Qualcomm! :O

galaxy s6 vs iphone

Você pode dizer “Ah mas que besteira, uma coisa boba dessas”. Mas aí quando se para e pensa: poxa, a empresa gastou pelo menos alguns bilhões no desenvolvimento do dispositivo, pagou fortunas a designers, etc etc. Se fosse uma empresa de pequeno porte da China, ninguém liga, mas pra uma companhia do porte da Samsung, os detalhes importam sim.

Não vou nem mencionar o software, porque a interface da Samsung é uma tremenda bagunça confusa. No Galaxy S6 as coisas melhoraram um pouco, mas mesmo assim está longe da Apple e do Android puro.

E você, o que acha da diferença na qualidade do design entre Apple e Samsung?

Se depois dessa você decidiu migrar do Galaxy para o iPhone :P, confira essas ótimas matérias:

  • Kevvin Loginova

    “Por que Apple é melhor que a Samsung no design” Oi?

  • Mamoru Chiba
  • Guilherme Leite

    Sou mais um que migrou do Android para o IOS e fiquei plenamente satisfeito com minha atitude. Tive aparelhos tops de linha do robô verde e os usei por 4 anos e meio (S3 e S4 no lançamento, Xperia, passando por LG e Motorola), enfim, conheço bem suas qualidades e defeitos: passando pelo pesadelo da touchWiz e travamentos/lags dos aparelhos da Samsung (e a famosa “morte súbita” que acometeu meu S3 – procurem no Google-), às Custom ROM’s e dicas do XDA, chegando às elevadas temperaturas do LG e dores de cabeça na assistência técnica com o S4 (que só faziam hard reset e atualização de software até expirar a garantia legal), cheguei à conclusão de que prefiro um carro leve, bonito e extremamente confiável com motor 2.0 turbo (iOS) a um caminhão com 1 tonelada de concreto e motor 3.5 Nitro cheio de firulas (Android). Hoje entendo o porquê 1 GB RAM (iPhone 6) ser mais fluido que 3 GB RAM (S5 e outros) e porquê de uma bateria de 1810 mAh suportar 24 horas de conversação (iPhone 6), enquanto outra de 2600 mAh suporta menos, com 18 horas (S6), sob argumentos vagos e imperceptíveis aos olhos humanos quanto à qualidade da tela. Por que estou feliz com minha troca? Hoje priorizo qualidade em detrimento de quantidade. Sou fanboy? Não, apenas alguém com experiência de uso em ambos sistemas e que tirou suas conclusões no uso diário. =)

    • Há uma grande falsa ilusão de que fanboy é um “Retardado”. Agora, o que tem de ruim querer uma coisa que funciona 99% das vezes?

      O que adianta ter um carro “tunado” se você passa mais tempo ajustando ele do que usando?.

  • Alexandre Serodio

    Guilerme, também venho de um longo tempo de Android para iOs.
    Na verdade já usava computadores Mac desde 2008, mas preferia os celulares Android.
    Sabe qual é o verdadeiro problema do Android?
    O que todos julgam ser sua maior qualidade : A possibilidade de alterar tudo nele…

    É muito legal personalizar seu telefone ao seu modo, mas isso tem um preço, a estabilidade do sistema. E aí partimos para procurar a solução …

    Outro ponto é a demora em atualizar para todos os devices.
    Haaa mas tem solução, corre lá no XDA e baixa a versão nova de um desenvolvedor independente.
    Ai você baixa, mas é sempre Beta né? Funciona o Wi-Fi, não funciona o Bluetooth, e por aí vai.
    Procura a versão de outro desenvolvedor para resolver o Audio do Bluetooth.
    Oba funcionou!
    Mas a camera é bugada…..

    Encontrei para o Xperia Z2 uma ótima ROM (ExistenZ), a melhor! Mas o desenvolvedor até hoje não atualizou para o Lollipop 5.0, e fica um tópico la no XDA todo mundo babando o ovo do cara e implorando para atualizar. Daqui a pouco sai a 6.0 e ele não lança a 5.0. Culpa dele? Não, de forma alguma. Ele não recebe para isso…
    As fabricantes , que recebem muito é que não tem interesse, preferem que você troque de celular.
    Cansei!

    Quando você percebe o tempo que gasta para ter o celular do seu jeito, o que poderia ter feito neste tempo. É mais tempo ajustando, consertando, instalando do que usando….

    Para mim o que faltava no iPhone era uma tela maior e um teclado melhor (nunca me adaptei ao teclado padrão Apple). Tudo resolvido agora.

    Hoje só pego no celular para usar o que quero dele.
    Simples!
    Como deve ser um celular…

    • São pouquíssimas pessoas que conseguem pensar dessa forma, e da forma correta. Parabéns!

    • Guilherme Leite

      Alexandre, aonde eu assino? Falou tudo o que penso também, sua colocação sobre o problema do Android se encontrar exatamente onde todos julgarem ser sua melhor qualidade foi perfeita. E eu sei direitinho como funciona essa linha sequencial no robô: a demora das atualizações (e mesmo quando elas chegam rápido) –> as customizações no XDA –> a consequente versão beta bugada, e –> tempo que passamos para ajustar e consertar. Ou seja, o contrasenso da objetividade técnica do iPhone (vc pega e faz o que quer, como vc disse. E funciona!). Também achava a tela do iPhone pequena, mas agora ficou excelente para meu perfil. Como eu disse, troquei quantidade (239 MP, 5734 GB RAM, tela de 8K, 27 núcleos) por qualidade já que, muitas vezes, essa quantidade é relativa para amenizar/compensar o peso do sistema operacional (Android).