Músicas via Stream, a melhor forma de ouvir música no iPhone

0
8893

Música no iPhone via Stream? O que é isso? Leia o resto que você vai entender isso direitinho. Bem, se você é um amante de música assim como eu e cada vez fica mais difícil gerenciar, espaço no iPhone, listas, e comprar as músicas toda hora, minha dica de hoje é: Musica via Stream através de apps como o Spotify, o Rdio, Deezer e o TuneIn.

O que é streaming?

Em resumo, o stream funcionar assim: o serviço conta com um acervo de músicas (normalmente acima de 20 milhões), e você pode ouvir tudo de graça com propagandas ou assinando um plano mensal, na faixa dos 15 reais, para ouvir ilimitadamente e com outros recursos interessantes. Com isso você ocupa um espaço apenas para o cache, ou um espaço máximo que você determina, com o tempo, o app apaga automaticamente as músicas que você menos ouve e você não fica com espaço morto.

Leia mais: se gosta de ouvir músicas, usa fone de ouvido. Aprenda aqui a controlar seu iPhone pelos botões dos fones.

Existem hoje muitos aplicativos excelentes disso em todo o mundo, mas no Brasil, em especial eu vou destacar para vocês os que falei no primeiro parágrafo.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, a metade dos internautas brasileiros não conhece os serviços que oferecem músicas por streaming, e não fazem idéia do que isso seja.

Se esse é o seu caso, talvez já deve ter se deparado com uma propaganda, no Facebook, do Deezer, e que diz “milhões de músicas ilimitadas”, etc.

Não, isso não é golpe nem enganação. O Deezer é um desses serviços de streaming que está se instalando no Brasil, com milhões de usuários, e não é o único. Há alguns meses o Spotify, um dos pioneiros no ramo (mas que atuava nos EUA e Europa), também deu as caras por aqui, porém está enfrentando problemas para atrair público, principalmente pela falta de conhecimento dos internautas.

E temos também o Rdio, que foi o primeiro a chegar por aqui e tem 2 milhões de usuários no plano gratuito.

E existem também os diversos aplicativos para ouvir rádio online. O meu preferido, e na minha opinião o melhor é o TuneIn, que te dá acesso a milhares de estações de rádio do mundo inteiro. Então você pode ouvir uma rádio aqui do Rio de Janeiro, ou uma lá da Ucrânia ou Macau.

Os serviços de radio online

Spotify

spotify iphone
Spotify para iPhone

Chegou no Brasil recentemente.

Plano gratis

  • Vem com propagandas
  • Não é possível escolher a ordem das músicas
  • Você só pode passar para a próxima música 5 vezes por hora.

Plano premium

  • Custa 5,99 dólares ao mês, cerca de 15 reais.
  • Você pode escolher especificamente a música
  • Sem limite para pular faixas
  • É possível salvar as músicas para ouvir offline
  • Sem comerciais

O serviço conta com um acervo de 30 milhões de músicas e você pode criar playlists, navegar por gêneros ou escutar coleções feitas pela equipe do Spotify para várias situações e momentos pré-determinados.

Ele tem aplicativos para iOS, PC, Mac e Android.

Spotify Music
Developer: Spotify Ltd.
Price: Free+

Rdio

rdio iphone
Rdio para iPhone

Está aqui há mais tempo, e com isso tem bem mais músicas brasileiras do que os concorrentes. E o serviço tem apps para várias plataformas.

Plano grátis
Dura apenas 6 meses, sem anúncios

Plano premium
Custa R$14,90 mensais

O Rdio tem um acervo de 25 milhões de músicas

Ele possui aplicativos para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, além de versão.

