Dica: domine a câmera do seu iOS 8

1
8409

O iOS 8 traz várias melhorias na câmera, para você ter um controle maior das suas fotos. Saiba como utilizar todos esses novos recursos.

A câmera é um dos principais componentes do iPhone. Ela é muito bem projetada pela Apple para proporcionar as melhores fotos possíveis. Só que, além do hardware bom, para se fazer boas imagens, tem que ter um software excelente.

O iOS 8 traz melhorias no aplicativo da câmera, que não só ajudam as fotos a saírem ótimas, mas também proporciona uma grande variedade de recursos.

Além dos já conhecidos efeitos e filtros de cores, você agora pode controlar, separadamente, a exposição do sensor. Além disso, temos o timer e o time lapse.

1.Controle da exposição

Exposição, ou Exposure, em inglês, é, a grosso modo, a quantidade de luz que entra no sensor. No fim das contas, ela deixa a imagem mais ou menos clara.

O iOS define esse valor automaticamente, mas agora você pode mexer nele também, para deixar a foto do seu jeito. Nem sempre o que os sensores detectam é a qualidade ideal, então o famoso “olhômetro” pode ajudar.

dicas iphone camera

E, para controlar a exposição, é muito simples. Basta você tocar em algum ponto para dar foco, que o ícone de um sol vai aparecer do lado do quadrado do foco. Daí, então, basta ir deslizando o dedo para cima ou para baixo, para aumentar ou diminuir a exposição.

Veja a diferença nessas duas imagens:

dicas iphone camera dicas iphone camera

Repare que na primeira, o sol está lá em cima, e na segunda, lá embaixo. E é a mesma foto, no mesmo momento.

2.Time lapse

dicas iphone camera

Afinal, o que é esse tal de time lapso? É aquele vídeo legal do trânsito na cidade correndo bem rápido, ou de uma flor nascendo, o sol se movimentando, etc.

O Instagram lançou, recentemente, o Hyperlapse, para a captura de videos em time lapse, e o iOS 8 trouxe esse recurso embutido nativamente.

Ele não tem muitas opções, e é bem simples de usar. Basta alterar o modo – vai deslizando o dedo da direita para a esquerda.

Algumas dicas legais para capturar bons vídeos em time lapse são:

  • Mantenha-se o mais longe possível da cena
  • Capture bastante tempo, pelo menos uns 3 minutos, para ter um vídeo legal – se não, ele não vai durar nem 5 segundos.
  • Experimente fazer vídeos em movimento, por exemplo do carro ou em uma montanha russa – ficam muito bons.
  • O iPhone 5S tem também a câmera lenta, então você tem o melhor dos dois mundos.

3.Selfie com timer

Agora você pode apertar o botão de captura e ainda se ajustar para tirar o melhor selfie. Isso porque a câmera do iOS 8 tem um timer.

Ele pode ser usado em todos os modos de fotografia. Basta tocar no cronômetro que fica logo acima do HDR. Ele te dá três opções: desligado, 3 segundos e 10 segundos. Escolha o que for melhor para o momento.

4.Ocultar fotos

Sabe aquelas fotos meio vergonhosas de você em momentos não muito agradáveis, como uma fantasia ridícula pra uma festa ou aquela cara de ressaca?

Enfim, seja lá qual for o motivo nobre que você não quer que ninguém veja suas fotos, você não precisa mais apaga-las de vez da sua vida, basta ocultar.

Vá até a foto em questão, pressione e segure a tela, e você verá que aparecem duas opções: Copiar e Ocultar. Ao tocar em Ocultar, a foto não aparecerá mais na seção Anos, Coleções e Momentos, mas aparecerá nos álbuns.

5.Recuperar fotos apagadas recentemente

Caso você tenha apagado uma foto sem querer, é possível recupera-la de uma maneira muito simples. Basta abrir i aplicativo Fotos, tocar em Álbuns e selecionar o álbum Apagado Há Pouco.

dicas iphone camera

Todas as fotos que você apagar ficarão lá por 30 dias. O tempo restante para determinada imagem ser excluída completamente do seu iPhone aparece na parte de baixo.

Com essas dicas, espero que você consiga aproveitar melhor os recursos do iOS 8 para tirar boas fotos, com a incrível câmera do iPhone 5/5S/5C.

Quer explorar outros recursos do iOS 8? Leia nossas dicas:

  • Luísa Nogueira

    Olá, tenho uma dúvida, no meu iphone, no rolo da câmera, as fotos
    ficavam organizadas pelo dia/horário/local, ficava na sequência em que
    eram tiradas. E hoje, do nada, alguns momentos trocaram de lugar, por
    exemplo, fotos tiradas hoje, foram parar antes das fotos tiradas em
    janeiro. Gostaria de saber se há como fazer voltar a sequência normal,
    visto que não achei nenhum post relacionado a esse problema, agora
    minhas fotos estão embaralhadas, não estão em sua sequência correta, que
    era a ordem em que se tirava as fotos. Obrigada desde já, aguardo
    resposta! 🙂