Flash SMS: entenda o que é e para que serve

0
1606

Possivelmente você já se deparou com uma mensagem que escurece toda a tela de seu iPhone exibindo algo escrito e duas opções ao fundo: Cancelar e Aceitar. Alguns usuários pensam que é vírus, anomalia no sistema ou algo do tipo, mas na verdade isso é normal e faz parte do sistema das operadoras telefônicas há muito tempo, não sendo exclusivo do iPhone. Isso é Flash SMS.

Leia também:

flashsms_3
Creditos para a Imagem – BlogdoiPhone.com

Mas o que é Flash SMS?

Flash SMS é uma mensagem que se abre automaticamente como um pop-up. Podendo também ser identificado como Class 0 SMS, se diferencia do SMS comum (ou Class 1 SMS) por ser aberto sem interferência do usuário e por não ficar armazenado no aparelho após ser lido. Sua verdadeira função é ser usado em casos de emergências como avisos de furacões, terremotos, tsunamis, incêndios e demais catástrofes ou até mesmo para informações privadas, como o envio de senhas ou códigos de acesso por exemplo. Porém acaba não sendo usado como deveria, se tornando uma ferramenta de abuso do consumidor por diversas empresas.

Distorcendo a função

Muitas empresas, principalmente aqui no Brasil, usam esta ferramenta de forma desvirtuada, visando somente os próprios interesses.

Como dito acima, o Flash SMS era pra ser usado apenas em casos especiais ou de emergência. Mas acaba sendo usado como um meio de marketing digital, exibindo propagandas e promoções não solicitadas de forma invasiva.

O que fazer?

Por segurança, SEMPRE toque na opção “Cancelar”.

Às vezes, o Flash SMS pode exibir uma mensagem falsa, simulando um erro ou outra coisa qualquer. Daí, ao tocar em “Aceitar”, você pode estar correndo o risco de efetuar uma assinatura de um serviço pago sem saber, por exemplo.

Não é possível bloquear o Flash SMS pelo fato dele não ser um SMS comum, já que se abre sozinho e não exibe o número do remetente.

Portanto, saiba que não se trata de um vírus ou algo aleatório do sistema, mas se preocupe em tocar no “Cancelar” todas as vezes.

 

Gostou? Compartilhe essa experiência com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas!!

Também estamos no Twitter e no Facebook e Telegram.