Baixe agora mesmo o Rdio


Deezer

deezer iphone Deezer iPhone

Empresa francesa que recentemente tem feito bastante propaganda nas redes sociais e atraiu mais de 2 milhões de ouvintes brasileiros. A interface do aplicativo é bem limpa e fácil de usar. Ao baixar o app você ganha 15 dias de experiência premium gratis, e depois deve assinar o plano ou passar a usar o plano gratuito, com propagandas.
Plano gratis

  • Vem com propagandas
  • Limite para pular faixas
  • Você não pode escolher qual faixa será tocada em uma playlist ou artista

Plano premium

  • Custa R$ 14,90
  • Você pode salvar as músicas para ouvir offline
  • Áudio em maior qualidade
  • Sem limite para pular faixas

O serviço tem app para iOS, Android e Windows Phone, e também a interface web para ouvir do PC ou Mac.

Deezer / TIMmusic by Deezer
Developer: DEEZER SA
Price: Free+

TuneIn

TuneIn iPhone TuneIn iPhone

Esse é meu favorito. Ele tem uma abordagem diferente dos serviços de streaming porque ele é um agregador de rádios online.

O serviço conta com quase 1 milhão de estações de rádio do mundo todo. Tem até rádio da Groenlândia!

Gosto dele porque da pra ouvir vários estilos diferentes de música e saber um pouco sobre a cultura dos países. Descobri, por exemplo, que nas rádios da França quase não se toca música americana, mas tem muita música inglesa. E também que em Macau eles falam o português igual de Portugal.

Existem várias opções de pesquisa para você descobrir a estação que te agrada: por gênero, idioma, localização, além de shows ao vivo e estações feitas pela equipe do TuneIn. Enfim, tem muita coisa legal também.

Ele possui uma versão gratuita, que vem com propagandas (mas nada que incomode muito). A versão premium, além de vir sem as propagandas, te permite gravar as rádios para ouvir depois – isso é bem legal.

As propagandas ficam por conta de cada estação de rádio, obviamente. E tem grande parte das rádios do Brasil também.

Ele tem app para iOS, Android, Windows Phone, Windows 8, além de ser possível ouvir as estações pelo navegador.

TuneIn Radio
Developer: TuneIn
Price: Free+

iTunes Radio

Não vou comentar sobre o iTunes Radio porque considero meio confuso. No iOS 8 o serviço deve vir como um aplicativo a parte, e farei mais comentários sobre ele posteriormente. A Apple está preparando várias mudanças para melhorar e dar destaque no serviço, então fique ligado.

Com essas dicas você terá ao seu alcance milhões de músicas, e o melhor, sem ocupar espaço precioso de armazenamento no seu iPhone (ou qualquer outro iDevice).

Quando você está na rua fica meio complicado usar rádio online, mas quando se está em casa ou no trabalho, com Wi-Fi, é a chamada perfeita.

Além de não ocupar espaço, você pode descobrir novas músicas e artistas todos os dias, já que a lista de músicas é constantemente atualizada e existem ferramentas para te ajudar a ouvir as melhores músicas de acordo com o gosto pessoal.

Gosta de assistir filmes e séries? Aprenda aqui a assistir a qualquer filme ou série usando o VLC para iOS. Quer mais dicas sobre seu iPhone? Juntei 23 dicas de uso sobre o iOS 7 no aparelho.

  • Leonardo Caldas

    Bom artigo. Eu já uso o Spotify há uns 3 meses e o serviço é extremamente bom, principalmente para mim, que curto descobrir novos sons.

    • muniperez

      Experimenta o TuneIn, também é excelente 😉

      • Leonardo Caldas

        Esse eu já venho usando faz um tempão! Usava Android, e comprei ele tanto nele quanto no iOS! É um daqueles apps que não tem como não ter.

        Valeu a dica! 😉

  • Igor Moura

    Olá, post muito bom! Obrigado pelas dicas! Eu sou usuário do Spotify, mas percebi que o app utiliza muita memória! Ouvi falar sobre o iTunes Match, e fiquei na dúvida… é melhor o Spotify ou iTunes Match? Abraço!

  • Marcel

    Já usei o deezer por bastante tempo, mas depois acabou ocupando muito espaço em meu antigo iphone! Troquei de iphone e quero usar um app neste mesmo estilo, minha dúvida é qual destes ocupa menos espaço de memória no iphone quando usa o serviço de ouvir as música offline? Grato