Como pedir dinheiro de volta em uma compra na App Store (reembolso)

2
8356

Você já comprou um aplicativo que não gostou? Ou pior, sua filha ou filho, amigos desenformados firam compras enganadas na App Store e não sabe como fazer para pedir o extorno (reembolso) desse dinheiro? É esse o tema desse artigo, como pedir e recuperar o seu dinheiro em compras involuntárias, ou enganosas dentro da App Store ou até mesmo iTunes Store.

É muito comum baixar um aplicativo ou um add-on (facilidades dentro do jogo “App in purchase), ou assinar de revista (mensal ou anual) e depois se arrepender ou pelo fato do aplicativo ser muito abaixo do esperado ou está com bug, ou ainda o filme alugado não consegue ser assistido (aconteceu comigo). O que não é comum é essas pessoas pedirem a Apple o seu dinheiro de volta (chamado também de reembolso) por não ficaram satisfeitas pela compra, devido a qualidade abaixo do esperado ou teve problemas para usar.

Isso é totalmente possível, eu mesmo já fiz isso dezenas de vezes, principalmente com aplicativos de picaretas e outros problemáticos que fecham toda hora. Mas também já pedi a devolução de um aplicativo depois que descobri que eu já tinha um aplicativo muito parecido com ele e melhor. Em ambos os casos obtive resposta positiva da Apple e ela no dia seguinte devolveu o dinheiro para o meu cartão de crédito, e o reembolso acontece bem rápido.

Isso acontece primeiramente devido ao direito de todos os consumidores do mundo a devolução, de um produto comprado, por insatisfação ou outros motivos, afinal um aplicativo também é um produto. Isto obriga a Apple a disponibilizar esse serviço, porém a Apple vai além das regras e sempre busca a satisfação do consumidor, pois mesmo com erro do consumidor ela devolve o dinheiro. Um exemplo disso aconteceu com meu tio, que deu a senha da conta (ID Apple) para a filha dele e ela baixou mais 1000$ em aplicativos e add-ons. Graças a Deus ele me falou e reportei o que aconteceu e pedi a Apple que devolvesse o valor, e para a minha surpresa ela devolveu o valor integral de todas as compras que reportei. Tem mais no final do artigo sobre isso.

Bem, agora que você sabe que isso é possível e como você pode usar isso, veja o que você precisa fazer para pedir seu dinheiro de volta. Esse processo todo somente pode ser feito via computador com o iTunes, e depois será acompanhado via e-mail.

Abra o iTunes em seu ID Apple

Para você começar o processo, você deve achar a compra e o aplicativo que deseja a devolução e relatar para a Apple o problema. Para isso você vai precisar do programa iTunes e os dados da sua conta (ID Apple).

Em qualquer computador, abra o iTunes, e clique em iTunes Store, depois vá onde tem Iniciar Sessão e coloque seu login e senha. Após isso clique em cima do seu email (ID) que irá aparecer, com isso umas opções irão aparecer, escolha “Conta“, digite a senha novamente. Veja o processo em imagens:

iTunes-iniciar-sessao

itunes-conta-id

itunes-historico-comrpas

Após isso vá em Histórico de compras > Ver Tudo. Nessa área você verá todo o histórico de compras feitas no seu ID Apple. No início de cada um tem uma seta para a direita “->”, clique ai. Irá abrir uma outra página descriminando toda a compra, clique em Reportar Problema. Após isso a página irá se atualizar, e você terá que ser mais específico, clicando apenas no local indicado do aplicativo que deseja reportar o erro. Veja nas imagens:

relatar problema itunes

relatar problema itunes 2

relatar problema 3

Quando clicar, irá abrir uma outra janela, agora na internet, com a opção de você escolher qual foi o erro e depois descrever o que aconteceu. Seja específico e claro. Veja um exemplo que fiz na imagem abaixo:

relatar problema web

Você receberá um email (pode demorar até mais de um dia) onde irá lhe informar a situação do seu pedido. Nesse email ele te dirá o prazo até a resolução do seu caso. Caso você tenha sucesso, você receberá um email tipo esse:

sucesso problema

Esse email é uma prova de que o processo vale a pena e você tem satisfação garantida.

Vale a pena mesmo!

Como falei no inicio do texto, você pode fazer isso quando houve um grande engano, como se seu filho comprar muitas coisas “sem querer”, isso já aconteceu com o meu tio, mas não falei que aconteceu comigo, ou melhor, com a minha esposa. Sem querer (de verdade) ela comprou vários aplicativos caríssimos de medicina e quando deu por si me falou, ela ficou desesperada, pois foram mais de 600$! Mas pedi para ela se acalmar que a Apple a deixaria tranquila. Fiz esse processo com todos os aplicativos que ela não queria e esperei por uma resposta. E valeu MUITO a pena! Olha só a resposta:

email-sucesso-devolucao

Clique na imagem para ampliar

Quero destacar uma parte do email:

Depois de avaliar as circunstâncias de seu caso,determinei que emitir um reembolso para sua compra não intencional de (Códigos das compras) é uma exceção apropriada aos Termos e Condições da iTunes Store, que estabelecem que todas as vendas são finais. Dentro de cinco a sete dias úteis, um crédito de $ 551.53 deverá ser lançado no cartão de crédito que aparece no recibo dessa compra.

Enfatizado em negrito que em casos como esse, uma pessoa analisa e aprova ou não o caso. E como você pode ler, o meu caso foi uma “exceção apropriada”. Para você obter êxito, tem que ser bastante clara e direta sobre o que aconteceu. #FICAADICA

Considerações finais

A concepção de uma empresa e líder mundial não fica só onde os olhos podem ver, são nas pequenas coisas, que poucas pessoas falam na grande mídia, que uma grande e séria empresa se preocupa. Essa é a Apple, que não é líder a toa. Sua loja de aplicativos, a App Store, segue a mesma lógica e trata todos os usuários com devido respeito e espera de nós a mesma honestidade nesse caso.

Fique a vontade de comprar aplicativos na App Store, afinal você tem segurança que sairá satisfeito, pois se não gostar, será reembolsado.

Ficou com dúvidas? Intrigado? Então pergunta ai que eu respondo!